domingo, 31 de março de 2013

NOSSO TESTEMUNHO NAS REDES SOCIAIS

 "Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado." Mateus 12:37 

Por: Márcio Vicente


As redes sociais são poderosas ferramentas para disseminação de ideias, confraternização, conhecimento de novos amigos e para nós cristãos um extraordinário campo para a evangelização.



No entanto, pregamos muito mais por nosso comportamento e nossas obras do que por palavras. O nosso comportamento nas redes sociais tem consequências incalculáveis, e devemos estar atentos quanto ao tipo de influencia que exercemos sobre as pessoas.

Atribui-se a Francisco de Assis a frase: “Pregue todo tempo, use palavras se necessário”. Isto é especialmente verdadeiro com relação ao nosso comportamento nas redes sociais.

Diante disso, propomos algumas sugestões sobre como nos portar neste maravilhoso mundo virtual.


1.     ManteNHA uma linguagem pura e sã.

Assim como na vida real temos regras de etiqueta a serem observadas, nas redes sociais muito mais ainda, pois tudo que escrevemos ou postamos fica registrado na internet por tempo indefinido.

Devemos nos esforçar para sermos polidos no nosso relacionamento com as pessoas nas redes sociais.

Algumas dicas aqui são importantes, por exemplo, do mesmo jeito que falar gritando é falta de educação, abusar das maiúsculas quando escrevemos demonstra falta de senso e mau gosto na forma de se expressar.

Nas páginas sociais de um cristão não devem serem encontrados palavrões, expressões chulas  ou uso de gírias impróprias para uma pessoa que afirma ser seguidora de Jesus.

Parafraseando o apóstolo Paulo, não escreva nas redes sociais nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a leem. (Ver Efésios 4:29)

2. cuidado com a divulgação de imagens e fotografias
 

Muitos jovens cristãos e até alguns de mais idade são descuidosos em postar fotos de situações familiares que retratam momentos familiares de recreação na internet (facebook, Orkut, Instagram etc).

Nós reformistas, normalmente não saímos na rua sem camisa, usando bermudas, ou de modo geral seminus. Nossas irmãs, dificilmente sairiam também nas ruas ou praças usando bermudas, calças compridas, biquínis ou roupas de banho, no entanto, muitas não tem escrúpulos de postarem este tipo de imagens em suas redes sociais, onde a exposição pública é muito maior e prejudicial para o testemunho de sua fé.

Nós devemos representar o evangelho na prática tanto no cotidiano como na internet.

Além disso, enfatizamos que as imagens que postamos na internet devem refletir as normas cristãs de vestuário e conduta cristã.

Se a internet é mesmo um mar onde muitos navegam, que o nosso testemunho não faça naufragar a fé nos princípios do puro evangelho.

3.        EvitE usar as redes sociais para falar mal da família, do trabalho ou da igreja.

Falar mal da igreja, da família, do colega de trabalho ou do patrão é extremamente prejudicial e anti-ético. Isto não contribui em nada para a causa do evangelho. Devemos ter discrição quanto aos nossos problemas particulares. Não é sem razão que o facebook, por exemplo, é tido por várias pesquisas como grande fator de separação entre casais, devido justamente à indiscrição de muitos internautas.

Outros têm o péssimo hábito de tudo reclamar na sua página. Não são raros os casos de pessoas demitidas por justa causa por reclamarem nas redes sociais da empresa em que trabalha. Outros, por sua incontinência, são processados pelo cometimento de crime de injúria, difamação ou calúnia por não observarem esta regra básica nas redes sociais.

Alguns cristãos se sentem a vontade para discutir publicamente, assuntos internos da igreja, falar mal do pastor, dos irmãos ou trazer a público, fatos desabonadores da conduta dos irmãos ou da igreja em geral. Assuntos que deveriam ser tratados apenas e exclusivamente em reuniões de membro a portas fechadas ou tratadas perante as respectivas comissões da igreja.

Estes fazem um trabalho todo especial para Satanás, trazendo vitupério a causa de Deus e dando azo para os ímpios fazerem mofa dos seguidores de Cristo. Darão contas a Deus por sua conduta reprovável.

4.     Pregue o evangelho, mas não faça disto uma arma para atacar  pessoas

Muitos cristãos movidos por genuíno desejo de pregarem o evangelho acabam por fazer justamente o contrário, afastando as pessoas por seu comportamento inadequado e anticristão.

É claro que não podemos desperdiçar este campo maravilhoso para pregar o evangelho, entretanto, devemos saber o tempo e a ocasião adequada para fazer isto. Devemos ser pessoas sábias para alcançar o coração das pessoas.

Há que se evitar a todo custo comportamentos ou palavras que reforçem o preconceito do povo contra nós em vez de aproximar elas de Cristo.

Um único assunto, extremamente explorado a exaustão pode levar as pessoas a achar que somos “pianistas de uma nota só”, e até sermos consideradas pelo público como pessoas inconvenientes, chatas e desagradáveis.

Na internet há uma pluralidade de pessoas com ideias, pensamentos e concepções religiosas diferentes. Nem tudo que sabemos e conhecemos todas as pessoas estão preparadas para ouvir.

Aprendamos a lição de Cristo. Numa ocasião Ele disse que tinha muitas coisas para dizer aos seus discípulos, mas eles ainda não estavam preparados (João 16:12) para receber a mensagem. Se era assim com pessoas que estavam convivendo diariamente com Jesus, imagine a situação das muitas pessoas com as quais nos relacionamos na internet. Devemos ser prudentes para conhecer se uma pessoa está suficientemente madura para receber alguma determinada mensagem que temos para dar para ela, do contrário estaremos falando ao vento.

Registre-se ainda que os debates como estilo de pregação de evangelho devem ser evitados. Entretanto, haverá situações em que você deverá estar preparado para com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós. (I Pedro 3:15).

A regra importante aqui é se concentrar no argumento e dispensar qualquer artificio que objetive ridicularizar ou desqualificar o oponente.

Mesmo quando dialogamos com pessoas agressivas, devemos compreender que nós não estamos lutando contra a carne ou o sangue (Efésios 6:12). Devemos demonstrar amor, mesmo onde há ódio, preconceito e indiferença.  
Lembre-se, é preferível perder o debate  que perder a compostura.


5.     EVITE O ATIVISMO POLÍTICO

O Movimento de Reforma opta como igreja em estimular entre seus membros a neutralidade política. No entanto temos forte inclinação para acompanhar a tendência das redes sociais em externar o nosso inconformismo com o governo e com a política.

Como cristão devemos evitar declarações de cunho político.

Como bem enfatizou Ellen White, inspirada escritora americana, “o Senhor quer que Seu povo enterre as questões políticas. Sobre esses assuntos, o silêncio é eloquência”. (Fundamentos da Educação Cristã, pág. 475).

O hábito de ficar falando mal do governo, do político fulano ou do político ciclano não depõe em favor da nossa fé.

O conselho inspirado de Paulo é que devemos orar pelos nossos governantes, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. (Ler Tito 2:1-3).

A política divide naturalmente as pessoas. Ficar reclamando dos políticos nas redes sociais, além de não ser produtivo, pode acabar atrapalhando a nossa influencia cristã sobre as pessoas.

6.     Não confunda sinceridade com grosseria

Algumas pessoas nas redes sociais confundem sinceridade com grosseria, e depois admiram que as pessoas não sejam fãs de suas postagens. Gastar tempo nas redes sociais fazendo críticas ácidas, apontando defeitos nos outros, corrigindo os erros de português, não é legal.

Todos nós cometemos erros, e temos defeitos, e não é de bom tom acabar com o dia de alguém, fazendo comentários negativos do tipo “está gordinha ein”, “ridículo”, “que foto horrível!”, “isto é comportamento de cristão?” Etc.

Se já não é tolerável pessoas assim na vida real, muito menos nas redes sociais. Sigam a regra áurea estabelecida por Jesus: “Tratem os outros da mesma maneira que gostaria de ser tratado”, (Mateus 7:12).

Portanto, se não gostar de algo postada por uma pessoa, simplesmente não comente. É melhor que fazer manifestações desagradáveis, como se a pessoa estivesse errada simplesmente por em manifestar sua opinião. Prefira ser educado, moderado e ter argumentos sadios, afinal, você é cristão, não é mesmo? Por que fazer inimigos apenas por não compartilhar a mesma opinião que você? O que vai ganhar em ficar fazendo intrigas nas redes sociais? Nada.

Se a pessoa insistir no comportamento inadequado e agressivo você sempre tem a opção de bloqueá-la excluindo-a da sua lista de amigos.

7.     O perigo das redes sociais para as crianças e adolescentes


A internet está povoada de pessoas mal intencionadas, pedófilos, criminosos de toda estirpe. Os pais devem estar alerta não só quanto ao que seus filhos veem, ouvem e assistem na internet, mas também com quem seus filhos estão se relacionando neste mundo tenebroso virtual.

Assim como uma cidade tem lugares, ruas e becos que evitamos ir, por ser altamente perigoso, também na internet há páginas, e-mails, pessoas que devemos evitar para não corrermos riscos desnecessários.

Não deixe que seu filho fique 24 horas conectado. Procure supervisionar e restringir o tempo e a qualidade do que seu filho acessa na internet. Lembre-se sempre, melhor prevenir que remediar.

Neste sentido, evite e instrua seus filhos a não fazerem amizade com pessoas desconhecidas e fuja de páginas que não respeita os valores morais cristãos.

 CONCLUSÃO

Muito mais poderia ser dito aqui, mas a suma de que tudo o que dissemos é: seja cristão, educado e ético do mesmo modo que você é na vida virtual, e as redes sociais poderão ser uma benção e muitas almas serão atraídas aos pés de Jesus Cristo por meio do seu testemunho.

E você, o que acha de tudo isto? Qual a sua opinião? Que outras sugestões você  daria para melhorar o nosso comportamento nas redes sociais? Escreva para nós, deixando o seu comentário aí abaixo. Que Deus te abençoe. 


Nenhum comentário: