terça-feira, 25 de setembro de 2012

A VERDADE SOBRE O SANTUÁRIO CELESTIAL - Parte 6




COMO OCORRE A PURIFICAÇÃO DO SANTUÁRIO CELESTIAL E O QUE SIGNIFICA?


No livro de Levítico 4:2-3; 27-35, encontramos:

“Quando uma alma pecar por erro contra os mandamentos do Senhor, acerca do que se não deve fazer, e obrar contra alguns deles: se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá pelo seu pecado, que pecou, um novilho sem mancha, ao Senhor, por expiação do pecado”.

Todo aquele que transgredisse qualquer mandamento da lei de Deus, devia oferecer, para que seu pecado fosse perdoado, um sacrifício com sangue, um animal devidamente escolhido para holocausto.

Geralmente, a pessoa que cometesse qualquer ato pecaminoso devia levar o inocente animal ao pátio do santuário, e com as próprias mãos sobre a cabeça do animal, confessava sua falta ou pecado. Após este ato, o transgressor imolava a inocente vítima, e o sacerdote com uma bacia, recolhia o sangue e o levava para dentro do santuário e diante da cortina espargia o sangue que também era colocado sobre as pontas do altar. Assim era garantido o perdão ao transgressor. Esta cerimônia é relatada em Levítico 4:2-7, onde se pode ler o seguinte:

“Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma pecar, por ignorância, contra alguns dos mandamentos do Senhor, acerca do que não se deve fazer, e proceder contra algum deles; Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao Senhor, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado. E trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o Senhor, e porá a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o Senhor. Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e o trará à tenda da congregação; E o sacerdote molhará o seu dedo no sangue, e daquele sangue espargirá sete vezes perante o Senhor diante do véu do santuário. Também o sacerdote porá daquele sangue sobre as pontas do altar do incenso aromático, perante o Senhor que está na tenda da congregação; e todo o restante do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregação.”

Quando o pecador confessava as próprias faltas sobre a cabeça do animal, de forma simbólica, transferia sua culpa para a inocente vítima que morria ou pagava a transgressão em seu lugar. Com o sangue do animal sendo espargido sobre o véu e passado sobre as pontas do altar, o pecado cometido pelo ofensor, era, desta forma, transferido para dentro do santuário. O pecador estava assim perdoado, mas seu pecado, o sinal de sua transgressão, ficava registrado através do sangue que permanecia no santuário. Havia, portanto, a necessidade de que este sangue fosse eliminado do santuário. Para tanto, o santuário devia passar por uma purificação. Isto ocorria exatamente no dia 10 do 7° mês. A Bíblia diz o seguinte em Levítico 16:30:

“Porque naquele dia se fará expiação, por vós, para purificar-vos, e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor”.

Como já dissemos, após levar a inocente vítima ao santuário e confessar sobre a cabeça do animal seu próprio pecado e matar a vítima no pátio, o pecador ficava perdoado (Levítico 6:1-7). Porém, em um determinado dia, se fazia ainda expiação pelo transgressor para purifica-lo de todos os seus pecados.

Através deste cerimonial da expiação ou purificação do santuário – detalhado em Levítico 16 – era o pecado removido do santuário e o povo purificado dos mesmos. Aquele sangue contaminava o santuário, e era necessário que se realizasse uma purificação, simbolizando o apagamento de todo vestígio da transgressão ou pecados cometidos. A Bíblia diz:

“Assim expiará o santo santuário”. Levítico 16:33.

Este processo era realizado uma vez em cada ano, como já dissemos no dia 10 do 7º mês, chamado o mês Tishrei do calendário judaico, correspondente ao mês de Outubro do nosso calendário. Para Israel era o dia mais importante, pois este ato significava completa aceitação por parte de Deus e apagamento de todos os seus pecados, que haviam ficado registrados no santuário. A princípio, o pecado era perdoado, mas permanecia seu registro através do sangue aspergido dentro do santuário. Agora, no dia da expiação, os vestígios dos pecados eram completamente eliminados. O sangue era extinto do santuário, e o mesmo era desta forma purificado. Este era o tipo, ou seja, o simbolismo.

Mas qual é a realidade de tudo isto e o que este cerimonial significava?

A inspiração nos assegura que toda lei cerimonial era uma sombra, ou melhor, uma cópia da realidade. Col. 2:13-17; Heb. 10:1; 9:10.

Aquele cordeiro que era sacrificado em lugar do pecador, simbolizava o verdadeiro cordeiro de Deus que por nós deu Sua vida. Jo. 1:29; Is. 53:7; etc.

Durante o ano todo, o sumo sacerdote ministrava no lugar santo do santuário, e só entrava no lugar santíssimo no dia da expiação, para apagamento dos pecados. Assim Cristo, após Sua ascensão, para cumprir o simbolismo, até 1844 ministrou no lugar santo do santuário celestial. Durante este período Ele recebia as orações e confissões de Seus filhos. Seus pecados desta forma eram perdoados, mas permaneciam registrados nos livros. Diz a Palavra de Deus:

“Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniqüidade está gravada diante de mim, diz o Senhor Deus.” Jeremias 2:22. 

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” Apocalipse 20:12.

“Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.” Daniel 7:10.

O escritor aos Hebreus informa que, por estarem estes registros de pecados no santuário celestial, era necessário que este santuário do novo concerto passasse também por uma purificação, simbolizada pelo dia da expiação do mês de Tishrei. Notemos bem o que está registrado em Hebreus 9:23:

“De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no Céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes”.

“... as figuras das coisas que estão no Céu...”. Aqui sem dúvida é uma menção ao santuário terrestre, pois este era sim uma figura das coisas que se acham no Céu. Mas o escritor conclui dizendo que estas coisas que estão no Céu também deviam passar por uma purificação, porém com sacrifícios melhores, ou seja, com o sacrifício de Jesus. A Daniel o anjo disse exatamente quando esta purificação do santuário celestial devia ter início: No fim dos 2300 anos, ou melhor, a purificação do santuário celestial começaria em 1844, como já ficou demonstrado. Até então Cristo perdoava os pecados de Seu povo, a partir desta data, Ele passou a apagar os pecados já confessados e perdoados registrados ainda nos livros. Assim como eram eliminados os pecados do povo de Israel através da limpeza dos vestígios de sangue, Cristo a partir de 1844, “com sacrifícios melhores”, isto é com Seu próprio sangue – não com o de animais – purifica o santuário celestial dos pecados de Seu povo. A purificação do santuário celestial, portanto, não é a purificação de algo físico, mas purificação do pecado. Veja por exemplo: At. 3:19; Mal. 3:3.

A obra de confissão dos pecados sobre a cabeça do animal, no tipo, era de suma importância, pois assegurava ao pecador que seu pecado fora perdoado. Sem esta primeira parte, seria impossível obter o perdão ou a aceitação de Deus. Mas, o dia da expiação, era o dia decisivo, onde todo pecado era apagado. Apagamento dos pecados significava completa aceitação por parte de Deus. Os israelitas ficavam livres de toda culpa e limpo diante de Deus como se nunca houvera transgredido. Pois, realizando todo aquele cerimonial para expiação da culpa, estavam assim demonstrando fé no sangue precioso de Cristo que por eles seria derramado. Eles eram aceitos no Amado de Deus.

Da mesma forma, o que Jesus fizera no calvário foi importantíssimo, pois Seu sacrifício assegurou a todo pecador o perdão de seus pecados, se abandonados e confessados. Mas, e se esta obra parasse aí? O que se fariam dos pecados registrados nos livros do Céu? Claro, devem ser também expiados pelo sangue de Cristo! E para que isto seja possível é necessária uma obra de investigação, para ver quem está apto a participar dos benefícios adquiridos na cruz. Ou seja, é necessário que fique provado quem aceitou este sacrifício em favor de si mesmo e através de arrependimento e fé esteja vivendo uma vida de obediência. Aos que forem fiéis, a estes, é assegurado o apagamento de suas transgressões pelos méritos de Cristo.

Assim, Jesus está hoje no lugar santíssimo do santuário celestial para apagar os pecados registrados de Seu povo, ainda que já confessados e perdoados. Portanto, a obra da cruz sem dúvida foi de máxima importância, mas como no tipo, o é também a obra da expiação realizada hoje por Cristo no santuário celestial.

Hoje, através da obra de Jesus no lugar santíssimo, todos podem receber os benefícios de Sua redenção na cruz. Um pensamento inspirado diz:

“A ruptura do véu do templo mostrou que os sacrifícios e ordenanças judaicas não mais seriam recebidos. O grande sacrifício havia sido oferecido e aceito, e o Espírito Santo, que desceu no dia de pentecostes, levou a mente dos discípulos do santuário terrestre para o celestial, onde Jesus havia entrado com Seu próprio sangue, a fim de derramar sobre os discípulos os benefícios de Sua expiação”. Primeiros Escritos págs. 259, 260.

Esclarecendo dúvidas

Antes de encerrarmos este tópico, desejamos aqui esclarecer mais um ponto importante. É muito comum hoje ouvirmos pessoas pregando e ensinando que Jesus não esperou até o ano de 1844 para entrar no santíssimo e então realizar o apagamento de nossos pecados, mas que Ele o fez logo após Sua ascensão. Interpretam de forma errônea o texto da carta aos Hebreus 6:19, 20, que diz:

“A qual temos uma âncora da alma segura e firme, e que penetra até o interior do véu. Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”.
  
Em si mesmo, a passagem como lemos acima, nada tem que contradiga o que até aqui temos visto. Muitos, erradamente, acreditam que quando a Palavra de Deus menciona “interior do véu”, está referindo-se ao véu que separava o lugar santo do santíssimo e supõem que ali Jesus entrou logo após ter ido ao Céu. Porém, se no santuário existisse apenas um véu, aquele que separa o primeiro compartimento do segundo, não tiraríamos a razão destas pessoas que assim creem, mas infelizmente algumas pessoas estão ignorantes de um fato: o de que no santuário terrestre ou no celestial – pois que o terrestre é uma sombra do celestial – não existia ou existe apenas uma cortina, mas duas. A que separava o lugar santo do pátio, na entrada do santuário, e o segundo véu, que separava o lugar santo do santíssimo. Sobre isto lemos em Êxodo 36: 35:

“Depois fez o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido: de obra esmerada o fez com querubins”.

Segundo Êxodo 26:37; 26:35, a passagem acima citada refere-se ao segundo véu, aquele que separava o lugar santo do santíssimo.

Mas notemos o que se segue em Êxodo 36:37; 26:36:

“Farás também para a porta da tenda uma coberta de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido obra de bordador”.

 “Fez também para a porta da tenda o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, da obra do bordador”.

Notemos: “Farás também”. Ou seja, além de outras coisas, e estas se inclui o segundo véu, deveria ser feito outro véu para “a porta da tenda”.

Aos Hebreus está escrito que o véu que separava o local santo do lugar santíssimo era o “segundo véu”. Lemos:

“Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos”. Heb. 9:3.

Se existe segundo, logicamente existe o primeiro. Assim fica fácil entendermos qual véu Jesus penetrou após Sua ascensão. Como vimos até aqui, o santuário celestial teve seu ofício iniciado depois que Cristo derramou Seu sangue. Sendo assim, Ele não poderia entrar diretamente dentro do segundo véu, sem primeiro cumprir seu trabalho no primeiro compartimento. Para dentro do primeiro véu Ele entrou logo após Sua ascensão, como os sacerdotes que ministravam como sombra também no primeiro compartimento. Devemos lembrar que toda lei de cerimônias apontava um trabalho similar para o futuro. Se Jesus tivesse entrado logo para dentro do segundo véu, não teria necessidade nenhuma de que os sacerdotes ministrassem por um tempo no primeiro compartimento antes que o sumo sacerdote entrasse no santíssimo. A Palavra de Deus é bem clara:

“Ora se estivesse na Terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais,...”.




Repetimos: Se os sacerdotes deviam oficiar no primeiro compartimento por certo tempo, como isto pode ser colocado como sombra das coisas celestiais se Jesus tivesse entrado diretamente para dentro do segundo compartimento sem ter primeiro oficiado também no primeiro compartimento do santuário celestial? O trabalho dos sacerdotes no primeiro compartimento seria então sombra das coisas celestiais em que sentido?!

Alguns pensam que Jesus entrou diretamente para dentro do segundo véu, no santíssimo, porque o primeiro compartimento do santuário representava a Terra e que Ele ministrou neste compartimento enquanto esteve neste mundo. E que, após morrer e ressuscitar, Ele adentrou então o lugar santíssimo. No entanto, este pensamento se torna inócuo pelo fato de que o santuário era composto do lugar santo, santíssimo e o pátio. O cordeiro que representava a Cristo, não era morto no lugar santo, mas no pátio. Se as inocentes vítimas fossem mortas no lugar santo, no primeiro compartimento, então talvez este representasse a Terra onde Jesus foi crucificado. Mas não é o caso. Os animais eram mortos no pátio e este representava então a Terra onde Jesus foi sacrificado.

Depois de realizado o sacrifício, o sacerdote, que também representava Jesus, entrava no santuário, no lugar santo, com o sangue, e o espargia diante do véu. Semelhantemente, Jesus, depois de ser cruelmente morto nesta Terra – no sistema simbólico, no pátio – entrou no santuário celestial por Seu próprio sangue para ministrar primeiramente no lugar santo até o ano de 1844, e, neste ano, Ele passou para o lugar santíssimo para realizar a purificação do santuário.

De fato, a Bíblia atesta a entrada de Jesus no santuário, somente depois de Sua morte e ressurreição:

“Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.” Hebreus 9:12.  

No entanto, se a Terra era representada pelo primeiro compartimento, Jesus teria entrado nele, ou no santuário, antes de ter efetuado a redenção.

A teoria falsa de que Jesus, ao ir ao Céu, entrou diretamente no lugar santíssimo do santuário celestial, infelizmente afetou algumas versões mais recentes da Bíblia. Das versões que tenho em mãos, apenas uma, – a linguagem de hoje – cita a passagem de Hebreus 6:19, 20, de forma errônea (Desconheço outras). Com certeza, o tradutor da linguagem de hoje fez, nesta passagem, uma interpretação segundo sua opinião, sem, contudo, estudar esta questão. Infelizmente isto pode ocorrer. Acreditamos, no entanto, que o erro cometido não foi proposital. Em outras versões como na corrigida, na atualizada, na revisada, na Matos Soares, na internacional, também na Versão Ave Maria e outras, a passagem foi colocada de forma correta. Basta ao sincero pesquisador compreender a exatidão das palavras ali contidas. No grego a passagem reza assim:

“... kai eisercomenen eis to eswteron tou katapetasmatos”.
“... kai eiserchomenen eis to esoteron  toy katapetasmatos”.

 Como encontramos em uma edição da Bíblia de 1881, literalmente a tradução é:

“... que penetra até o interior da cortina”.

Nada existe no texto falando de segundo véu, ou santíssimo. Tentar afirmar isto é ir além do que está escrito. Isto seria incorrer em outro grave erro e passar por cima de mais uma passagem da Palavra de Deus que diz:

“E eu irmãos, apliquei estas cosias, por semelhança, a mim e a Apólos, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito,...”. I Coríntios 4:6.

Outra passagem que carece de uma análise é a que podemos ler em Hebreus 9:12. Neste texto, algumas versões trazem que Cristo, já no primeiro século, havia entrado no santo dos santos. Lemos na versão linguagem de hoje:

“Quando Cristo veio e entrou, uma vez por todas, no Santíssimo lugar, ...”

No grego, o texto diz assim:

... dia de tou idiuou aimatos eishlqen efapax eis ta agia, aiwnian  lutrwsin euramenos”.

Transliterado fica assim:

“... dia de toy idiyoy aimatos eise lthen efiapas eis ta agia, aionian lytrosin eyramenos”.

O detalhe para o qual desejamos chamar a atenção é a palavra que destacamos: (agia) Agia. Esta palavra significa: Santo.

Em Hebreus 9:3 encontramos:

“Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos”.

No grego está:

meta de to deuteron katapetasma akhnh h legomenh agia agion”.

Transliterado fica:

“Meta de to deyteron katapetasma akene e legomene agia agion”.

Note que em Hebreus 9:3 aparece realmente duas vezes a palavra (agia) Agia. Ou seja: Santo dos santos. Mas em Hebreus 9:12 aparece a palavra (agia) Agia apenas uma vez, o que mostra o que o escritor aos Hebreus tencionava dizer. Ele escreveu que Cristo havia entrado no lugar santo (Agia) e não no santo dos santos, (Agia agion) como equivocadamente trazem algumas versões. Para que  o texto de Hebreus  9:12 pudesse ser traduzido de forma que dissesse que Cristo, naqueles dias, já tivesse entrado no santo dos santos, a mesma expressão grega (agia) Agia deveria aparecer em Hebreus 9:12 duas vezes, assim como aparece em Hebreus 9:3.

O fato é que, não são em todas as versões da Bíblia que encontramos o mesmo lapso cometido em traduzir o texto de hebreus 9:12, dizendo que Cristo entrou, logo após Sua ascensão, no santo dos santos ou no santíssimo. Na Revista e Corrigida, por exemplo, uma das mais utilizadas, diz simplesmente:

“... entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção”.

Na versão Ave Maria:

“... entrou de uma vez por todas no santuário adquirindo-nos uma redenção eterna”.

Na Revisada, a passagem ficou mais fiel ao texto original:

“... entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção”.

Na Bíblia Católica:

“... entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna”.

Não vemos, portanto, nenhuma dificuldade tanto em hebreus 6:19,20, como em Hebreus 9:12, onde lemos que Cristo, após subir ao Céu entrou apenas no lugar santo, ou seja, no primeiro compartimento do santuário celestial.

Os que se arriscam a “contestar” a verdade de que Cristo entrou no santo dos santos apenas em 1844 citam, equivocadamente, os textos de Hebreus 6:19,20 e 9:12 para com isto procurar dar apoio às sua teorias. Mas alguns destes que dizem que Jesus entrou diretamente no lugar santíssimo, parecem sequer acreditar em um santuário no Céu, contendo, dois compartimentos, o santo e o santo dos santos, ou o santíssimo. Como então tentam provar a entrada de Cristo em um compartimento ou lugar no qual não acreditam?!

Continua...

cristiano_souza7@yahoo.com.br

Nenhum comentário: