quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A VERDADE SOBRE O SANTUÁRIO CELESTIAL - Parte 3


“ATÉ 2300 TARDES E MANHÃS E O SANTUÁRIO SERÁ PURIFICADO”


Esta profecia, localizada no livro de Daniel capítulo 8 versículo 14, nos mostra quando começaria a purificação do santuário. Este santuário que seria purificado não pode ser aquele do velho concerto, onde se ofereciam sacrifícios de animais. Não, absolutamente. O santuário que seria purificado no final do período das 2300 tardes e manhãs é o santuário do novo concerto, o segundo tabernáculo, aquele que “o Senhor fundou, e não o homem” (Hebreus 8:2), pois, o período das 2300 tardes e manhãs, quando no final destes o santuário seria purificado, se estende até a era cristã, quando o santuário do velho concerto já era perempto e sem valor. Na verdade, já não existia mais.

Não entraremos aqui em muitos detalhes na explicação desta profecia, por ser este um assunto bastante amplo. Resumiremos, portanto, mas procuraremos não omitir as partes essenciais desta tão bela verdade. Se ocorrer alguma dúvida ou desejo de compreender melhor o assunto, poderá entrar em contato através deste blog ou pelo endereço eletrônico no final de cada artigo.

O primeiro passo a ser dado clareará praticamente todo o caminho. O primeiro ponto a ser esclarecido para a correta compreensão de Daniel 8:14, é:

                                 QUANTOS DIAS SOMAM 2300 TARDES E MANHÃS? 

Já dialoguei com algumas pessoas que me disseram que as 2300 tardes e manhãs somam um período apenas de 1.150 literais. Não seria necessário dizer que é com deturpações grosseiras da Palavra de Deus que chegam a tal conclusão.

Mas, quanto soma então este período de 2300 tardes e manhãs, segundo a Bíblia?

Para esclarecermos bem este assunto, basta volver nossa atenção para o relato da criação. Em Gêneses capítulo 1, temos:




Vers. 5:

“E foi a

TARDE

e a

MANHÃ

e o dia 1º”

Vers. 8:

“E foi a

TARDE

e a

MANHÃ

e o dia 2º”

Vers. 13:

“E foi a

TARDE

e a

MANHÃ

e o dia 3º”

Vers. 19:

“E foi a

TARDE

e a

MANHÃ

e o dia 4º”

Vers. 23:

“E foi a

TARDE

e a

MANHÃ

e o dia 5º”

Vers. 31:

“E foi a

TARDE

e a

MANHÃ

e o dia 6º”

TOTAL =

 

6 TARDES

 

6 MANHÃS =

6 dias


















Após o 6° dia ter passado, Deus criou o sábado, o sétimo dia da semana (Marcos 2:27). E novamente, após a tarde e a manhã do sábado, raiou novamente o 1° dia da semana.
  
Assim, na criação, temos, inquestionavelmente, 7 tardes  e  manhãs, que perfazem 7 dias de 24 horas, ou 7 dias literais.

Muitos chegam ao absurdo em dizer que na criação existem 14 tardes e 14 manhãs, no intuito de fazer com que os 2300 dias somem apenas 1.150 dias. Mas, para estes, damos apenas um conselho: leiam Gêneses capítulo 1, e aprendam a contar.

A Palavra de Deus nos mostra desta maneira que uma tarde e uma manhã equivalem a um dia; duas tardes e duas manhãs são o mesmo que dois dias, e assim sucessivamente. Quantos dias, pois, somariam 2300 tardes e manhãs? Claro, somam-se inquestionavelmente, 2300 dias. Em profecia, porém, um dia equivale a um ano:

“Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.” Números 14:34.

“E, quando tiveres cumprido estes dias, tornar-te-ás a deitar sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá quarenta dias; um dia te dei para cada ano.” Ezequiel 4:6.

“Porque será o dia da vingança do Senhor, ano de retribuições pela contenda de Sião.” Isaías 34:8.

Temos, portanto, em Daniel 8:14, 2300 anos literais. 

SÃO 2300 SACRIFÍCIOS?


 É triste vermos dia após dia surgirem doutrinas perigosas que acabam envenenando muitas almas, algumas delas honestas e sinceras. Dentre estas fábulas maliciosas está a conclusão de que as 2300 tardes e manhãs não são 2300 anos, mas 2300 sacrifícios, sendo o sacrifício da manhã, realizado às 9:00 horas, e o da tarde, realizado às 15:00 horas. Que, isto somado, durante um período de 1.150 dias, dois holocaustos diários, somariam o total de 2300 sacrifícios.


Sem dúvida, esta é uma conclusão bem pobre, pois ela não encontra base real ou fundamento nas Escrituras Sagradas. Alguns, porém, no intuito de procurar provar que as 2300 tardes e manhãs são 2300 sacrifícios, usam equivocadamente os seguintes textos: Êxodo 29:38,39; Levítico 6:20;  Números 28:4; I Crônicas 16:40; II Crônicas 2:4; 31:3; Esdras 3:3; Salmo 141:2; Daniel 9:21.

Ao analisarmos, porém, estas passagens, podemos verificar que, aqueles que dizem que as 2300 tardes e manhãs se aplicam a sacrifícios estão alienados da verdade, e que os textos acima citados não podem de maneira alguma ser utilizados para se dizer que as 2300 tardes e manhãs referem-se aos sacrifícios diários. As razões são óbvias. Vejamos:

“Isto, pois é o que oferecereis sobre o altar: Dois cordeiros de um ano cada dia continuamente. Um cordeiro oferecerás pela MANHÃ e o outro cordeiro oferecerás à TARDINHA”. Êxodo 29:38,39.

“Para oferecerem ao Senhor os holocaustos sobre o altar dos holocaustos continuamente pela MANHÃ e a TARDE:...”. I Crônicas. 16:40.

“... e para os holocaustos da MANHÃ e da TARDE,...”. II Crônicas. 2:4.

‘... e ofereceram sobre ele (o altar) holocaustos ao Senhor, holocaustos de MANHÃ e de TARDE’. Esdras. 3:3.

“Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da TARDE.” Daniel 9:21.

Como podemos bem notar, todas as vezes – e isto sem nenhuma exceção – que as palavras MANHÃ e TARDE referiam-se a sacrifícios, vinham sempre seguidas ou acompanhadas de substantivos, tais como: cordeiro, sacrifícios, altar, holocaustos, etc. Ou seja, o texto e o contexto mostram realmente que estas passagens estão mencionando os sacríficos. Porém, estes mesmos substantivos não são encontrados em Daniel 8:14, mostrando assim que a profecia das 2300 tardes e manhãs não se referem de forma nenhuma a sacríficos.

Ainda outra observação muito importante: Em Daniel 8:14, como na criação, temos TARDE e MANHÃ. Note bem que a TARDE vem em primeiro lugar e a palavra MANHÃ em segundo. O que isto significa? Bem, como já foi explicado, 1 TARDE e  MANHÃ perfazem o período de 1 dia. Mas as passagens que lemos acima não dizem TARDE e MANHÃ, mas MANHÃ e TARDE. Note que, em todos os textos a MANHÃ vem primeiro e TARDE vem por último, completamente o oposto do que está registrado em Gêneses 1 e em Daniel 8:14.

Assim, em Daniel 8, temos, como na criação, primeiramente TARDE e depois MANHA, somando inquestionavelmente 2300 dias. E com referências a sacrifícios temos primeiramente sacrifícios da MANHÃ e da TARDE, identificando claramente quando estavam referindo-se simplesmente aos sacrifícios, realizados às 9:00 e às 15;00 de cada dia.

Resumidamente, segundo a Bíblia, as 2300 tardes e manhãs não têm absolutamente nada a ver com sacrifícios. Se o anjo tivesse dito a Daniel: “Até 2300 manhãs e tardes de sacrifícios...”, aí sim teríamos razão de pensar que o anjo realmente estava falando dos holocaustos diários. Mas não, como na criação o anjo disse “2300 TARDES e MANHÃS”, que, segundo Gênesis 1, somam sem dúvida 2300 dias ou anos!

Continua...

cristiano_souza7@yahoo.com.br

Nenhum comentário: