sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Devemos ou Não, Fazer da Carne, uma Prova de Comunhão?














Neste artigo desejamos esclarecer uma das questões de suma importância, a qual tem sido frequentemente levantada: Por que o Movimento de Reforma faz da carne, mesmo as consideradas limpas, uma prova de comunhão?

Esta pergunta tem sido feita ao longo dos anos, e, apesar do assunto oferecer espaço para diversas considerações, queremos destacar os pontos principais e responder esta questão de uma vez por todas.

Na Bíblia, nós encontramos o suficiente para esclarecermos este ponto. Mas iremos verificar também alguns textos do Espírito de Profecia. Então, vamos lá!!

“Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor. E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus. Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo.” Levítico 23:26-29.

“E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor. É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.” Levítico 16:29-31.

Bem, estas leis deviam ser seguidas estritamente. Não era tolerado que um israelita no dia da expiação quebrasse ou desobedecesse nenhuma destas normas. O indivíduo que não as seguisse, era eliminado de Israel.

Não vamos pormenorizar aqui todas as obrigações exigidas no dia da expiação, mas apenas a que estiver relacionada ao assunto aqui proposto, a saber, o dia em que toda alma devia afligir-se ou seria então separada do povo de Deus.

“O dia da expiação era também um dia de juízo, porque qualquer que não afligia sua alma, era ‘cortado (ver com. 17:14; Exo. 12:15).” - Comentário Bíblico Adventista, Tomo 1, pág. 820.

“Cortado. Existem 36 casos nos quais um indivíduo que havia negligenciado algum dever religioso particular, era ameaçado de ser ‘cortado’ do povo escolhido. Não se sabe o que pode haver acontecido em realidade em um caso tal, pois não se registra nenhum exemplo específico sobre isto, nem foi dado instruções sobre a forma em que se levaria a cabo a ameaça. Alguns têm pensado que significa uma morte violenta, uma morte prematura, ou talvez a morte eterna. Com toda probabilidade, simplesmente significava perder os direitos e privilégios pertencentes a um israelita. Depois de haver sido ‘cortada’, a pessoa era considerada como estrangeira e não tinha mais parte em nenhuma das bênçãos do pacto.” - Comentário Bíblico Adventista, Tomo 1, pág. 564.

Este ponto é muito importante e nos ajudará a entender por que o Movimento de Reforma faz hoje da carne uma prova de comunhão.

O que entendemos por aflição de alma? Duas questões estavam intimamente envolvidas neste princípio, a saber, uma avaliação interior e a abstenção de alimento. Stephen N. Haskell, contemporâneo de Ellen White, escreveu:

“Cada indivíduo devia ‘afligir’ sua alma – examinar seu coração e remover cada pecado, passando muito tempo em oração. Com isso estava ligado o segundo requisito: abstinência de alimento. Essa determinação foi tão poderosamente inculcada na mente do antigo Israel que, mesmo no tempo presente, os judeus jejuam no décimo dia do sétimo mês.” - Stephen N. Haskell, a Cruz e Sua Sombra, págs. 229, 230.

A Revista Adventista confirma este fato nas seguintes palavras:

“... o Rosh Hashaná, marca o despertamento para a necessidade de arrependimento, expiação dos pecados e o perdão, com a inscrição do nome no livro da Vida e o selamento deste, comemorado com um dia inteiro de jejum, no Yom Kippur.” - Revista Adventista, Dezembro de 2011, pág. 26.

Outro texto, comentando Levítico 23:27,28, diz:

“Devia o povo deixar toda atividade secular, e jejuar e orar, examinando o coração, em procura de qualquer pecado inconfessado.” - Revista Adventista, Junho de1962, pág. 10.

O Espírito de Profecia, também enfatiza:

“Toda ocupação era posta de lado, e toda a congregação de Israel passava o dia em humilhação solene perante Deus, com oração, jejum e profundo exame de coração.” - Ellen G. White – Patriarcas e Profetas, pág. 355.

Bem, vimos as obrigações do povo de Deus no dia da expiação que ocorria do décimo dia do mês sétimo. Vimos principalmente que, no dia da expiação, era requerido um jejum e, quem não se afligisse ou que não jejuasse, era então excluído do povo de Deus. Este era o tipo, ou seja, o simbolismo. Mas vejamos:

“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.” Hebreus 10:1.

Todo bom adventista sabe que a lei cerimonial era apenas uma sombra de uma realidade bem maior. Então, perguntamos: O que significa ou o que simboliza o fato de todo o povo de Israel jejuar no dia da expiação? Que significado tem isto para nós que vivemos no dia antitípico da expiação quando Cristo, nosso sumo sacerdote faz expiação por nós no santuário celestial?

“O único jejum reconhecido pela lei era o do dia da expiação (Lev. 16:29, onde a frase ‘afligireis as vossas almas’ se refere ao jejum. Mais tarde foram designados outros dias de jejum, mas, como se mencionou acima, o jejum do dia da expiação era o único reconhecido por lei.) Isto é interessante, visto como o capítulo todo tem aplicação especial ao tempo presente, e vivemos no antitípico dia da expiação.” - Revista Adventista, Março de 1956, pág. 17.

Ou seja, o jejum exigido no dia da expiação era referente ou simboliza o jejum que precisamos fazer nos dias de hoje, ou melhor, desde 1844, quando começou o dia da expiação no santuário celestial.

Sobre isto lemos:

“O dia antitípico da expiação abrange um período de anos. No símbolo, exigia-se um jejum de 24 horas. Durante esse dia requeria-se um completo controle do apetite. Isso era um símbolo da abstinência que deve ser praticada durante o antitípico período de anos. - Stephen N. Haskell, a Cruz e Sua Sombra, pág. 230.

Que jejum Deus exige que façamos no dia da expiação? Quais alimentos não podemos provar ou comer de forma alguma?

“Em 1844 adentramos o dia antitípico da Expiação. Durante o Dia da expiação o povo de Israel jejuava,... O Senhor recomendou-nos uma dieta restrita (comedida, moderada) por nos encontramos no dia antitípico da Expiação, e creio que essa seja uma das principais razões pelas quais Ele não deseja que Seu povo remanescente consuma chá, café, estimulantes de qualquer natureza, e a carne.” - Revista Adventista, Setembro de 1982, pág. 8.

“O verdadeiro jejum que se deve recomendar a todos, é a abstinência de toda espécie de alimento estimulante, e o uso apropriado de alimentos simples e saudáveis, por Deus providos em abundância. Os homens precisam pensar menos sobre o que comer e o que beber, com relação a alimentos temporais, e muito mais com respeito ao alimento do Céu, que dará tono e vitalidade a toda a experiência religiosa.” - Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 90.

A carne á altamente estimulante! - Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 396; Orientação da Criança, pág. 384; etc.

Se o jejum que Deus exige de nós é que não consumamos alimento cárneo, deveria a igreja de Deus manter dentro de sua comunhão aqueles que não jejuam e que não estão cumprindo as exigências antitípicas da lei, já que aquele que não jejuasse no dia da expiação, não poderia pertencer ao povo de Deus? Deveria então a igreja de Deus proceder diferente disso, nós que vivemos em momentos mais solenes do que no dia da expiação do antigo Israel?

“No serviço simbólico, quando era efetuada a obra da expiação pelo sumo sacerdote no lugar santíssimo do santuário terrestre, requeria-se do povo que afligisse sua alma diante de Deus, e confessasse seus pecados, para que fossem expiados e apagados. Será exigido menos de nós neste dia antitípico de expiação, quando Cristo está intercedendo por Seu povo no santuário celeste, e deverá ser proferida a decisão final, irrevogável sobre cada caso? – Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 125.

Se o jejum no dia da expiação referia-se a nos abstermos hoje de um regime estimulante, e segundo a Bíblia, principalmente da alimentação cárnea (Isaias 22:12-14), o que significaria hoje para nós o fato de que um israelita, que não jejuasse, teria que ser excluído do povo, sendo eliminado, perdendo todos os privilégios, sendo então considerado um estrangeiro? Significaria que no dia antitípico da expiação devemos manter como membros pessoas que não estão jejuando, mas que comem carne e usam outros alimentos prejudicais como chá e café? Reflita.

Podemos resumir este paralelo da seguinte forma:

·   Jejum no dia da expiação é igual ao jejum de alimentos prejudiciais em nossos dias, com um destaque para a carne e bebidas alcoólicas, segundo Isaias 22:12-14.

·  Se algum israelita não jejuasse, era então excluído de Israel, perdia os privilégios de um israelita. Esta era a sombra, o simbolismo. A realidade para o dia antitípico da expiação, dia mais solene, encontramos apenas no fato de que se alguém comer carne, não pode ser membro da igreja de Deus, perde os privilégios de membro ou não pode ser batizado. Ou ficaria alguma parte da lei cerimonial, feita por um Deus tão criterioso e detalhista, sem nenhum significado?

“Deus convida Seu povo a não tornar-se escravo do apetite, mas sim mantê-lo sob controle, a fim de que possam ter mentes mais claras para compreender verdades divinas e acompanhar a obra de seu Sumo sacerdote no santuário celestial.

“Quão poucos estão desejosos de renunciar as coisas que seu apetite anseia, mesmo quando reconhecem os reclamos de Deus! O profeta Isaías, olhando através dos séculos, descreve o estado das coisas como segue: ‘E o Senhor, o Senhor dos Exércitos, vos convida naquele dia para chorar, prantear, para raspar a cabeça e cingir com o cilício. Porém, é só gozo e alegria que se vê; matam-se bois, degolam-se ovelhas, come-se carne, bebe-se vinho’. Isaias 22:12-13. Que quadro vívido da presente condição do mundo! Deus convida Seu povo a afligir a alma, controlar o apetite e prover-se apenas dos alimentos que produzem um bom sangue e mente clara para discernir verdades espirituais. Mas, em lugar de obedecer, estão empenhados em ‘comer carne e beber vinho’. O profeta registra o resultado final desse curso: ‘O Senhor dos Exércitos se declara aos meus ouvidos, dizendo: Certamente esta maldade não será perdoada, até que morrais.’ Isaías 22:14.” - Stephen N. Haskell, a Cruz e Sua Sombra, pág. 231.

Na Bíblia, edição revista e Corrigida, a parte final deste verso diz: “Esta maldade não será expiada, até que morrais, diz o Senhor Jeová dos exércitos.”

Por que não será expiada? Porque estamos vivendo no dia da expiação desde 1844!!

Algumas pessoas indagam se comer carne de animal limpo em nossos dias é pecado. Respondo: leia Isaias 22:12-14 onde se diz que comer carne de vacas e ovelhas, animais considerados limpos, é sim considerado um pecado que não será perdoado!! É o Senhor quem diz!!

“Não disfarcei o assunto numa partícula que fosse. Disse que trouxessem os de nosso Lar de Saúde carne de animais mortos para a mesa, e mereceriam o desagrado de Deus. Contaminariam o templo de Deus, e necessitaria que lhes fossem dirigidas as palavras: Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá.” - Ellen G. White, Conselhos sobre Regime Alimentar, pág. 414.

Mereceriam o desagrado de Deus ou destruiria Deus pessoas por não haverem cometido nenhum pecado??

No entanto, como podemos claramente ver, esta mensagem é para os que vivem nos dias da expiação. Ela não era para os dias de Jesus, nem para os que viveram antes de 1844!

Se estudarmos com atenção o capítulo 22 de Isaías, verificaremos que esta mensagem é exatamente para os que vivem nos dias da expiação que começou em 1844, e não antes disso.

Como vimos, o versículo 12 de Isaias inicia-se dizendo: “O Senhor vos convidará naquele dia...” Que dia é este? Vejamos o que diz o versículo 20:

“E será que naquele dia que chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias;...”

Devemos perceber que a expressão do início do versículo 12 é a mesma do versículo 20. Que dia é este mencionado como o naquele dia? Continuemos a leitura:

“E vesti-lo-ei da tua túnica, e cingi-lo-ei com o teu cinto, e entregarei nas suas mãos o teu domínio, e será como pai para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá. E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.”

Quando ocorreu isto? Quando esta chave de Davi abriu algo que ninguém poderia fechar e quando foi que esta porta foi fechada a qual ninguém poderia abri-la? Comparemos esta profecia com outro texto, para verificarmos à que tempo ela se refere:

“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.” - Apocalipse 3:7.

O período de Filadélfia se estendeu de 1833 até 1844. Perceba a expressão do versículo 8: “Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar...”

Que porta aberta estava então diante da igreja, a qual seria aberta em 1844  e que ninguém poderia fechar? Qual porta seria então fechada e ninguém mais poderia abri-la? Leiamos:

“No dia 24 de março de 1849, sábado, tivemos uma reunião agradável e muito interessante com os irmãos de Topsham, Maine. O Espírito Santo foi derramado sobre nós e eu fui levada pelo Espírito à cidade do Deus vivo. Mostrou-se-me então que os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus Cristo com referência à porta fechada não podiam ser separados, e que o tempo para os mandamentos de Deus brilharem em toda a sua importância, e para o povo de Deus ser provado sobre a verdade do sábado, seria quando a porta fosse aberta no lugar santíssimo do santuário celestial, onde está a arca que contém os Dez Mandamentos. Esta porta não foi aberta até que a mediação de Jesus no lugar santo do santuário terminou em 1844. Então Jesus Se levantou e fechou a porta do lugar santo e abriu a porta que dá para o santíssimo, e passou para dentro do segundo véu, onde permanece agora junto da arca e onde agora chega a fé de Israel.

Vi que Jesus havia fechado a porta do lugar santo, e que nenhum homem poderia abri-la; e que Ele havia aberto a porta para o santíssimo, e que homem algum podia fechá-la (Apoc. 3:7 e 8); e que uma vez que Jesus abrira a porta para o santíssimo, onde está a arca, os mandamentos têm estado a brilhar para o povo de Deus, e eles estão sendo testados sobre a questão do sábado.

“Vi que a presente prova do sábado não poderia vir até que a mediação de Jesus no lugar santo terminasse e Ele passasse para dentro do segundo véu; portanto os cristãos que dormiram antes que a porta fosse aberta no santíssimo, quando terminou o clamor da meia-noite no sétimo mês, em 1844, e que não haviam guardado o verdadeiro sábado, agora repousam em esperança, pois não tiveram a luz e o teste sobre o sábado que nós agora temos, uma vez que a porta foi aberta. Eu vi que Satanás estava tentando alguns do povo de Deus neste ponto. Sendo que grande número de bons cristãos adormeceram nos triunfos da fé e não guardaram o verdadeiro sábado, eles estavam em dúvida quanto a ser isto um teste para nós agora.” - Ellen White, Primeiros Escritos, pág. 43.

Fica claro assim que a profecia de Isaias 22 tem aplicação apenas para depois de 1844, quando Jesus fechou a porta do lugar santo e abriu a porta para o santíssimo, a qual homem algum poderia fechar. E, assim como os cristãos das gerações passadas, antes de 1844, não foram provados com respeito ao sábado, assim também os que viveram antes de 1844, não foram provados sobre a questão alimentar, segundo a profecia de Isaias 22!!

Usar assim, argumentos apoiando a alimentação cárnea ou para dizer que a igreja não deve fazer da carne uma prova, com acontecimentos que ocorreram antes de 1844, mostra ignorância das profecias para estes últimos dias!

A mensagem para os que vivem depois que Jesus abriu a porta do lugar santíssimo com respeito à alimentação cárnea é: “Esta maldade não será perdoada até que morrais, diz o Senhor Jeová dos Exércitos.”

Pode a igreja aceitar em seu meio um pecado do qual é dito tão enfaticamente que será punido com a morte?

O capítulo dois do livro do profeta Joel traz sem sombra de dúvida uma mensagem para aqueles que vivem nos últimos dias da segunda vinda de Jesus. Leia por favor este capítulo onde é mencionado detalhes da segunda vinda do Salvador e nossa obrigação para nos preparamos para este grande acontecimento. Ou seja, o “naquele dia” encontrado no livro de Isaias, refere-se ao mesmo período focalizado pela profecia de Joel.

Um detalhe interessante neste capítulo encontramos no versículo 15 e 16:

“Tocai a buzina em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de proibição, convocai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.”

Como parte de um preparo para o encontro com Jesus, o qual virá como “um fogo que consome” (Joel 2:3), diante do qual “tremerão os povos” (Joel 2:6), é exigido:

Santificai um jejum, proclamai um dia de proibição.”

Percebe-se que a mensagem de Isaias 22;12-14, 20-22, é exatamente a mesma de Joel capítulo 2. Em Isaias o pecado de comer carne não será perdoado da vida daqueles que conhecem a mensagem pregada a partir de 1844. Já em Joel, este dia é focalizado como um dia de jejum, um dia de proibição!!

Quando alguém nos pergunta se no Movimento de Reforma um membro pode comer carne, respondemos; Logicamente que não, pois é proibido. Vivemos no dia antitípico da expiação e santificamos ao Senhor um jejum, um período de proibição, enquanto Cristo está realizando a expiação por nós, Seu povo!

Devemos perceber que este jejum deve atingir a todos os que julgam estarem esperando a volta de Jesus, a tanto velhos como jovens e até mesmo crianças. Ninguém do povo de Deus deve usar carne!

“Agora, que o dia da vinda de Jesus está tão perto, tornou a vir a mensagem. ‘Tocai a buzina em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de proibição... congregai o povo... congregai os filhinhos.’ Mesmo as criancinhas são incluídas nesta chamada.” - Revista Adventista, Novembro de 1949, pág. 35.

Cremos que a decisão tomada pelo Movimento de Reforma baseada nestas verdades, cumpriu várias profecias Bíblicas e também a seguinte:

Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, deve a alimentação cárnea ser finalmente abandonada; a carne deixará de fazer parte de seu regime alimentar. Devemos ter isto sempre em mente, e procurar agir firmemente nesse sentido.” - Ellen G. White, Conselhos sobre Saúde, pág. 450.

Estas são algumas das razões bíblicas pelas quais o Movimento de Reforma tem a carne como prova de comunhão. Mas existem outras, mas para as almas sinceras, cremos ser suficiente.

Verificaremos agora nos livros do Espírito de Profecia onde temos base para ter e manter a decisão de que “carne alguma será usada por Seu povo.” - Ellen G. White, Conselhos sobre Regime Alimentar, pág. 407.

Antes de estudarmos alguns textos, iremos começar por um muito mal interpretado e compreendido. Ei-lo:

“Não nos compete fazer do uso da alimentação cárnea uma prova de comunhão.” - Ellen G. White, Testemunhos Seletos vol. 3, pág. 359.

Bem, a primeira coisa que devemos ter em mente é que, se cremos no dom profético de Ellen White, esta passagem não pode contradizer tudo o que até aqui tempo visto pela Palavra de Deus, correto? Correto.

Perguntamos àqueles que não fazem das carnes limpas prova de comunhão, segundo eles baseados nesta passagem, por que fazem de outras carnes uma prova, se igualmente está escrito no mesmo livro, na mesma página, pela mesma profetiza, o seguinte:

“Não estabelecemos regra alguma para ser seguida no regime alimentar”. - Ellen G. White, Testemunhos Seletos vol. 3, pág. 359.

Em outra passagem ela também escreveu:

“Ao passo que diríamos aos que estão dispostos a importunar os que cultivam lúpulo e fumo e criam porcos entre nosso povo que eles não têm o direito de fazer destas coisas, em qualquer sentido, uma prova de comunhão cristã,...”. - Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 338. Veja também Testemunhos para a Igreja, vol. 1, pág. 206, 207).

Um texto deve ter tanto peso quanto o outro, não acha? Claro que sim. Se aqueles que nos acusam de ir contra a inspiração porque Ellen White escreveu que não deveríamos fazer da carne uma prova, deveriam respeitar também o outro texto e não estabelecer nenhuma regra na questão do regime alimentar, nem fazer da carne de porco prova de comunhão. Mas não é assim que se portam, e nisto mostram grande incoerência.

Mas a pergunta é: Por que Ellen White escreveu que não devia ser estabelecida regra nenhuma, de que a carne não poderia ser uma prova de comunhão? Vejamos o que ela mesma explicou:

“Porventura os ministros do evangelho, que estão a proclamar a verdade mais solene já enviada aos mortais, devem constituir-se exemplo no regresso às panelas de carne do Egito? É lícito que os que são sustentados pelos dízimos dos celeiros de Deus se permitam a condescendência que tende a envenenar a corrente vivificadora que lhes flui nas veias? Desprezarão a luz que Deus lhes deu e as advertências que lhes faz?” - Ellen G. White, Testemunhos Seletos vol. 3, pág. 359.

Percebe-se claramente que o motivo pelo qual a igreja não poderia fazer da carne uma prova de comunhão era porque os próprios ministros ou pastores não davam exemplo nesta questão, eram carnívoros. Como um pastor poderia disciplinar ou excluir um membro que estava comendo carne se ele mesmo comia? Por este motivo, segundo o texto, era que a igreja não podia naquele tempo fazer da carne uma prova.

Para confirmarmos esta questão, eis a explicação de um renomado adventista. Ao ser perguntado sobre em que ele gostaria de dar ênfase, ele respondeu:

“EKB: Eu sempre recalco o alimento cárneo. A irmã White disse realmente no vol. 3 de Testemunhos Seletos que não se deve fazer de comer carne uma prova de comunhão, mas devemos considerar a circunstância em que ela declarou esse testemunho. Os pastores comiam carne e exigiam dos que ingressavam na igreja que não comessem. Não é justo. Mas em continuação ao mesmo trecho cita o testemunho: ‘Mas como podem aqueles que são pagos pelo sagrado dízimo continuar a envenenar a corrente de vida e dar exemplo para os outros’? – Revista Adventista, Junho de 1974, pág. 11.

Sendo este o único motivo pelo qual a igreja não poderia naquele tempo fazer da carne uma prova, perguntamos: O que Ellen White teria escrito se não existisse o empecilho ou o motivo mencionado? Sem dúvida ela não se oporia. O texto de Testemunhos Seletos, volume 3, pág. 359, portanto, ao contrário de dizer que não se deve fazer da carne uma prova, diz que se deve fazer, caso os pastores deem o exemplo!!

Quando Ellen White não tinha este empecilho em sua mente, ela era clara em dizer:

“Não somente nosso povo deve ser educado, mas os que não receberam a luz acerca da reforma de saúde devem ser ensinados no que respeita a viver saudavelmente, segundo o plano de Deus. Se, porém, não temos nós mesmos uma norma nesse sentido, que necessidade há de incorrer em tão grande dispêndio para estabelecer uma instituição de saúde? Onde entrará a reforma?” -  Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 406.

Ellen White clamava por uma norma sobre o regime alimentar na igreja. Ela ainda escreveu:

“Foi-me mostrado claramente que o povo de Deus deve assumir atitude firme contra o comer carne. Daria Deus por trinta anos a Seu povo a mensagem de que, se quiser ter sangue puro e mente clara precisa abandonar o uso da carne, se Ele não quisesse que eles dessem ouvidos a essa mensagem?” Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 383.

O que seria assumir uma atitude firme contra o comer carne? Seria porventura falar assim: Olha, não é bom comer carne, mas se comer, não é pecado. Ou seria falar assim: Bom é não comer carne, mas se comer não tem problema. Não! A atitude que temos a tomar e que graças a Deus já foi tomada pela igreja remanescente foi esta:

A alimentação cárnea não está nos planos originais de Deus e come-la hoje no dia da expiação constitui um pecado para o qual não haverá perdão. E a igreja por ser a depositária da verdade para estes últimos dias, crê que deve ser uma igreja vegetariana, porque está escrito que o povo de Deus não come carne. Portanto, a igreja não pode ter em sua comunhão aqueles que ainda não venceram o apetite nesta questão tão importante. A igreja embasada pela palavra profética tomou a atitude firme que a profecia indicava que devia tomar, e hoje, pela graça de Deus, se conserva uma igreja mundialmente vegetariana!

Outra passagem é também enfática:

Não posso pensar que estejamos em harmonia com a luz que Deus tem sido servido de nos dar, nessa prática de comer carne. Todos quantos se acham ligados a nossas instituições médicas, em especial, devem estar-se educando para viver de frutas, cereais e verduras. Se, nessas coisas, procedermos movidos por princípios, se como reformadores cristãos educamos nosso próprio gosto, e pomos nosso regime em harmonia com o plano de Deus, então podemos exercer influência sobre outros nessa questão, o que será agradável a Deus. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 119”. - Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 381.

“Maiores reformas devem-se ver entre o povo que professa aguardar o breve aparecimento de Cristo. A reforma de saúde deve efetuar entre nosso povo uma obra que ainda não se fez. Há pessoas que devem ser despertadas para o perigo de comer carne, que ainda comem carne de animais, pondo assim em risco a saúde física, mental e espiritual. Muitos que são agora só meio convertidos quanto à questão de comer carne, sairão do povo de Deus, para não mais andar com ele”. Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 382.

“Atitude firme”, “movidos por princípios”, “carne alguma será usada por seu povo”, os “meio convertidos quanto à questão de comer carne, sairão do povo de Deus, para não mais andar com ele”, etc. São expressões que mostram que a única forma da igreja conseguir fazer com que estes textos se cumpram seria tomando uma atitude firme na questão alimentar. Ou alguém pode indicar outra maneira? É simplesmente impossível que o povo de Deus como igreja mundial não utilize carne caso esta não seja colocada como prova. Os meios convertidos quanto à questão de comer carne, sairão do povo de Deus, para não mais andar com ele. Ou seja, o povo de Deus como organização é um povo vegetariano, porque o meio convertido não permanece na igreja, pela sua intemperança e ação ele se coloca em uma posição onde não poderá ser membro da igreja e acaba saindo. Isto só é possível em uma igreja que tem um princípio claro nesta questão alimentar.  Algumas pessoas pensam que esta atitude será tomada por ocasião da prova final, contudo, vimos que a carne afeta a espiritualidade e neste tempo da sacudidura será tarde demais para se tomar tais decisões.

“A grande prova final virá no fim do tempo da graça, quando será tarde demais para se suprirem as necessidades da alma.” - Ellen G. White, Parábolas de Jesus, pág. 412.

A Palavra de Deus diz:

“O regime cárneo é a questão séria. Hão de seres humanos viver da carne de animais mortos? A resposta, segundo a luz dada por Deus, é: Não, decididamente Não.”- Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 388.

“Não, decididamente Não”. Que igreja hoje está dando eco à esta voz do Espírito de Deus em nossos dias? Que igreja quando indagada sobre a questão da carne diz Não, decididamente Não”? A única igreja que tem esta atitude é conhecida como “Igreja Adventista do 7° Dia - Movimento de Reforma!

Quando nos é perguntado quantos gramas de carne pode um reformista comer, nossa resposta é:

“Verduras, frutas e cereais, devem constituir nosso regime. Nem um grama de carne deve entrar em nosso estômago. O comer carne não é natural. Devemos voltar ao desígnio original de Deus ao criar o homem. Manuscrito 115, 1903”. Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 380.

Antes de encerrarmos este assunto, precisamos esclarecer por que o Movimento de Reforma não tem uma posição tão firme com respeito a outros “alimentos” como tem com respeito à carne.

A princípio, queremos dizer que a respeito da carne temos provas irrefutáveis na Bíblia e uma mensagem direta neste sentido, como vimos em diversos textos. Já sobre outros “alimentos” não temos mensagens tão enfáticas como a que aparece em Isaias 22 ameaçando de morte eterna aqueles que se aventuram a provar carnes de animais, mesmo sendo animais limpos.

Cremos que a reforma de saúde deve ser progressiva (Provérbios 4:18; Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 349; 366), no entanto, não podemos colocar, por exemplo, o leite, o açúcar e outros alimentos em igualdade com a carne.

Leite, ovos e manteiga não devem ser classificados como alimento cárneo. Nalguns casos o uso de ovos é proveitoso. Não chegou ainda o tempo de dizer que deva ser inteiramente abandonado o uso de leite e ovos. ...” - Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 365.

Tiago White escreveu:

Com relação ao uso do fumo, do chá, café, alimentos cárneos e também ao vestuário, há geral acordo. Atualmente, porém, ela não se acha preparada a tomar atitude extrema quanto ao sal, açúcar e leite. Caso não houvesse outras razões para avançar cautelosamente no que respeita a essas coisas de uso tão comum e abundante, uma existe, suficiente, no fato de não se encontrar preparada a mente de muitos, mesmo para receber os fatos referentes a essas coisas. A completa derrota de indivíduos, e a quase destruição de algumas de nossas igrejas, podem ser claramente rastreadas a algumas atitudes extremistas no regime desavisadamente dado na Review algum tempo atrás. Maus foram os resultados. Ao passo que alguns rejeitaram o assunto da reforma de saúde, devido a haver sido mal apresentado, outros, pronta e conscienciosamente, têm tomado posições extremas, grandemente prejudiciais à própria saúde, e consequentemente à causa da reforma de saúde.”- Ellen G. White, Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 496.

A posição que o Movimento de Reforma possui e defende, é uma posição equilibrada e baseada nos Escritos Sagrados. Não podemos ir além do que está escrito (I Coríntios 4:6).

Alguns de nossos membros já estão mais avançados na reforma de saúde, outros estão andando segundo podem com respeito a outros “alimentos”. O que podemos dizer, é o que Tiago White escreveu, ao refletir a posição de Ellen White e também nossa posição como igreja:

“Com relação ao uso do fumo, do chá, café, alimentos cárneos e também ao vestuário, há geral acordo.”

Que Deus seja louvado por isto!!!

Indicamos também o seguinte artigo:

http://adventistas-reformistas.blogspot.com.br/2012/08/por-que-igreja-remanescente-de-deus-e.html

 cristiano_souza7@yahoo.com.br



38 comentários:

Unknown disse...

Excelente abordagem Cristiano. Ótimo texto.

Unknown disse...

Fábio Oliveira (1878). “Deus requer de Seu povo crescimento progressivo. Devemos aprender que condescender com o apetite constitui o maior embaraço ao cultivo do espírito e à santificação da alma”. Conselhos Sobre o RegimeAlimentar,pg45. (1894)“O regime cárneo não é o mais saudável, e todavia EU NÃO TOMARIA a atitude de que ele deva ser rejeitado POR TODA PESSOA. Os que têm órgãos digestivos fracos podem, muitas vezes, comer carne, quando não lhes é possível ingerir frutas, verduras ou mingaus” (CSRA, p. 394,395. ). (1898) “O uso da carne não deve entrar nas prescrições para nenhum inválido de quaisquer médicos dentre os que compreendem estas coisas .idem, 411. (1898) “EU VOS ESCREVO meu irmão, para que não mais sejam dadas em nosso hospital prescrições para comer carne. Não há desculpas para isso”. Idem. 412.( “EU VOS ESCREVO meu irmão, para que não mais sejam dadas em nosso hospital prescrições para comer carne. Não há desculpas para isso”. Idem. 412.” . “Não nos é possível glorificar a Deus enquanto vivemos em violação das leis da vida. Não é possível ao coração manter-se consagrado a Deus enquanto se tolera a concupiscência do apetite” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, IDEM 44. (1890) ”A continuada transgressão das leis da Natureza é uma permanente transgressão da lei de Deus. Tivessem os homens sido sempre obedientes à lei dos Dez Mandamentos, procurando viver os princípios desses preceitos, a maldição das enfermidades que agora inundam o mundo não existiria”.IDEM 118 (1902) Progridamos com inteligência na simplificação de nosso regime. Na providência de Deus, cada país produz artigos alimentares que contêm o nutrimento necessário para a construção do organismo. Esses produtos podem ser transformados em pratos saudáveis e apetitosos. Carta 135, . IDEM 94. 1902).“Muitos que são agora só meio convertidos quanto à questão de comer carne, sairão do povo de Deus, para não mais andar com ele”. Conselhos sobre o Regime Alimentar.”IDEM382.. 1903). “O comer carne não é natural. Devemos voltar ao desígnio original de Deus ao criar o homem”. 115,. (1909) “O povo remanescente de Deus deve estar convertido. A apresentação desta mensagem, visa à conversão e santificação das pessoas. Devemos sentir neste movimento a virtude do Espírito de Deus. É esta uma mensagem maravilhosa e definida; significa tudo para quem a recebe e deve ser proclamada em alta voz. Devemos ter fé verdadeira e constante em que esta mensagem há de continuar aumentando de importância até ao fim”. IDEM,36. (1884)Nenhuma carne será usada por seu povo.” Conselhos sobre o Regime Alimentar.” Pg,82.(1884). (1913) ”Não se anime o preparo de pratos compostos, em qualquer proporção, de alimento cárneo ,pois este aponta para as trevas e ignorância do Egito”.idem, 475

Unknown disse...

Arismar, por mais de 30 anos eu tenho defendido os princípios da reforma de saude entre o nosso povo.
Compreendo ser um grande desafio falar de um assunto que para muitos é chato.
Veja alguns dos muitos artigos que eu já preparei para divulgar a reforma de saude:

A obra da reforma de saude (1ª parte)
http://classejovemguara.blogspot.com.br/2009/07/obra-da-reforma-de-saude-1-parte.html

A obra da reforma de saude (2ª parte)
http://classejovemguara.blogspot.com.br/2009/07/obra-da-reforma-de-saude-2-parte.html

A obra da reforma de saude (3ª parte)
http://classejovemguara.blogspot.com.br/2009/07/obra-da-reforma-de-saude-3-parte.html

Unknown disse...

Fábio Dionel gostei muito dos seus artigos sobre reforma de saúde e como disse Jesus se não é contra nós é por nós.
Mas quero dizer para o irmão que esta mensagem não é só individual mais também para o povo.
Conselhos Sobre O Regime Alimentar Pg 23, “Os princípios do regime alimentar significam muito para nós, individualmente, e como povo”. Pg,22,”O Senhor em sabedoria designou conduzir o Seu povo a uma posição em que ele seja separado do mundo no espírito e na prática, a fim de que os Seus filhos não sejam tão prontamente levados à idolatria e não sejam maculados com a corrupção prevalecente neste século”.”.
Pg 36 “Fui incumbida de dirigir uma mensagem a todo o nosso povo no tocante à reforma de saúde; pois muitos se têm desviado de sua anterior fidelidade a esses princípios”.
Pg 40 “Como povo precisamos humilhar nosso coração diante de Deus; pois as cicatrizes de nossa incoerência estão em nossa prática”.
PG 69 “Em 10 de dezembro de 1871 foi-me mostrado novamente que a reforma de saúde é um ramo da grande obra que deve preparar um povo para a vinda do Senhor”
PG 69 “os alimentos cárneos não constituem alimentação própria para o povo de Deus”.
Pg 359 “O Senhor dará a Seu povo em todas as partes do mundo, arte e habilidade no regime alimentar, ensinando-lhes a maneira de usar os produtos da terra para o sustento da vida”.

Unknown disse...

Pg 409 “Não alegueis, eu vos rogo, que o comer carne deve ser correto, porque este ou aquele, que é escravo do apetite, disse que não pode viver no Retiro de Saúde sem carne. Manter-se de carne de animais mortos é uma maneira grosseira de viver, e como um povo, devemos estar operando uma mudança, uma reforma, ensinando ao povo que há preparações de alimentos que lhes darão mais forças, e lhes conservarão mais a saúde do que a carne”.
Pg 160“O povo ao qual Deus dirige será um povo peculiar. Não serão semelhantes ao mundo”.
Pg 69“O Senhor lhes mostrará o que fazerem. Aquele que concede perícia e sabedoria ao Seu povo numa parte do mundo, concederá perícia e sabedoria ao Seu povo noutras partes do mundo. É Seu desígnio que as preciosidades alimentares de cada país sejam preparadas de forma tal que possam ser usadas nos países a que se destinam. Assim como Deus forneceu do Céu o maná para o sustento dos filhos de Israel, também dará ao Seu povo, em diferentes lugares, perícia e sabedoria para usarem os produtos desses países no preparo de alimentos que substituam a carne”.
Pg 38 “Tem-nos sido entregue a obra de promover a reforma de saúde. O Senhor deseja que o Seu povo viva em mútua harmonia

Unknown disse...

Qual foi a posição de ELLE G. WHITE quanto a carne?.
(1863)“Mas desde que o Senhor me apresentou, em junho de 1863 a questão do comer carne em relação com a saúde, deixei o uso desse alimento”. Conselhos Sobre o Regime Alimentar.Pg,482.
(1870) “Não mudei minha conduta em nada, desde que adotei a reforma de saúde. Não voltei nem um passo atrás desde que a luz do Céu iluminou pela primeira vez o meu caminho. Rompi com tudo imediatamente - com carne e manteiga, e com as três refeições”....Pg483 .
(1895)”Desde a reunião campal de Brighton (janeiro de 1894) bani absolutamente a carne de minha mesa”.Pg,488. –
(1896) “Todos os que chegam à minha mesa são bem-vindos, mas diante deles não ponho carne. Cereais, verduras, e frutas frescas ou em conserva, constituem nosso cardápio”. Pg,489.
(1899) ”Não comemos carne nem manteiga, e usamos muito pouco leite no preparo da comida”...Pg,489.
(1901) Quando me achava em Cooranbong, vieram a minha família muitas pessoas que eram grandes comedoras de carne, e ao sentarem-se à mesa em que nem uma partícula de carne era servida,... Pg,489.
(1903) Como apenas duas refeições por dia, e sigo ainda a luz a mim comunicada trinta e cinco anos atrás. Não uso carne...Pg490.
(1908) ”É contado por alguns que não tenho vivido segundo os princípios da reforma de saúde, tal como os tenho defendido pela pena Mas posso dizer que, ao que sei, não me tenho apartado desses princípios. Os que têm comido à minha mesa sabem que não tenho posto carne diante deles”. ...Pg,491,492.

Unknown disse...

Prezado Arismar, acho que você não compreendeu o meu post anterior, por isso vou postá-lo novamente.

"A ACEITAÇÃO da mensagem é individual e Deus conforme prometeu há de fazê-la triunfar, aqueles dentre nós que não estiverem interessados neste progresso sofrerão as consequências, porém é nosso dever amá-los e ajudá-los em cada fase deste processo."

O que eu quis afirmar é que, embora a mensagem é para todo o povo a ACEITAÇÃO é individual, pois Deus respeita nossas escolhas.

EGW profetizou:

"Há entre os adventistas do sétimo dia pessoas que NÃO DARÃO OUVIDOS à luz a eles dada relativamente a essa questão. Fazem da carne parte de seu regime dietético. [...] eles não estão dispostos a fazer-Lhe a vontade [...]".

Estes sofrerão as consequências por sua rebelião, porém, como o joio, não devem ser excluídos da igreja antes da ceifa.

Que a paz de Deus esteja com você meu irmão.

Unknown disse...

Querido irmão Fabricio Zanetti Casagrande ,concordo plenamente que tem na Igreja pecados encobertos.
Trigo e joio e bodes e ovelhas estão misturados na Igreja hoje.
Mais um dia mais sedo ou mais tarde tudo sera revelado e Deus trara atona tudo debaixo do céu. Ecl12:14,MT10:26.
Mais por outro lado se a Igreja sabe que um membro está em pecado aberto e não toma medidas decisivas para arrancar o mal, a própria Igreja se torna culpada perante Deus.
"Ele quer ensinar a Seu povo que a desobediência e o pecado são excessivamente ofensivos a Seus olhos, e não devem ser levemente considerados. Ele nos mostra que, quando Seu povo se encontra em pecado, devem-se tomar imediatamente medidas positivas para tirar esse pecado do meio deles, a fim de que Seu desagrado não fique sobre todos".

"Se, porém, os pecados do povo são passados por alto por aqueles que se acham em posições de responsabilidade, o desagrado de Deus estará sobre eles, e Seu povo, como um corpo, será responsável por esses pecados. No trato do Senhor com Seu povo no passado, Ele mostra a necessidade de purificar a igreja de erros. Um pecador pode difundir trevas que excluam a luz de Deus de toda a congregação".TESTEMUNHOS SELETOS Vl 1 Pg 334.

Unknown disse...

MT18:15 "Se o seu irmão pecar, vá e mostre o erro dele, mas em particular, só entre vocês dois. Se ele der ouvidos, "você terá ganho o seu irmão.
16 Se ele não lhe der ouvidos, tome com você mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.
17 Caso ele não dê ouvidos, comunique à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele der ouvidos, seja tratado como se fosse um pagão ou um cobrador de impostos."
ROM 16:17 Irmãos, peço que vocês tomem cuidado com aqueles que provocam divisões e obstáculos contra a doutrina que vocês aprenderam.
18 Fiquem longe deles, porque não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao próprio estômago; com palavras doces e bajuladoras, eles enganam o coração das pessoas simples.
2TIM 3:5 "manterão aparências de piedade, mas negarão a sua força interior. Evite essas pessoas".
1TIM 5:19 "Não aceite denúncia contra um presbítero, a não ser sob depoimento de duas ou três testemunhas.
20 Repreenda diante de todos aos presbíteros que pecam, a fim de que os demais temam".
2TIM 4:2 "proclame a Palavra, insista no tempo oportuno e inoportuno, advertindo, reprovando e aconselhando com toda paciência e doutrina.
3 Pois vai chegar o tempo em que não se suportará mais a doutrina; pelo contrário, com a comichão de ouvir alguma coisa, os homens se rodearão de mestres a seu bel-prazer.
4 Desviarão seus ouvidos da verdade e os orientarão para as fábulas".

Unknown disse...

"Deus
considera Seu povo, como um corpo, responsável pelos pecados que
existem em indivíduos em seu meio. Se os dirigentes da igreja ne-
negligenciam buscar com diligência os pecados que trazem o desfavor
de Deus sobre a corporação, eles se tornam responsáveis por estes
pecados"TESTEMUNHOS PARA IGREJA Vl 3 Pg269. fique na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Anônimo disse...

Cristiano, porque os demais comentários que eu fiz foram excluídos?
Fábio Oliveira.

Anônimo disse...

Fábio Dionel: entendo que ao excluírem a grande parte dos comentários que eu fiz neste espaço deu-se uma falsa concepção sobre a posição que eu defendi aqui neste blog. Já que foi deletado uma grande parte do que escrevi exijo que TODOS os comentários que eu fiz aqui neste blog sejam também deletados.

Lorena disse...

É uma pena que vocês não tenham fé,vocês estão cegos,insistem tanto no erro que vocês passaram acreditar na próprio engano.Vocês misturam a lei e a graça,fazem uma lavagem cerebral.
Ninguém será justificado pelas obras da lei,mais sim pela fé em Jesus Cristo,prova pra mim que Jesus fez alguma proibição no comer carne.
Pega aí algum texto que proíbe tal
coisa,mais não pega versículos isolados não,e nem do velho testamento que o qual foi por Cristo abolido.Faz aí uns estudos de vocês bem rápido que eu tenho pressa,não fica um mês não, pra responder,responde rápido
Quando você responder volto a falar.

CESAR disse...

OS QUE SÃO CONTRA A REFORMA DA SAUDE, SÃO CONTRA DEUS

A ADVERTENCIA E CLARA E TAXATIVA,E NEM TODOS A ACEITARÃO;
NOSSO MODELO SE CHAMA CRISTO E E A ELE QUE DEVEMOS SEGUIR E NÃO A HOMENS FALHOS.
POR ISSO FAÇA NA SUA VIDA INDIVIDUAL A REFORMA DA SAUDE QUE DEVE SER FEITA, SEM ESPERAR PELOS OUTROS;
OS MEIOS CONVERTIDOS NA QUESTÃO DE COMER CARNE, NÃO SUPORTARÃO A DOUTRINA DE DEUS E ABANDONARAM O VERDADEIRO POVO DE DEUS;
COMO PODEM MATAR ANIMAIS, CRIATURAS DE DEUS PARA SE FARTAREM DA SUA CARNE
QUE POVO DE DEUS E ESTE, QUE SEGUE SEUS PROPRIOS CAMINHOS E REJEITA O CAMINHO DE DEUS, DA SABEDORIA, DO CRIADOR ETERNO
A SACUDIDURA ESTÁ AI, A REFORMA DA SAUDE CHEGOU
A SALVAÇÃO E INDIVIDUAL
DEUS ESTA SELECIONANDO O SEU VERDADEIRO POVO PARA O FIM DESTE MUNDO
O JOIO ESTA NO MEIO DO TRIGO
A CEIFA ESTA CHEGANDO.
A DECISÃO É SUA E SOMENTE SUA, INDIVIDUAL.
AQUELES QUE NÃO ACEITAREM A REFORMA DA SAUDE EM SUA VIDA, PRESTARAM CONTAS NAQUELE GRANDE DIA AO GRANDE DEUS TODO PODEROSO E CRIADOR DO UNIVERSO.
NÃO JULGUE, NEM CONDENE O SEU IRMÃO, ORE POR ELE E TENTE AJUDA-LO, POREM CASO ELE NÃO ACEITAR, NÃO FAÇA NADA, POIS DEUS IRÁ FAZE-LO NAQUELE GRANDE DIA.

VEJA SÓ: EM MATEUS 7:21 - JESUS NOS DIZ: NEM TODO O QUE ME DIZ SENHOR SENHOR ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS SOMENTE AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CEUS;

QUE A PAZ, A GRAÇA E O AMOR DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA SEMPRE CONVOSCO.AMEM

Unknown disse...

Isso que acabei de ler é mais absurdo do que eu esperava,misericórdia que horror.
Primeiro que esse versículo que você citou irmão césar não tem nada a ver com que estamos falando,é um texto fora do contexto como sempre vocês fazem.
Esta passagem que você citou diz nos versículos um pouco mais acima e está se referindo aos falsos profetas que vem até vestidos de ovelhas,mais interiormente são lobos devoradores,por seus frutos os conhecereis Mt7:15,falsos profetas como vocês,fingem ser guias cristãos,mas cujo objetivo
é egoísta e destrutivo.
Devemos testar aqueles que alegam profetizar por meios de seus frutos,isto é
estilo de vida,caráter,ENSINAMENTOS e influência.Você também disse e afirma que os que são contra a reforma da saúde de Deus vão dar conta a Deus e receber juízo.
Vocês estão completamente sem entendimento nenhum da palavra de Deus,estão afirmando coisas que nem o próprio Deus afirmou,não existe em nenhuma parte do novo testamento a proibição no comer carne,Jesus comeu peixe,os discípulos comeram peixe,ninguém proibiu fazer tal coisa.
Podemos comer de tudo,mais vocês estão sem entendimento Mc 7:18-20.
A vontade de Deus é que tenhamos FÉ em seu filho Jesus Cristo e obedeçamos a Ele,Jo 5:30.O pecado de vocês é julgar as pessoas que comem carne,se vocês não querem comer por questão de saúde tudo bem,ninguém te nada a ver com isso,mais respeitem quem come,não juguem dizendo mentiras falando que as pessoas estão pecando se comerem carne,quem está pecando é vocês falsificando a palavra de Deus 2Co 2:15. O que come não despreze o que não come,e o que não come não julgue o que come,porque Deus o recebeu por seu.Rm 14:2-3.mAS O ESPÍRITO EXPRESSAMENTE DIZ,que nos últimos tempos apostarão alguns da FÉ, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios,pela hipocrisia de homens que falam mentiras tendo cauterizada a sua própria consciência ,proibindo o casamento e ordenando abstinência de manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade a fim de usares deles com ações de graças,PORQUE TODA CRIATURA É BOA E NÃO HÁ NADA QUE REJEITAR,PORQUE PELA PALAVRA DE DEUS E PELA ORAÇÃO É SANTIFICADA.
A bíblia adverte contra os falsos obreiros como vocês,que são fraco na FÉ e que se desviam da Tt 1:13-16, Rm 14:14,15,20,22 e 23.
O nosso dever é obedecer o evagelho de Cristo,amar o próximo,ensinar o evangelho,fazer boas obras caridade,mais não ensinar mentiras. Gl 1:6-9.

Vera Lucia Cesar disse...

Onde Jesus aboliu o velho testamaneto, pois se a Bíblia que ele usava era o velho testamento, o novo so foi Escrito quase um seculo depois dele ter morrido na cruz. A bíblia diz que toda a escritura é inspirada por Deus,TODA È TODA, Jesus iria tornar nulo algo inspirado por ele mesmo, que Deus é esse? Ele não é o Deus que esta escrito em Malaquias que não muda?

Unknown disse...

Mostra na onde foi abolido ????

Unknown disse...

Mostra na onde foi abolido ????

Lorena Silva disse...

Bom,vou responder onde está que Jesus aboliu o antigo testamento, se vocês não sabem, é sinal que não leem a Bíblia.
(Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; (2 Coríntios 3:14).
MAS, A MAIORIA DOS RELIGIOSOS MENTIROSOS CONTINUA COM SEUS SENTIDOS ENDURECIDOS, PERMANECENDO APRISIONADOS AO ANTIGO TESTAMENTO E SUA LETRA DE MORTE.
MAS GRAÇAS AO ESPÍRITO SANTO DE JESUS CRISTO (Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra ( JESUS CRISTO), e o Espírito Santo; e estes três são um(1 João 5:7); O SANGUE DE JESUS CRISTO, NOS REVELOU A VERDADE E A VERDADE NOS LIBERTOU DA LETRA QUE NOS CONDENA (E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:320; O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. (2 Coríntios 3:6); Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:14). Com certeza Vera Lucia toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;( 2 Timóteo 3:16); AS ESCRITURAS SÃO PROVEITOSAS PARA INSTRUIR E ENSINAR EM JUSTIÇA, MAS NÃO NA JUSTIÇA QUE VEM DO ANTIGO TESTAMENTO, E SIM NA JUSTIÇA QUE VEM POR CRISTO JESUS, NOSSA ÚNICA SALVAÇÃO (E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;(Filipenses 3:9).
Então se Jesus não aboliu o velho testamento ,então o seu marido tem que se circuncidar, isso foi um concerto perpétuo entre Deus e o povo,ora o que é perpétuo não tem fim,é eterno,e com certeza Deus não muda, Jesus foi circuncidado ao oitavo dia, fala pro seu marido circuncidar. Vocês precisam entender que Cristo é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna (Hebreus 9:15).

Lorena Silva disse...

Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7:18).Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.( Gálatas 2:18); Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.( Gálatas 2:19); Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.( Gálatas 2:20); Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde(em vão)(Gálatas 2:21).O SANGUE DE JESUS CRISTO, NOS REVELOU A VERDADE E A VERDADE NOS LIBERTOU DA LETRA QUE NOS CONDENA (E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.( João 8:32); :32); O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.( 2 Coríntios 3:6); Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.( Colossenses 2:14).Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar(Hebreus 8:13). Cuidado com esses ensinos falsos da igreja adventista, pois eles não servem a Deus e sim Ellen White. Essa doutrina falsa é considerada uma seita. Sejam libertos, saiam desses legalismos, só precisamos servir a Jesus Cristo,amar o próximo,amar a Deus sobre todas as coisas,fazer o bem. A única coisa que esses adventistas sabem fazem , é falar sobre sábado e alimento, não conseguem se desligar do legalismo,o negócio deles é só debate e mais nada, são os doutores da lei, julgam o tempo todo. Não foi pra isso que Jesus morreu na cruz,Ele morreu por um povo pecaminoso,sem sermos merecedores de nada, Jesus cumpriu tudo o que o ser humano jamais conseguiu cumprir, nenhum esforço humano será capaz de comprar a salvação, muito menos ficar achando que guardar sábado ou não comer carne vai dar entrada para o céu,que absurdo!
Mais espero que todos possam chegar a um conhecimento verdadeiro, sem heresias, que a graça de Deus possa entrar nos seus corações. Amém.

Unknown disse...

Otimo estudo!!

Unknown disse...

Otimo estudo!!

jane disse...

lORENA, cREIO QUE DE FATO, Vc ESTA SENDO SINcERA... MAS SE Vc AcREDITA QUE O VELHO TESTAMENTO FOI ABOLIDO, Vc TERÁ QUE ABOLIR A PROPRIA cRIAÇÃO DE Deus que esta tudo no velho testamento... vc abuli a criação? então vc é aabou de dizer que v é evolucionista. Deus diz em malaquias que ELE NÃO MUDA. pede orientação a Deus PARA ELE TE REVELAR o antigo testamento e v verá o que Deus fará por vc.

Jane disse...

Cristiano, otimo trabalho e profunda tua reflexão. gostei muito. mas tenho uma duvida: no dia da expiação TINHAM QUE FIcAR EM JEJUM SEM cOMER NADA, NÃO SÓ A cARNE...
nO JEJUM que Deus pediu ERA Abstinência TOTAL de TODOS as alimentos, como fia isso?
Outra duvida a pessoa pode ate ser vegetariana, mas a vida dela com Deus a espiritualidade zero... como fica o "quem não comer carne é prova de comunhão"?

Jane

Noel Maia disse...

Lorena ! Você está fazendo uma grande salada �� de seus ensinamentos Bíblicos ....
Você disse que JESUS aboliu o Velho Testamento ?....
Você enlouqueceu ....e misturou tudo ....
Isto quer dizer então que não existe mais a Lei dos Dez Mandamentos, A história da Criação virou um conto da carochinha , affffff !
Na realidade LORENA ! Oque foi abolido no CALVÁRIO , com respeito ao Velho Testamento , foi a Lei Ceremonial, lembra ? Que para perdoar os pecados , o povo tinha que matar cordeiros ? Isso sim com o Sacrifício do Cordeiro Pascal ( JESUS) essa cerimônia antiga foi abolida , mas não o VELHO TESTAMENTO ....
Creio que você está precisando urgente de uma TERAPIA ESPIRITUAL ......!!!!

Noel Maia disse...

Lorena ! Você endoidou de vez ! Falando mal dos Adventistas , você acabou de jogar no LIXO toda a sua versão Espiritual do Evangelho ...
Fato profundamente lamentável ....
Isto prova e da evidências , de como o Inimigo pode controlar uma pessoa ....!!!
Um Conselho ! Arranque esse ÓDIO que demonstra em seu coração ❤️, e depois entre em um BLOG espiritual para fazer comentários e ter a humildade para ouvir ...!!!

Unknown disse...

BOM NOEL!!!!!

Unknown disse...

TEM UM TEXTO ONDE A IGREJA ASD FAZIA DA CARNE PROVA DE COMUNHAO OU ELLEN ORIENTANDO FAZE-LO?
O QUE LEVOU NOSSOS LIDERES (MOVIMENTO DE REFORMA), FAZER DA CARNE PROVA DE COMUNHÃO EM 1925?
HOJE O ASD PREGAM NA IGREJA SOBRE CARNE? FAZ ANOS QUE NÃO OUÇO ESSA MENSAGEM TAMBÉM AQUI...É UMA MENSAGEM PARA SER DADA PAEA MEMBROS E NÃO DO PÚLPITO PARA TODOS?


Unknown disse...

BOM ESTUDO CRISTIANO.

Maria Maniga disse...

Um ótimo estudo. Esclarece muitos pontos a respeito da reforma de saúde. Porém, ainda resta uma duvida: é claro que a Sra White disse que não devemos fazer prova de comunhão quanto a questão do alimento carneo. O que fazemos com essa declaração?

Samuel disse...

O problema de vocês reformista é que vocês passa por cima do assunto é coloca vários textos longos mas nem um texto prova que tem que fazer carne como doutrina. Nós compreendemos muito bem que a carne não é um bom alimento, e que devemos ensinar a não comer carne, mas a questão aqui não é a consequencia que a carne faz, e sim colocar como prova de comunhão.



Em 1881, 18 anos após a irmã white ter tido a visão sobre a carne ela escreve que a carne não é prova, mas o sábado é.

Á questão a cerca de se devemos comer manteiga, carne ou queijo, não deve ser apresentado como prova a quem quer que seja,mas devemos aducar as pessoas,... Mensagem Escolhidas, vol.3,p.287

Samuel disse...

Uma coisa é deixar, e outra é impor.

Texto escrito em 1911, 48anos após a visão.

Não estou autorizando a acoselha que façamos do comer carne um ponto de prova para nosso povo...ms23-1911 (10 de outubro, 1911.

Samuel disse...

Considerar que carne é pecado é mesmo que dizer que JESUS pecou, pois ele comeu peixe e deu aos discípulos.

Em 1889 ela afirmou:
“Aconselho a todos os guardadores do sábado a não comer carne, NÃO PORQUE É CONSIDERADO COMO PECADO COMER CARNE, mas porque não é saudável. A criação animal está suspirando. Ms 15, 1889. Ellen G. White Estate, Washington DC 7 de agosto de 1986. Manuscrito. (16MR 173,3).

FERNANDO disse...


Tudo o que não se pode fazer no céu é pecado se fizermos aqui na terra. No céu poderemos comer carne? Sem dúvida que não, pois comer carne sempre foi pecado pois a lei de deus diz: “Não matarás”. Entretanto existem situações em que há exceções à regra tais como: após o dilúvio Deus permitiu comer carne porque toda vegetação tinha sido destruída e no tempo de Jesus esta exceção continuou porque havia extrema pobreza. Mas a exceção não anula a regra. O fato de Davi ter comido os pães da proposição que só podia ser comido pelos sacerdotes, não aboliu esta regra.
Por que é pecado comer carne de animais imundos? Porque ela não é saudável. Se comer carne não é saudável, logo também é pecado comer carne pois Ellen White diz: ”Tão pecado é violar as leis de nosso ser, como quebrar um dos Dez Mandamentos, pois não podemos num caso como no outro deixar de quebrantar a lei de Deus. Não podemos amar o Senhor de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças (Mateus 22:37) enquanto estivermos amando nosso apetite, nossos gostos, mais do que amamos o Senhor”(CSRA pag.45)
“Há entre os adventistas do sétimo dia pessoas que não darão ouvidos à luz a eles dada relativamente a essa questão. Fazem da carne parte de seu regime dietético. Sobrevêm-lhes doença. Enfermos sofrendo em resultado de seu errôneo procedimento, pedem orações dos filhos de Deus. Mas como pode o Senhor operar em seu favor quando eles NÃO ESTÃO DISPOSTOS A FAZER-LHE A VONTADE, quando se recusam a dar ouvidos a Suas instruções no que concerne à reforma de saúde?” CSRA PAG 400. Em mateus 7:21 - Jesus nos diz: “nem todo o que me diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus, MAS SOMENTE AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS;” .

FERNANDO disse...


Tudo o que não se pode fazer no céu é pecado se fizermos aqui na terra. No céu poderemos comer carne? Sem dúvida que não, pois comer carne sempre foi pecado pois a lei de deus diz: “Não matarás”. Entretanto existem situações em que há exceções à regra tais como: após o dilúvio Deus permitiu comer carne porque toda vegetação tinha sido destruída e no tempo de Jesus esta exceção continuou porque havia extrema pobreza. Mas a exceção não anula a regra. O fato de Davi ter comido os pães da proposição que só podia ser comido pelos sacerdotes, não aboliu esta regra.
Por que é pecado comer carne de animais imundos? Porque ela não é saudável. Se comer carne não é saudável, logo também é pecado comer carne pois Ellen White diz: ”Tão pecado é violar as leis de nosso ser, como quebrar um dos Dez Mandamentos, pois não podemos num caso como no outro deixar de quebrantar a lei de Deus. Não podemos amar o Senhor de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças (Mateus 22:37) enquanto estivermos amando nosso apetite, nossos gostos, mais do que amamos o Senhor”(CSRA pag.45)
“Há entre os adventistas do sétimo dia pessoas que não darão ouvidos à luz a eles dada relativamente a essa questão. Fazem da carne parte de seu regime dietético. Sobrevêm-lhes doença. Enfermos sofrendo em resultado de seu errôneo procedimento, pedem orações dos filhos de Deus. Mas como pode o Senhor operar em seu favor quando eles NÃO ESTÃO DISPOSTOS A FAZER-LHE A VONTADE, quando se recusam a dar ouvidos a Suas instruções no que concerne à reforma de saúde?” CSRA PAG 400. Em mateus 7:21 - Jesus nos diz: “nem todo o que me diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus, MAS SOMENTE AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS;” .

FERNANDO disse...

Ellen White disse também que a abstenção da carne de porco não poderia ser exigida como prova de comunhão “Vi que suas ideias sobre a carne de porco não seriam prejudiciais se vocês as retivessem para si mesmos, mas, em seu julgamento e opinião, os irmãos têm feito dessa questão uma prova… Se Deus achar por bem que Seu povo se abstenha da carne de porco, Ele os convencerá a respeito… Se for dever da igreja abster-se da carne de porco, Deus o revelará a mais do que duas ou três pessoas. Ele ensinará a Sua igreja o dever dela” – (Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, pp. 206, 207). Depois Ellen White disse: "Não estou autorizada a aconselhar que façamos do comer CARNE um ponto de prova para nosso povo. Há algumas coisas sobre este assunto que eu posso escrever para ser lido ante as igrejas, que é essencial para os crentes entender; mas quando se trata de fazer disto um ponto de prova, não me atrevo a colocá-lo diante de nosso povo nessa forma positiva. Há aqueles que iriam tropeçar sobre essa apresentação, e há outros que fazem dele uma pedra de tropeço”. CARNE inclui também CARNE DE PORCO. Mas, a reforma da saúde foi gradual, pois Ellen White disse: “Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, o comer [381] carne será afinal abandonado; a carne deixará de fazer parte de sua alimentação.” CSRA pág 328

Unknown disse...

Muito bom o estudo

Unknown disse...

Gostei do Estudo