terça-feira, 12 de abril de 2016

A Igreja da Profecia e o Movimento Reformista de 1914 - Parte 1 - O Chamado Divino.



O Seguinte artigo tem por finalidade esclarecer algumas afirmações equivocadas da apostila “A Igreja da Profecia e o Movimento de 1914”, de autoria de Benildo Gabriel dos Santos.

Para facilitar a compreensão, utilizamos a fonte em azul para que o leitor venha a identificar mais facilmente nossa resposta.

Os reformistas insistem em afirmar que eles é que são o povo ou a igreja de Deus agora e, que a Igreja Adventista perdeu este direito. A seguir veremos alguns textos do Espírito de Profecia comprovando o chamado e a direção de Deus até o fim com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, mostrando o contrário do que afirmam os reformistas.

A) Um Chamado Divino

A Igreja Adventista do Sétimo Dia não surgiu por acaso, mas sim com uma forte base profética e foi chamada especialmente por Deus para cumprir a missão de proclamar o evangelho a todo o mundo.

“Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como atalaias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância: A proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas’’(Evangelismo, p. 119 e 120).

Bem, se o fato da igreja adventista ser chamada por Deus com uma mensagem especial para ser dada ao mundo, a coloca em uma situação se infalibilidade e de ser a igreja de Deus sob qualquer situação ou condição, então a igreja de Deus deve ainda ser a igreja judaica ou a igreja de Israel. Esta, aliás, foi chamada bem antes da igreja Adventista. Vejamos:

Deus escolheu Israel para revelar Seu caráter aos homens. Ele queria que eles fossem fonte de salvação ao mundo. A eles foram entregues os oráculos do Céu, a revelação da vontade de Deus. Nos primeiros dias de Israel, as nações do mundo, mediantes práticas corruptas tinham perdido o conhecimento de Deus... Mas em Sua misericórdia Deus não os riscou da existência. Ele propôs dar-lhes nova oportunidade por meio de Seu povo escolhido”. Atos dos Apóstolos, pág. 11. Casa Publicadora Brasileira.

Veja: À semelhança da igreja Adventista, Deus escolheu Israel. Deus também os colocou como portadores e fonte de salvação ao mundo. A eles foram entregues os oráculos do Céu, as verdades da Palavra de Deus. Israel também foi o povo escolhido de Deus!

Mas, perguntamos: O chamado da igreja de Israel exatamente nos mesmos moldes em que a igreja Adventista foi chamada por Deus, foi suficiente para livrar a igreja israelita da apostasia e dos juízos de Deus? Se não foi, como obviamente sabemos, então, o fato de Deus ter também chamado a igreja Adventista não possibilita a esta igreja, ser a igreja de Deus, independente das condições em que se encontra. Isto é claro e justo!

“Chamou Deus Sua igreja hoje, como chamara o antigo Israel, a fim de erguer-se como luz na Terra. Pela poderosa espada da verdade, as mensagens do primeiro, segundo e terceiro anjos, separou-os das igrejas e do mundo para trazê-los a uma santa proximidade dEle”. . Testemunhos Seletos vol. 2, pág. 156.

Como Deus chamou a igreja Adventista? Da mesma forma como chamara o antigo Israel. O ministério da igreja de Israel fora ordenado também por quem? Por Deus!  Da mesma forma que o da igreja Adventista (Testemunho Para Ministros, p. 52). Duas coisas precisamos tem em mente com base neste texto de Testemunhos Seletos:

1º - Da mesma forma que o texto de Evangelismo 119, 120 diz que Deus chamou a igreja Adventista, este e outros textos, dizem que Deus também chamou a igreja de Israel. A vantagem da igreja Adventista sobre a igreja israelita, portanto, não é nenhuma! E Paulo adverte da seguinte maneira aos que fossem chamados depois da igreja de Israel:

“Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.” Romanos 11:21.

Mas a igreja Adventista, a despeito do que está escrito, não parece acreditar nisso!

2º - Se Deus chamou a igreja Adventista “como chamara o antigo Israel”, as bases e as condições do chamado são exatamente as mesmas. Se Deus, ao chamar assim a igreja de Israel tinha condições para que ela continuasse como Sua igreja, segundo o texto, Deus também tinha condições para que a igreja Adventista permanecesse como igreja de Deus.

“Não sabemos que grandes interesses podem estar em jogo em provarmos a Deus. Não há segurança alguma a não ser na obediência estrita à Palavra de Deus. Todas as Suas promessas são feitas sob condição de fé e obediência, e uma falta de conformação com os Seus mandos elimina de nós o pleno gozo dos abundantes recursos provido nas Escrituras”. Patriarcas e Profetas, pág. 665, 666. Casa Publicadora Brasileira.

E oque ocorreria caso a igreja adventista rejeitasse ou não cumprisse as condições?

“O Senhor diz: "Deixaria Eu de castigar estas coisas?" Jer. 5:9. Por não haverem cumprido o propósito de Deus, os filhos de Israel foram abandonados e o convite divino foi estendido a outros povos. Se estes também se provarem infiéis, não serão da mesma maneira rejeitados?” Parábolas de Jesus, pág. 304. Casa Publicadora Brasileira.

“Ele não pode sustentar e guardar um povo que rejeita Seu conselho e despreza Suas reprovações”. Profetas e Reis, pág. 426. Casa Publicadora Brasileira.

A questão, portanto, que deve ser esclarecida pelos escritores Adventistas, que parecem defender uma organização de maneira cega, é: Apesar da igreja, à semelhança da igreja de Israel, ter sido chamada por Deus, ela tem cumprido as condições para que a igreja não tenha sido rejeitada como fora a igreja Israelita? A razão para que os defensores de uma determinada organização não aborde este ponto é simples: Eles mesmos sabem que se partirem desse princípio, a igreja que defendem, não suportará uma análise e uma investigação neste sentido. Se a igreja for colocada na balança da verdade e das condições estipuladas por Deus, eles sabem que não poderão jamais sustentar que a igreja da qual fazem parte, não é mais a igreja de Deus! Então, é sempre mais fácil citar apenas o chamado e as promessas, ignorando ou fazendo questão de não citar as condições pelas quais uma igreja permanece como igreja de Deus. Apesar dessa estratégia não nos parecer honesta, preferimos pensar que a mesma tem como base a ignorância dos fatos, da história e da teologia.

Mas vejamos o que ocorreu com a igreja Adventista:

“A mesma desobediência e o mesmo fracasso observados na igreja judaica, tem caracterizado em maior grau o povo que recebeu esta grande luz do Céu nas últimas mensagens de advertência”. Testemunhos Seletos vol. 2, pág. 157. Casa Publicadora Brasileira.

Perceba que a igreja, que fora chamada nos mesmos moldes de Israel, não cometeu o mesmo fracasso e a mesma desobediência daquele povo, mas cometeu a mesma desobediência e o mesmo fracasso de Israel em maior grau. Se Deus rejeitou a igreja judaica por cometer tais pecados, estaria com uma igreja que foi chamada nas mesmas condições, mas, que cometeu pecado maior? Comparando a experiência da Igreja Adventista com o povo de Israel, lemos:
Como o Israel de outrora, seguem as abominações das nações que o cercam”. Serviço Cristão, pág. 38. Casa Publicadora Brasileira.

O propósito de Deus em separar a igreja Adventista do mundo e das nações em seu redor falhou porque igreja não correspondeu ao plano do Céu. Como Israel a igreja seguiu as abominações dos ímpios. No link abaixo você poderá compreender melhor como a igreja tem se aprofundado em seguir as abominações das nações que a cercam.

https://www.youtube.com/watch?v=1EEKyGsN4jk&feature=youtu.be

Outro texto citado por Benildo, é:

“Os adventistas do sétimo dia foram escolhidos por Deus como um povo peculiar, separado do mundo. Com a grande talhadeira da verdade Ele os cortou da pedreira do mundo, e os ligou a Si. Tornou-os representantes Seus, e os chamou para serem embaixadores Seus na derradeira obra de salvação” (Testemunhos Seletos, Vol. III, p. 140).

Este texto, à semelhança do primeiro, mostra as mesmas circunstâncias com referência à forma como Deus também chamou a igreja de Israel. Existem, porém, neste texto, alguns detalhes que poderão nos ajudar a nos mostrar se a igreja Adventista é hoje esta mesma igreja que Deus escolheu. Vejamos:

1º - O texto é claro em nos indicar a forma em que a igreja adventista foi escolhida por Deus: “Como um povo peculiar, separado no mundo”. E perguntamos: A igreja permanece da mesma forma como Deus a chamou? Permanece a igreja como um povo peculiar e separado do mundo? Se permanece, esta igreja atual Adventista é realmente a mesma igreja que Deus chamou. Se não permanece, a igreja erra em usar este texto como base para mostrar que ela hoje é esta igreja que Deus chamou! Está a igreja adventista separada do mundo em suas diversas formas? Existe diferença de seus membros para com o mundo? Ou será que estamos pensando que Deus “receberá, honrará e reconhecerá um povo tão misturado com o mundo que apenas difere dele no nome?”. Testemunhos para a Igreja, vol. 1, pág. 287. Casa Publicadora Brasileira.

“Ninguém se iluda de que, estando comprometido com o mundo, possa desfrutar das bênçãos do Senhor.” The Review and Herald, 15 de junho de 1886.

Existem muitas pessoas iludidas com este pensamento, de que não importa a condição da igreja, Deus estará com tal igreja. Muitos escritores, defensores da igreja Adventista, deveria atentar para estes fatos incontestáveis da inspiração!

Sobre se a igreja Adventista permanece tal qual Deus a chamou, separada do mundo, basta lermos o que está escrito sobre a condição da igreja, já durante no século 19 e 20:

A igreja passou para o mundo, transgredindo a lei, quando o mundo devia passar para a igreja na obediência da mesma. Diariamente a igreja se está convertendo ao mundo”. Serviço Cristão, pág. 45. Casa Publicadora Brasileira.

“Igreja adventista do 7° dia, apostasia e volta ao mundo”. Seletos vol. 3, pág. 514 (Índice Geral). Casa Publicadora Brasileira.

O poder das trevas já colocou seu molde e inscrição sobre a obra que deveria permanecer pura, não corrompidas pelas astutas ciladas do Diabo”. Testemunhos para Ministros, pág. 277. Casa Publicadora Brasileira.

Se naquele tempo a igreja já não era um povo separado do mundo, o que se diria dela nos dias atuais? Que ela permanece tal qual Deus a chamou?

Poderia Deus permanecer uma igreja apostatada e unida ao mundo?

“...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. Tiago 4:4.

“Como se fez prostituta a cidade fiel! A casa de Meu Pai é feita casa de venda, um lugar de onde partiram a presença e glórias divinas! Por esse motivo é que há fraqueza, e falta de força”. Testemunhos Seletos vol. 3, pág. 254.  Casa Publicadora Brasileira.

O texto em questão ainda diz:

“Com a grande talhadeira da verdade Ele os cortou da pedreira do mundo, e os ligou a Si.”

Deus utilizou a talhadeira da verdade para separar a igreja do mundo. Mas o que a igreja fez com esta talhadeira que a separou do mundo? Até mesmo os princípios da lei de Deus foram transgredidos pela igreja durante a primeira guerra mundial, ao dar esta liberdade a seus membros para que transgredissem o sábado e matassem pessoas. A mensagem que poderia ter evitado que a igreja cometesse tal transgressão fora rejeitada a nível organizacional (Testemunhos para Ministros pág. XXV; 91,92).  É falado e divulgado que a igreja se arrependeu do erro cometido de 1914 a 1918, mas atualmente, apenas na América do Norte “desde 2007, o exército dos Estados Unidos contava com cerca de 7.500 adventistas voluntários, quase todos (com exceção dos capelãos) servindo como combatentes.” Meditações Matinais 2015, pág. 175. Casa Publicadora Brasileira.

Estaria uma organização nestas circunstâncias separada do mundo, seguindo verdade? A igreja se esqueceu de que o reino de Cristo não é deste mundo, e que se fosse deste mundo, apenas nestas circunstâncias, seus servos pelejariam (João 18:36). Parece que a igreja deixou de crer que sua pátria é a celestial ao se envolver em guerras e pelejas neste mundo (Hebreus 11:16).

A talhadeira da verdade, da qual a lei de Deus faz parte, foi realmente abandonada pela igreja que se colocou contra os mandamentos de Deus reconhecendo a lei do governo acima da lei de Deus, se tornando uma igreja traidora do reino de Cristo, frutando assim o plano inicial que Deus tinha para com a igreja:

“Sua autoridade deve ser conservada distinta e clara perante o mundo; e não ser reconhecida lei alguma que esteja em oposição às leis de Jeová. Se, em desafio às disposições divinas, for permitido ao mundo influenciar nossas decisões ou ações, o propósito de Deus será frustrado. Se a Igreja vacilar aqui, por mais enganador que seja o pretexto apresentado para tal, contra ela haverá, registrada nos livros do Céu, uma quebra da mais sagrada confiança, uma traição ao reino de Cristo.” Testemunhos para Ministros, pág. 17. Casa Publicadora Brasileira.

A igreja também, se rebaixando mais que algumas igrejas caídas, abandonou a talhadeira que a separou do mundo, se colocando mais uma vez contra os mandamentos de Deus, permitindo que até mesmo a parte culpada em uma separação ou divórcio, volte a contrair novas núpcias, como se pode ver no manual da igreja:

“O cônjuge que violou o voto matrimonial e se tenha divorciado, não tem o direito moral de casar-se com outra pessoa enquanto o cônjuge que permaneceu fiel ao voto matrimonial ainda vive e permanece sem casar-se e casto.” Manual da Igreja, pág. 198. Casa Publicadora Brasileira.

Esta sem dúvida é uma decisão da igreja que contraria os ensinos de Jesus, ao deixar tanto a parte  inocente quanto a parte culpada, o direito de contrair novas núpcias:

“Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.” Lucas 16:18.

A igreja, deixando e esquecendo a talhadeira que a havia separado mundo, se uniu a ele de todas as várias maneiras, a ponto da inspiração declarar:

“Como se fez prostituta a cidade fiel!” Testemunhos Seletos vol. 3, pág. 254.  Casa Publicadora Brasileira.

Uma triste história que poderia ter sido diferente, o que muito lastimamos!

Apesar de Deus ter cortado a igreja do mundo e tê-la ligado a Si, pelo fato da igreja ter esquecido a forma e o objeto usado para separá-la do mundo e liga-la a Deus, Deus não pode manter ligado a Si uma igreja que passou a amar o mundo de forma organizacional e institucional.

 “Jesus está para vir; encontrará Ele um povo em harmonia com o mundo? E reconhecê-lo-á Ele como Seu povo, que purificou para Si? Oh! Não.” Testemunhos para a Igreja, vol. 1, pág. 287. Casa Publicadora Brasileira.

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I João 2:15.

 Por isso, a inspiração, nos diz que Deus não pode estar com uma igreja nestas condições!

“A igreja está na condição laudiceana. A presença de Deus não está no meio dela”. Eventos Finais, pág. 44. Casa Publicadora Brasileira.

O plano de Deus, em que a igreja Adventista cooperasse com Ele na derradeira obra da salvação, não pôde, portanto, mais ser levado a cabo. Deus escolheu outras pessoas para realizar a obra que a igreja se desqualificou em fazer.

“Quando uma igreja demonstra ser infiel à Palavra do Senhor, seja qual for sua posição e por mais elevada e sagrada que seja sua vocação (chamado), o Senhor não pode mais cooperar com eles. Outras pessoas são então escolhidas para assumir importantes responsabilidades.” Eventos Finais, pág. 53. Casa Publicadora Brasileira.

Ellen White reconheceu este fato. A princípio, ela pensava que a igreja Adventista concluiria a obra, depois, com o passar do tempo, analisando a situação da igreja, vendo que a “igreja deixou de seguir a cristo e (que) estava constantemente retrocedendo rumo ao Egito” (Serviço Cristão, pág. 39), percebeu que haveria uma nova saída do povo de Deus, agora do seio da igreja Adventista:

“Foi confirmado tudo quanto declarei em Mineápolis: que precisava haver um reforma nas igrejas. Deviam ser efetuadas reformas, pois a debilidade e cegueira espirituais se apossaram das pessoas que tinham sido agraciadas com grande luz e preciosas oportunidades e privilégios. Como reformadores, elas haviam saído das igrejas denominacionais, mas desempenham agora uma parte semelhante à que desempenharam as igrejas. Tínhamos a esperança de que não haveria necessidade de outra saída”. Eventos Finais, pág. 43. Casa Publicadora Brasileira.

Ela escreveu: “Tínhamos a esperança”, mostrando que ela não possuía mais esta esperança. Era uma esperança que havia ficado no passado.

“Ela (Ellen White) chegou a ponto de perguntar a si mesma se Deus não iria chamar ainda outro movimento”. Revista Ministério /Maio. Junho/1988.Casa Publicadora Brasileira.

Apelamos a todos aqueles que desejam conhecer o verdadeiro povo de Deus, que, a despeito de seus problemas, ainda não cometeu a traição ao reino de Cristo, tal qual a igreja Adventista cometeu, que se unam a nós na proclamação da verdade.

Se você deseja ser mais esclarecido sobre este e outros pontos, entre em contato conosco.


Que Deus nos conceda Sua graça maravilhosa para compreendermos estas verdades. Amém!

Continua...



7 comentários:

Felipe👐 disse...

Realmente nao tem como dizer que a reforma esteja pregando a verdade,A sua vida pratica como igreja prova isso,sem contar que esta tudo profetizado.Vou unir se a esse povo com a certeza em meu coraçao que estou no caminho certo.Que Jesus volte logo

Samuel disse...

Em todas as épocas do mundo tem havido homens que pensam terem uma obra a fazer para o Senhor, e não manifestam respeito por aqueles que o Senhor tem usado. Não fazem aplicações corretas das Escrituras, e torcem as Escrituras para manterem suas próprias ideias. Quaisquer que sejam as pretensões dos que se afastam do corpo para proclamar teorias de sua própria invenção, eles estão a serviço de Satanás, a fim de urdir algum outro para desviar almas da verdade para este tempo.
Acautelai-vos dos que se apresentam com a grande preocupação de denúncias à Igreja. Os escolhidos que estão enfrentando e arrostando a tempestade da oposição do mundo, e erguendo os espezinhado Mandamentos de Deus a fim de exaltá-los como santos e honrosos, são realmente a luz do mundo. Como ousa o homem mortal emitir sua sentença sobre eles, e chamar a igreja de prostituta, babilônia, covil de salteadores, esconderijo de toda ave imunda e detestável, morada de demônios, embriagando as nações com o vinho de sua fornicação, aliando-se com os reis e os grandes da terra, enriquecendo-se com a abundância de sua luxuria, e proclamando que seus pecados se acumularam até o céu e que Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou? É esta mensagem que temos de transmitir aos Adventistas do Sétimo Dia? Digo-vos que não! Deus não deu semelhante mensagem a homem algum. Humilhem estes homens o coração diante de Deus, e com verdadeira contrição e arrependam-se de se haverem durante algum tempo colocado ao lado do acusador dos irmãos, o qual de dia e de noite os acusa diante de Deus...
Suponhamos que essa mensagem espúria seja a que todos tenham de ouvir para este tempo: ‘Retirai-vos dela povo Meu’, aonde iremos nós? Onde encontraremos a pureza, bondade e santidade que nos tome seguros? Onde está o aprisco no qual não entrará lobo algum?
Digo-vos meus irmãos, que o Senhor tem um corpo organizado Por meio do qual ele irá operar. Poderá haver mais de uma vintena de Judas entre eles; poderá haver um Pedro impetuoso que sobre circunstâncias negue-se ao Senhor; poderá haver pessoas representadas por João a quem Jesus amava, mas talvez ele tenha um zelo propenso a destruir vidas humanas mandando descer fogo do céu sobre eles para vingar-se de um insulto a Cristo e à verdade. Mas o Grande Mestre procura transmitir lições instrutivas para corrigir esses males existentes” (Manuscrito 21, 12 de Junho de 1893 - Meditações Matinais 1980, p. 170).

Samuel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Samuel disse...

1- Prezado irmão M..., tive um sonho impressionante na noite passada. Pensei que o irmão estivesse num navio solidamente construído navegando em águas muito agitadas. Por vezes, as ondas passavam por cima, e o irmão ficava plenamente molhado. Dizia: ‘Vou descer deste navio, ele vai afundar’. ‘Não, dizia alguém que parecia ser o comandante, este navio vai entrar no porto, nunca há de afundar’” (Testemunhos Seletos, Vol. II, p. 216).

Em 1913 a serva de Deus escreveu com relação a igreja:

2- "Quando a noite não consigo dormir, elevo o coração a Deus em oração, e Ele me fortalece e me dá a certeza de que está com os Seus servos ministradores em campo nacional e em terras distantes. Cobro ânimo, e sinto-me abençoada ao reconhecer que o Deus de Israel ainda está guiando o Seu povo, e continuará com eles até o fim" (Ibid., Vol. III, p. 439).

Em outro texto lemos o seguinte:

3- “Não há necessidade de duvidar, de temer que a obra não terá êxito. Deus está à frente da obra, e Ele porá tudo em ordem. Se na direção da obra, houver coisas que careçam de ajustamentos, Deus disso cuidará e operará para corrigir todo erro. Tenhamos fé em que Deus há de pilotar seguramente ao porto a nobre nau que conduz ao povo de Deus” (Ibid., Vol. II, p. 363).

Em Junho de 1893 a irmã White afirmou que era por meio deste povo que Deus iria operar:

4- “Digo-vos, meus irmãos, que o Senhor tem um corpo organizado por meio do qual Ele irá operar” (Manuscrito 21, 12 de Junho de 1893 - Meditações Matinais 1980, p. 170).

Quando a irmã White fala de um corpo organizado, ela está falando da igreja Adventista do Sétimo Dia, pois, este texto foi escrito em 1893, época em que ela defendeu a igreja contra os ataques de muitos que diziam que a igreja era Babilônia, e é por meio deste corpo organizado que Deus irá operar.

Samuel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Samuel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Fernandes disse...

Isso até NÃO ler o Livro do Pecado de DEMITRU NICOLICE.
Ou pesquisar o livro ASD DA REFORMA de Antônio Ramos Dourado, ver a carta de R. Ruhling ou atênfase mesmo consultar um estudo de um EX REFORMISTAS, Emerson ROCHA. Após isso aí, as coisas mudam de rumo.