AS 70 SEMANAS DE DANIEL 9:24,
FAZEM OU NÃO, PARTE DOS 2300 ANOS?
É importantíssimo que façamos uma rápida análise desta
questão, pois, se as 70 semanas fazem parte dos 2300 anos a explicação das 70
semanas (Daniel 9:24-27) pode e deve ser utilizada para esclarecer o período das
duas mil e trezentas tardes e manhãs. Então vejamos:
Em Daniel 8:1-13, temos relatada a visão do carneiro com
duas pontas ou chifres, do bode com um chifre entre os olhos, quatro chifres
que nasceram no lugar do chifre que fora quebrado e de um chifre pequeno, que
cresceu e se engrandeceu de maneira assombrosa.
No versículo 14 do mesmo capítulo, encontramos a profecia
das duas mil e trezentas tardes e manhãs, e que, no final deste período, o
santuário do novo concerto – pois como veremos este período se estende até a
era cristã – passaria por um processo de purificação.
No versículo 15, Daniel relata que ele procurou entender a
visão. A ordem veio imediatamente: “Gabriel, dá a entender a este a visão” (Vers. 16). O anjo passou a explicar
que:
1 – O carneiro com os dois chifres são os reis da
Média e da Pérsia (Daniel 8:20).
2 – O bode peludo representa o rei da Grécia, e o
chifre do bode simboliza o rei primeiro, ou seja, Alexandre (Daniel 8:21).
3 – Ao ser quebrado o chifre, quatro reinos se
levantariam em seu lugar, simbolizando assim os quatro generais de Alexandre
que lhe sucederam no reino (Daniel 8:22).
4 – E, nos versículos 23-25, o anjo explica ao
profeta acerca do pequeno chifre que se engrandeceu e se fortaleceu. Adiante
falaremos sobre este pequeno chifre e a quem simboliza.
Esta explicação do anjo abrange os eventos desde o
versículo 3 até o versículo 13. A profecia das duas mil e trezentas tardes e
manhãs, ou dos 2300 anos, encontra-se no versículo 14. E quanto a isto disse
Gabriel:
“E a visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira: tu, porém, cerra
a visão, porque só daqui a
muitos dias se cumprirá. E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns
dias; então levantei e tratei dos negócios do rei: e espantei-me acerca
da visão, e não havia quem a entendesse”. Daniel
8:26:27.
Como podemos notar, o anjo foi bem claro e específico na
explicação a Daniel com respeito aos animais e aos chifres. Esta explicação,
repetimos, se estende até o versículo 13. Mas com respeito à visão da tarde e
da manhã foi dito:
“Cerra a visão” (Vers. 26).
Isto significa que somente no tempo do fim – como o anjo
mesmo disse (Daniel 8:17, 19) – esta profecia seria aberta ou seria
completamente compreendida.
Quanto à visão da tarde e da manhã, Daniel declarou:
“Não havia quem a entendesse”.
Assim, o único ponto da profecia que não ficou claro ao
profeta foi:
“Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e
o santuário será purificado”.
Deus promete conhecimento e sabedoria a todos aqueles que
buscam. Tiago 1:5; Provérbios 2:1-10. Ao clamar Daniel a Deus por luz e
conhecimento, foi então enviado um anjo para fazer com que o profeta
compreendesse pelo menos parte da visão sobre as duas mil e trezentas tardes e
manhãs. Disse o anjo:
“No princípio das
tuas súplicas saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado:
toma pois bem sentido na palavra e entende a visão”. Daniel
9:23.
A qual visão o anjo estava referindo-se? No capítulo 9 não
temos o relato de nenhuma visão. A única visão que deixou o profeta perplexo e cheio
de interrogações foi a das duas mil e trezentas tardes e manhãs, e foi com
respeito a esta visão, que tanto preocupou Daniel (Daniel 8:27), que o anjo
disse ter vindo para faze-lo entender o sentido. Notemos, portanto, a
explicação do anjo, que começou a explanação da visão das 2300 tardes e manhãs,
dizendo:
“Setenta semanas
estão determinadas sobre o teu povo...”.
O hebraico autoriza, sem pecar contra a gramática da
língua, traduzir Daniel 9:24 da seguinte forma:
“Setenta semanas
estão cortadas...”.
Esta, inclusive, é a tradução mais exata e correta. O único
período do qual estas 70 semanas poderiam ser “cortadas” ou separadas
são dos 2300 dias ou anos da visão anterior, do capítulo 8 de Daniel.
A palavra hebraica traduzida por “determinadas” é “nechtak”,
que, de acordo com o Hebreu Léxicon, pode ser perfeitamente traduzida por: “cortar,
dividir, decretar, separar ou decepar.” Gesênio no Hebrew Lexicon, define esta palavra da seguinte
maneira: “Propriamente cortar, dividir”. No dicionário Chaldeo-Rabbinic Dictionary
of Stockus, a palavra hebraica foi definida por: “Cortar decepar, separar em
pedaços, entalhar, separar”.
De fato, este período de 70 semanas estava separado ao povo de Israel, para que,
durante este tempo fizesse uma reforma religiosa e desse fim à transgressão e
ao pecado. Este tempo de graça à nação israelita seria separado ou decepado de
qual período? Claro, óbvio, só poderia ser dos 2300 anos! Não existe nenhum
outro período profético do qual estas 70 semanas ou 490 anos poderiam ser
separados ou cortados.
Portanto, está claro que as 70 semanas de Daniel 9:24,
fazem, inquestionavelmente, parte dos 2300 anos. E o que isto significa para a
correta compreensão das duas mil e trezentas tardes e manhãs no fim das quais o santuário seria purificado?
Isto veremos no próximo artigo.
Continua...
cristiano_souoza7@yahoo.com.br
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