quinta-feira, 14 de abril de 2016

A Igreja da Profecia e o Movimento Reformista de 1914 - Parte 3.1 - A Igreja vai até o fim, não cai.



O Seguinte artigo tem por finalidade esclarecer algumas afirmações equivocadas da apostila “A Igreja da Profecia e o Movimento de 1914”, de autoria de Benildo Gabriel dos Santos.

Para facilitar a compreensão, utilizamos a fonte em azul para que o leitor venha a identificar mais facilmente nossa resposta.

E)       A Igreja Vai até o Fim, Não Cai.
Os reformistas afirmam que a igreja Adventista caiu. No entanto, veremos a seguir vários textos onde nos mostra que a igreja não caiu e nem cairá, mas que vai até o fim fazendo a obra para a qual foi chamada.

"O terceiro anjo a voar pelo meio do céu, e anunciando os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus, representa a nossa obra. A mensagem não perde nada de sua força no voo progressivo do anjo; pois João o vê crescendo em resistência e poder até que a terra inteira seja iluminada por sua glória” (Testemunhos Seletos, Vol. II, p. 169).

Primeiramente, é bom lembrar que não somos nós que afirmamos que a igreja Adventista caiu, é a inspiração. Ellen White escreveu:


“O Senhor viu nossas apostasias e tem controvérsia com Seu povo... Na sua presente condição é-lhes impossível representar o caráter de Cristo... Recusaram receber a mensagem; recusaram vir para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas... Virá o tempo em que dos impenitentes se terá de dizer: ‘Efraim está entregue aos ídolos; deixái-o’. Verá a igreja onde ela caiu?”.Review and Herald, 23/12/1890.

Em segundo lugar, é importante mencionar que em lugar algum no Espírito de Profecia encontramos alguma passagem ou texto afirmando que a IGREJA ADVENTISTA não cairá, que ela irá até o fim. Encontramos sim, textos dizendo que a IGREJA não cairá, mas segundo evidências inspiradas, esta igreja que não cairá, é a que existe desde o princípio, e que é constituída de almas fieis. Adiante, falaremos de forma mais clara sobre isto. No momento, nos deteremos a entender o texto citado acima, que diz que o terceiro anjo não cai, mas sua força e voo são progressivos até que toda a Terra seja iluminada por sua Glória.

Precisamos compreender quem realmente este anjo representa. A inspiração diz:

“Foi mostrado que o terceiro anjo, que proclama os mandamentos e a fé de Jesus (Apoc. 14:9-14), representa o povo que recebe essa mensagem, e ergue a voz de advertência ao mundo para que guarde os mandamentos de Deus e a Sua lei como a menina dos olhos; e em resposta a esta advertência muitos abraçariam o sábado do Senhor.” Vida e Ensinos, pág. 87.

Aqui aparecem as características do terceiro anjo:

1º Proclama os mandamentos de Deus.
2º Representa o povo que recebe a verdade ou a mensagem.
3º Ergue a voz ao mundo para que o mesmo guarde os mandamentos de Deus e a Sua lei.

Cremos que a igreja Adventista já foi representada por este anjo enquanto era uma igreja fiel, guardadora dos mandamentos. Quando perdeu esta característica, deixou de ser representada por este anjo.

“Os adventistas do sétimo dia foram escolhidos por Deus como um povo peculiar, separado do mundo... São representados pelo terceiro anjo que se seguiu, ‘dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus.’ Apoc. 14:9 e 10.” Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 140, 141.

Neste texto é mostrado também outros distintivos desse anjo, o qual representou a igreja adventista no passado, não mais hoje. Vamos numera-los na sequência:

4º Povo peculiar, separado do mundo.
5º Pregam contra a besta.

Que este anjo já representou a igreja Adventista, já mencionamos acima. Mas a questão é saber se a igreja ainda possui as características desse anjo, para que possa dizer que ele ainda a representa.

O terceiro anjo proclama os mandamentos de Deus, porém, a igreja Adventista há muito deixou de fazer esta obra. Como já mostramos em postagens anteriores, desde 1914 a igreja, como instituição, tem permitido que seus membros transgridam de forma direta o quarto e o sexto mandamentos da lei, permitindo ou até mesmo incentivando que seus membros sirvam o exército como combatentes (Knigth George R. Meditações Matinais 2015, pág. 175. Casa Publicadora Brasileira).

Outro ponto que também já foi mencionado, é a posição que a igreja tem com respeito ao divórcio e novo casamento, onde é permitido tanto a parte inocente como à culpada contraírem novas núpcias, possibilitando aos casais separados e casados novamente, lado a lado, participarem da ceia com todos os privilégios de membros regulares. Não se pode, a não ser de maneira cega, entender que esta igreja é uma igreja que é representada pelo terceiro anjo, cujo distintivo é a guarda dos mandamentos de Deus!

A segunda característica, está bastante entrelaçada com a primeira. Uma igreja nas condições expostas atrás, não pode ao mesmo tempo ser a igreja que proclama a verdade ao mundo, já que a mesma é, como organização, uma igreja que não guarda mais esta mensagem ou os mandamentos, que constituem também parte da verdade a ser proclamada ao mundo (Salmo 119:142).

A expressão do texto, também diz que o terceiro anjo representa o povo que “recebe essa mensagem”.  Mas o que fez a igreja como instituição, com a mais preciosa mensagem já enviada à igreja? Ela a rejeitou como organização e ministério. Por isso Ellen White escreveu:

“Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a Terra com a Sua glória, e pela ação de nossos irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 234.

“Nosso próprio povo se opôs à obra de Deus, rejeitando a luz da verdade da justiça de Cristo pela fé.” Testemunhos para Ministros, pág.401.

“Infelizmente, vários líderes de nossa obra, ligados à Associação geral e as nossas instituições em Battle Creek, colocaram-se do lado negativo e estabeleceram, no próprio coração da obra da igreja, um foco de resistência” Testemunhos para Ministros, pág. 25 Introdução Histórica. Casa Publicadora Brasileira.

A terceira característica, dizendo que a igreja ergue a voz ao mundo para que o mesmo guarde a lei de Deus, também se tornou inviável, já que a própria igreja não a guarda mais. Ao contrário da igreja realizar este trabalho de levar o mundo a prestar obediência à lei de Deus, foi o mundo que “evangelizou” a igreja e a levou a prestar obediência a ele:

A igreja passou para o mundo, transgredindo a lei, quando o mundo devia passar para a igreja na obediência da mesma. Diariamente a igreja se está convertendo ao mundo.” Parábolas de Jesus, págs. 315 e 316.

“Igreja adventista do 7° dia, apostasia e volta ao mundo”. Seletos vol. 3, pág. 514 (Índice Geral). Casa Publicadora Brasileira.

É muito estranho pensar no terceiro anjo apostatado, unido ao mundo e transgredindo a lei de Deus, não acha?

Portanto, desde que a igreja Adventista caiu nesta condição triste e deplorável, ela não pode mais ser representada pelo terceiro anjo. Mas isto é possível? É possível uma igreja ou movimento deixar de ser representado por um anjo mencionado em Apocalipse 14:6-12?  Sim, sem dúvida. Vejamos o caso de Guilherme Miller. Ele foi representando pelo primeiro anjo:

A Guilherme Miller e seus cooperadores coube a pregação desta advertência na América do Norte. Este país se tornou o centro da grande obra do advento. Foi aqui que a profecia da mensagem do primeiro anjo teve o cumprimento mais direto. Os escritos de Miller e seus companheiros foram levados a países distantes. Em todo o mundo, onde quer que houvessem penetrado missionários, para ali se enviaram as alegres novas da breve volta de Cristo. Por toda parte se propagou a mensagem do evangelho eterno: "Temei a Deus, e dai-Lhe glória; porque vinda é a hora do Seu juízo.”  O Grande Conflito, pág. 368.

Mas, o que ocorreu quando Guilherme Miller não avançou com a mensagem e se voltou à igreja batista? Ele deixou de ser representado pelo primeiro anjo, e o movimento do sétimo mês, que representava então não somente o segundo anjo, mas também o primeiro, passou a proclamar as mensagens. O primeiro anjo não apostatou, apenas foi fortalecido pelo segundo com uma nova fase da mensagem. Da mesma forma o terceiro anjo não apostatou, apenas foi fortalecido pelo 4º anjo em uma nova fase da mensagem.

O primeiro anjo representou o movimento milerita, quando grande parte abandonou este movimento, alguns fiéis nele permaneceram, constituindo o 2º anjo, uma nova fase da mensagem. O segundo anjo era composto dos fiéis remanescente que constituíram o primeiro. O grupo que passou a representar o terceiro anjo, era o remanescente do segundo. O grupo que passou a representar o 4º, é o remanescente fiel do 3º. Portanto, em verdade, os fiéis, o Movimento de Reforma, são representados pelos 4º anjos. Mas a ultima fase da mensagem, destaca a obra sobre a liderança do 4 anjo, desse movimento iniciado dentro da igreja Adventista e rejeitado por ela.

Devemos perceber que a mensagem avança, e grupos se unem a ela, mas desde o momento que rejeitam a mensagem e dela se separam, deixam de ser representados pelos anjos. A Igreja Adventista representou estes anjos até o momento que abandonou a verdade e dela se separou. A mensagem é infalível, não as pessoas ou as organizações que as pregam e que a elas se unem. A mensagem prosseguirá nas mãos dos fiéis. Disto não duvidamos!

Outra característica do terceiro anjo é que este anjo representa um povo que é peculiar, separado do mundo. Se a igreja Adventista está nesta condição de ser um povo peculiar, separado do mundo, que nos mostrem aqueles que a conhecem e que vivem em seu meio. Até aqui, do que temos visto e ouvido de fontes confiáveis e oficiais da igreja, é muito difícil provar que a igreja é peculiar e separada do mundo. A própria inspiração afirma:

“Os professos seguidores de Cristo não são mais um povo separado e peculiar. A linha de demarcação é imperceptível. O povo está-se subordinando ao mundo, às suas práticas, costumes e egoísmos.” Parábolas de Jesus, págs. 315 e 316.

É Deus quem diz. E olha que a situação da igreja no tempo que estas palavras foram escritas, era infinitamente melhor do que está agora!

Sobre a igreja pregar contra a besta, até mesmo este ponto hoje é bastante questionável. É evidente que a igreja tem evitado esta mensagem. Vez por outra, algum pregador adventista se aventura em mostrar quem é a besta de Apocalipse 13, mas este tipo de mensagem está se tornando rara a cada dia que se passa. Ao contrário de se pregar contra a besta, pastores adventistas a tem homenageado, como se pode ver no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=1EEKyGsN4jk&feature=youtu.be

O terceiro anjo representa o povo que guarda os mandamentos de Deus, e sob a direção e ênfase da obra do quarto anjo, a mensagem do terceiro anjo iluminará toda a Terra com a Glória do Senhor. O anjo de Apocalipse 18, reúne as três mensagens e a leva ao mundo, iluminando a Terra com a glória do Ser onipotente.

As mensagens dos três anjos devem ser combinadas, dando ao mundo sua tríplice luz. No Apocalipse, João declara: "Vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a Terra se iluminou com a sua glória." Apoc. 18:1... Isto representa a transmissão da última e tríplice mensagem de advertência ao mundo.” SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 985.

Quem, portanto, prega ou proclama as três mensagens? O quarto anjo, que é resultado dos remanescentes de todos os anjos! E a Igreja Adventista, como fica nesta questão? Simplesmente, como vimos até aqui, não fica! Se os fiéis de lá querem proclamar a verdade, devem deixar de seguir a igreja, que nos dias de Ellen White estava indo para o Egito, (segundo o que está escrito já chegou lá ha muito tempo) e se unir ao povo de Deus, o Movimento de Reforma.

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Continua...

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