quinta-feira, 2 de agosto de 2012

OS REFORMISTAS SÃO DISSIDENTES?


Resposta ao artigo de Gilson Medeiros

POR ONDE ANDAM OS DISSIDENTES?

Por: Cristiano A. de Souza

A princípio, desejamos dizer que a pergunta de Gilson Medeiros soa muito tendenciosa e não reflete a verdade dos fatos. Se ele está se referindo às dezenas e dezenas de grupos que realmente surgiram e tem surgido do meio adventista, não sabemos por onde estes andam. No artigo encontrado no citado blog, a referência parece ser mais aos grupos que tem surgido ultimamente no meio adventista. No entanto, se a pergunta inclui a Igreja Adventista do 7º Dia – Movimento de Reforma, então precisamos, senhor Gilson, esclarece-lo de alguns detalhes que provavelmente o senhor desconhece.

Para isto, vamos avaliar a pergunta proposta acima em duas partes:

1ª Somos dissidentes?
2ª Por onde andamos?

Somos dissidentes?

Por que dizemos que a pergunta de Gilson Medeiros é tendenciosa e não reflete a verdade dos fatos? Se ela se refere também ao Movimento de Reforma, esta pergunta dá uma impressão totalmente equivocada e errônea de que nós temos o espírito dissidente e separatista, e desejamos, com espírito de rebelião, se afastar do que é direito, causar tumulto e separar-nos na igreja Adventista, o que não é e nunca foi verdade!!

Vamos assim, de forma breve, esclarecer os fatos com respeito à Igreja Adventista do 7º Dia – Movimento de Reforma.

Depois da primeira guerra mundial (1914 a 1918), a liderança geral da igreja adventista se reuniu com representantes daqueles irmãos que haviam sido excluídos da igreja por não terem participado ou apoiado os que participaram na guerra. Talvez esta expressão, de que fomos excluídos da igreja Adventista, por si só, poderá parecer chocante, pois, a impressão que a pergunta do senhor Gilson dá, é que nós desejamos se afastar da igreja e dela nos separar. Os fatos, porém, e os documentos mostram o contrário. Vejamos:

“Em 1914, foram excluídos dois por cento dos membros da igreja adventista alemã porque a participação em serviço militar e no sábado, não pode reconciliar-se com a doutrina adventista’. Paulinus, 9 de março de 1953”.

“Quando na Alemanha se fez a decisão contra os mandamentos de Deus, excluindo vários irmãos da igreja, por motivo de sua consciência, e o fato de que repetidas vezes convocamos reuniões para discutir esses importantes assuntos comprova que temos seguido a ordem bíblica e que, como povo, ficamos justificados diante de Deus e da igreja”. PDMO 91.

“Esta situação levou a direção da igreja a reagir com outras ações incorretas, separando da igreja os protestadores sem o devido procedimento”. AR 28.

O próximo texto é até chocante:

“Sendo que naquele tempo os excomungados não se tinham organizado...”. AR 29.

Sim, fomos excluídos, excomungados da igreja adventista, e por quê? Porque lutávamos pela fé original da igreja adventista do 7º Dia. Segundo o pastor H. Kramer, a igreja Adventista tinha então, durante a primeira guerra mundial, adotado uma postura contrária à fé original. Kramer escreveu:

“Esta postura em relação ao serviço de combatente, bem como ao dever no sábado, estava claramente em oposição à atitude tomada pelos adventistas durante a Guerra Civil nos Estados Unidos”. AR 27.

Diante desse fato, o que poderiam fazer os fiéis? Deveriam ir contra a verdade que a igreja Adventista havia defendido por décadas?

O que é mais interessante, é que a igreja defendia a liberdade de consciência ao dar permissão a seus membros para participarem na guerra.

“O líder adventista então declarou que, a determinação final quanto ao que era certo e ao que era errado, deveria ser deixada com a consciência individual do membro”. AR 37.

Mas, por que então excluiu os que não desejaram participar da guerra? Por que a liberdade de consciência serviu apenas para os combatentes? Por que a liderança da igreja Adventista, com base na liberdade de consciência, não inocentou também os que foram excomungados da igreja por terem decidido, segundo a consciência, se abster de não participarem na guerra? Onde está a coerência nesta questão? Ou seja, o pressuposto da liberdade de consciência servia apenas aos propósitos da transgressão da lei?!

Mas o fato é que, mesmo depois de terem sido injustiçados, estes irmãos excluídos não desejaram abandonar a igreja. Continuavam a acreditar que pertenciam à igreja Adventista e dela não desejavam se retirar.

Voltando, portanto, à nossa história, depois da guerra terminada, representantes da liderança mundial adventista se reuniram em Friedensal, Alemanha, em 1920, com representantes desses irmãos que foram injustamente excomungados da igreja Adventista. Relatarei uma parte do que foi dito naquela ocasião e você, que lê este artigo, agora poderá dizer se somos nós os que temos um espírito dissidente e separatista.

O Movimento de Reforma, ou os 2%, fizeram tudo o que estava a seu alcance para que não ocorresse divisão. Apenas uma coisa eles não estavam dispostos a fazer: Sacrificar princípios e a verdade. Fora disto, fizeram todas as tentativas possíveis para manter a unidade. Leia com atenção o diálogo realizado naquele tempo e você poderá notar isto. Quando a direção da igreja Adventista reunida em 1920 tomou a posição de defender os transgressores, ela assumiu toda a culpa de seus membros como igreja. Diante de Deus a igreja se tornara traidora, pois reconheceu uma lei acima da lei de Deus (TM 16, 17). Quando foi perguntado se esta era a decisão final da igreja, a saber, a de dar liberdade de consciência para que a lei de Deus fosse transgredida, o presidente adventista respondeu que sim. O representante dos 2% que foram excluídos, perguntou-lhes então se existia uma instância mais alta para que esta decisão pudesse ser revogada. Isto mostra que o Movimento Opositor, os 2%, não queriam separar-se da igreja, caso fosse este o desejo, e não teriam ficado tentando um acordo ou ajuste. Restava apenas uma saída: O Espírito de Profecia esclarece que quando a conferência Geral está reunida em assembleia Geral, então as decisões tomadas ali, constituem a voz de Deus. Esta sugestão foi dada pelo representante dos 2% como umas das últimas tentativas para se salvar a unidade. Mas a resposta do líder da igreja Adventista foi estarrecedora:

“Creio que não podemos perder tempo nem dinheiro para vos dar falsas esperanças quanto a conclusão desta questão”. PDMO 88.

Diante disto, o que restava aos fiéis? A única maneira de permanecer na igreja Adventista era sacrificando a verdade, neste caso, porém, “seria preferível que prevalecessem as diferenças e as conseqüentes lutas”. GC 43.

O resultado foi que, por não aceitarem o novo ponto de vista da igreja, estes 2% foram expulsos, ou como está no livro do pastor H. Kramer, publicado pela Casa, foram “excomungados”. Leia o dialogo abaixo e tire suas conclusões.
               
(Movimento Opositor 2%) “Tínhamos mais perguntas, mas estas quatro nos foram respondidas ontem à noite. Agora, em primeiro lugar, tenho de fazer outra pergunta que talvez possa ser respondida com brevidade. Esta é a resposta definitiva da Conferência geral?” PDMO 85.

Nota: A decisão definitiva da Conferência Geral a que se referiam os representantes dos irmãos excluídos era a liberdade de consciência para transgredir os mandamentos de Deus sem que fossem excluídos os transgressores.

Diante da pergunta, a resposta de Daniells (Presidente Mundial Adventista) foi:

“No que tange a nossas convicções e nosso juízo, cremos que esta seja nossa decisão definitiva”. PDMO 86

“E. Dorscheler” – ( Movimento Opositor 2%) “Existe instância superior para apelação?

“A. G. Daniells” – (Presidente Mundial Adventista) “Não há instância mais alta,...”.

“E. Dorscheler” –  (Movimento Opositor 2%) “Não seria muito importante que para esta resolução definitiva se reunissem irmãos de todo o mundo?PDMO 87.

(Presidente Mundial Adventista) “Creio que não podemos perder tempo nem dinheiro para vos dar falsas esperanças quanto à conclusão desta questão... Porém queremos dizer-vos que em razão disso este assunto não poderá tomar rumo diferente”. PDMO 88.

O resultado dessa obstinada decisão da igreja Adventista foi a seguinte:

“É de interesse notar que ele (Doerschler) foi a própria pessoa escolhida para representar os membros que foram desligados da comunhão da igreja diante dos irmãos da Associação Geral em 1920”. AR 30.

Perceba, caro amigo e irmão, que não eram os reformadores ou os reformistas que estavam nutrindo sentimento dissidente. Queríamos continuar na igreja!

Este triste incidente ocorreu, como já mencionamos, em 1920. A igreja Adventista achou que seria gastar demais com os que não quiseram ir à guerra e preservar assim a unidade e a antiga fé. Mas mesmo depois deste ocorrido, a igreja Adventista se reuniu em Assembleia Geral para se reorganizarem. Esta reunião ocorreu em 1922 em São Francisco. Os Reformistas viram então, nesta reunião, a oportunidade que desejavam para conseguirem uma harmonia e permanecerem na igreja Adventista, sem que fosse necessário afastarem-se para sempre dela. Mesmo tendo sido perseguidos, excomungados, taxados de fanáticos, os 2% ainda sentiam que deveriam fazer todo o possível para que a harmonia, a união, pudesse ainda ser mantida. Enviaram então, àquela Assembleia geral, dois representantes do Movimento Opositor ou Movimento de Reforma, como mais tarde foi registrado. O resultado desta visita é o triste relato que podemos ler abaixo:

“Em 1922, os reformistas solicitaram uma audiência na Sessão da Associação Geral, em São Francisco. Esta não foi concedida pelo pastor Daniells.” AR 41.

Por isso, a pergunta do senhor Gilson Medeiros, se se refere também ao Movimento de Reforma, é injusta e pode ser aplicada antes à igreja Adventista, e não a nós, pois a igreja Adventista sim foi dissidente, pois que abandonou à fé e a verdade e se separou do povo de Deus, o Movimento de Reform, repetindo a história católica. Em uma analogia:

“Os romanistas (Hoje os adventistas) tem persistido em acusar os protestantes (Os Reformistas) de heresia e voluntária separação da verdadeira igreja (A igreja Adventista). Semelhantes acusações, porém, aplicam-se antes a eles próprios (à igreja Adventista). São eles (Os adventistas) os que depuseram a bandeira de Cristo, e se afastaram da ‘fé que uma vez foi dada aos santos’. S. Judas 3”. GC 49.

Portanto, a pergunta, se somos dissidentes, está respondida! Não, não somos. Vamos à outra:

Por onde andamos?

Esta pergunta podemos também subdividi-la em duas partes: 1ª A questão física. 2ª A questão espiritual.

No que se refere à questão física, você que lê este artigo, poderá nos encontrar em vários endereços onde temos igrejas e instituições. Segue três links principais de nossa obra no Brasil:


Mas, desejamos dar a esta pergunta, também uma resposta espiritual. Por onde andamos? Em que caminho estamos?

Na mente dos membros da igreja Adventista, está a ideia de que sua igreja está indo para a Canaã Celestial. Infelizmente precisamos dizer a estas almas que vocês se encontram equivocados. Existe sim uma igreja indo à Canaã Celestial, mas esta não é a igreja Adventista, mas sim a Igreja Adventista do 7º - Movimento de Reforma. Calma, não se assuste, vou lhe explicar. Veja para onde está indo a igreja Adventista:

“Encho-me de tristeza quando penso em nossa condição como um povo. O Senhor não nos cerrou o Céu, mas nosso próprio procedimento de constante apostasia nos separou de Deus. O orgulho a cobiça e o amor do mundo tem habitado no coração sem temor de ser banidos ou condenados. Pecados graves e presunçosos tem habitado entre nós. E no entanto, a opinião geral é que a igreja está florescendo, e que a paz e a prosperidade espiritual se encontram em todas as suas fronteiras. A igreja deixou de seguir a Cristo Seu guia, e está constantemente retrocedendo rumo ao Egito”. SC 38, 39.

Para onde está indo a igreja Adventista? Se você que lê este artigo agora quer ir à Canaã e é Adventista, te aconselho a mudar de barco, porque a sua nau não está indo para Canaã!

A igreja não tem mais a Cristo como Seu guia.

“A igreja está na condição laodiceana. A presença de Deus não está no meio dela”. EF 44.

“Diz a Testemunha Verdadeira, de uma igreja fria, sem vida e sem Cristo: ...” I ME 357.
A igreja Adventista se encontra desnorteada. Pensando que está indo pra Canaã e na verdade indo para o Egito. Mas Deus tem um povo que está na direção certa, pois Deus não fica sem igreja. Na profecia, encontramos duas Igrejas Adventistas: Uma indo para o Egito que é a Igreja Adventista, e outra, um pequeno povo, levando a arca de Deus para Canaã. A qual você deseja pertencer? Quer ir pra onde, Canaã ou Egito? Se a resposta for Canaã, sugiro que procure o remanescente que esteja indo para lá!

Estas duas igrejas são colocadas pela profecia em várias passagens. Uma delas diz:

“Mas há um povo que levará a arca de Deus. Dentre nós sairão alguns que não mais levarão a arca”. TM 411.

O povo que leva a arca a esta levando para onde, para o Egito? Não, a arca deve ir para Canaã. Se a igreja não está indo pra lá, ela não pode estar levando a arca. Existe outro povo, que não é a Igreja Adventista, que está levando arca para Canaã, e a este povo devemos nós pertencer. Ao mencionar que alguns sairão de nós que não mais levarão a arca, com certeza a referência é sobre aqueles que deixaram a verdade e tomaram a direção do Egito, portanto a igreja Adventista!

A morte espiritual sobreveio ao povo que deveria estar manifestando vida e zelo, pureza e consagração, pela mais fervente devoção à causa da verdade. Os fatos concernentes à real condição do professo povo de Deus falam mais alto que sua profissão e evidenciam que algum poder cortou o cabo que os ancorava na Rocha Eterna e estão   flutuando pelo mar sem mapa ou bússola”. RH, 24/7/1888. CJN 36

Uma igreja nestas condições chegará ao porto? Não, nunca. Sem Cristo, sem bússola, sem mapa, doente, sem rumo...

Todo o corpo está doente devido ao desgoverno e a falta de cálculo. O povo a quem Deus confiou os interesses eternos os depositários da verdade plena de resultados eternos, os guardadores da luz que deve iluminar todo o mundo, perderam o rumo”. TM 397.

Se você, caro irmão Adventista, quer saber por onde anda o povo de Deus, o Movimento de Reforma, procure-nos no mesmo caminho na direção da Canaã Celestial e vai nos encontrar lá, caminhando pelo caminho estreito, pois seguimos os passos de nosso Salvador. Convidamos a você que faça esta viagem juntamente conosco, o povo de Deus, a Igreja Adventista do 7º Dia – Movimento de Reforma!

Se desejar tirar dúvidas ou dar sugestões, entre em contato:   cristiano_souza7@yahoo.com.br

Abreviaturas

GC – O Grande Conflito - Casa Publicadora Brasileira
EF – Eventos Finais - Casa Publicadora Brasileira
TM – Testemunhos para Ministros - Casa Publicadora Brasileira
PDMO – Protocolo da Discussão com o Movimento Opositor - EMVP
AR – Os Adventistas da Reforma - Casa Publicadora Brasileira
SC – Serviço Cristão - Casa Publicadora Brasileira
CJN – Cristo Justiça Nossa - EMVP
I ME – Mensagens Escolhidas Vol. 1

14 comentários:

Comprar Barato disse...

Muito bom irmão Cristiano, realmente Deus ainda tem um povo na terra que se acha viajando rumo à Canaã Celestial.

Unknown disse...

muito bom irmão!!! sou membro do movimento de reforma e me sinto muito grato ao Senhor por conhecer a igreja remanescente!!!

Unknown disse...

Eu sei que meu redentor vive eternamente e que Ele restaurou sua igreja nos últimos dias!!! eu sei que esta é a igreja remida do Senhor!!esse testemunho eu deixo em nome de Jesus!! amém!!!!

Ellem susa disse...

eu tbm sou muito grata a Deus por pertencer ao remasnecente fiel de Deus aqui na terra..pertenço ao Movimento de Reforma..

Anônimo disse...

so reformista neste blog. estranho! e outra voces falam muita asneira. como sempre nunca mudaram. ainda bem que sai desta igreja.

Cristiano disse...

Anônimo, sua forma de se expressar mostra que vc não vive em paz com vc mesmo. Sinceramente não sei se vc ajudaria a igreja de Deus na Terra. Talvez tenha sido mesmo bom que vc saiu da igreja... Quem sabe, quando se converter à verdade, vc volte diferente!! Oraremos por isto!

Andrew Kust disse...

Deus em sua infinita sabedoria não deixaria seu povo nas mãos do inimigo das almas, a verdade reina absolutamente sobre o mal e a mentira. Deus seja conosco, o verdadeiro povo Adventista. Obrigado pela explanação irmão Cristiano

ALBERTO DE OLIVEIRA MONTALVÃO disse...

É chegado o tempo para se realizar uma reforma completa. Quando esta reforma começar, o espírito de oração atuará em cada crente e banirá da igreja o espírito de discórdia e luta. Os que não têm estado a viver em comunhão cristã, chegar-se-ão uns aos outros em contato íntimo. Um membro que trabalhe da maneira devida levará outros membros a unir-se-lhes em súplica pela revelação do Espírito Santo. Não haverá confusão, [180] pois todos estarão em harmonia com o Espírito. As barreiras que separam um crente de outro, serão derribadas e os servos de Deus falarão as mesmas coisas.
Em visões da noite passaram perante mim representações de um grande movimento reformatório entre o povo de Deus. Muitos estavam louvando a Deus. Os enfermos eram curados, e outros milagres eram realizados. Viu-se um espírito de intercessão tal como se manifestou antes do grande dia de Pentecoste. Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por toda parte para a proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celestial. Grandes bênçãos eram recebidas pelo fiel e humilde povo de Deus. Ouvi vozes de ações de graças e louvor, e parecia haver uma reforma como a que testemunhamos em 1844.
ESSA É A REFORMA VERDADEIRA A QUAL ESPERAMOS


Irmãos, como embaixadores de Cristo, advirto-vos que vos guardeis contra esses movimentos desviados, cuja tendência é distrair a mente da verdade. O erro jamais é inofensivo. Nunca ele santifica, mas sempre traz confusão e dissensão. É sempre perigoso.
ALBERTO
(77) 999788613

Cristiano disse...

Esse texto que o irmão citou refere-se à última fase da reforma irmão Alberto!

"Deve haver uma REFORMA em nossas fileiras; cumpre que as pessoas alcancem mais elevada norma ANTES que possamos esperar que o poder de Deus se manifeste de maneira acentuada em favor da cura dos doentes." Medicina e Salvação, pág. 16.

O irmão tem rejeitado a primeira fase da reforma acima mencionada e está correndo o risco de não participar também da segunda e última!

Olvide Zanella disse...

Em geral busca-se 'aquela igreja', a do 'Deus vivo e verdadeiro'! Existe? Sim, sem a menor sombra de dúvidas: existe! Qual é, pois? Ora, essa resposta pode ser dada apenas pelo Senhor, obviamente.

E onde está essa bendita resposta? Está em Marcos 13.9-13 [e passagens correlatas: Mateus 10.17-23]. Observe-se que Jesus está Se dirigindo à Sua igreja nas proximidade de Seu retorno à Terra, avisando-a de que ela será excluída pelo 'sinédrio' - comissão da igreja. Quem dirige a comissão da igreja, nos casos de se aplicar disciplina? A esses, Ele Se refere com o pronome ' Eles' ou 'Homens'. E essa verdadeira igreja é 'açoitada' com calúnias, difamações, etc no âmbito da própria congregação [sinagoga].

Temos, assim, que Sua igreja verdadeira nos dias finais terá, então, também esta característica: "Os que confiaram no intelecto, no gênio ou talento não permanecerão à frente das fileiras e colunas. ...Na última e mais solene obra, poucos grandes homens se empenharão." (EGW, 5 T 80)
Assim, Ele nos está nos assegurando que Sua verdadeira igreja é composta pelos que -- na SACUDIDURA que acontece hodiernamente -- são excluídos pelas administrações de todas as múltiplas organizações religiosas -- ditas cristãs ou não-cristãs, sem qualquer exceção!

Unknown disse...

Eu não vejo vantagem alguma em ser do mov: de reforma

Pedro Fernandes disse...

Oh Sr. CRISTIANO, PARE DE CATAR TEXTOS ISOLADOS.
LEIA : 1 a M E cap. 56,- PROFetas e REIS - 713 a 721,TESTEMUNHOS SELETOS - 2 - 355 A 363 / MENSAGENS ESCOLHIDAS 3 - 260,A 182 / EVENTOS FINAIS 49,50,51 / T.S 2 - 374 / M E 2 -68,69 / M E 2 - 63 A 71 / T.I.- 9 TODO CAP. 1 / T.I.6-14 A 22 /
T.S.2 - 374/ T.M.- 47 / T.S.2 - 363 / T.S.1 -335 / DTN 638,639 / M.E 1 - 170,180,181 / T.I 5 TODO CAP. 24 /
M.E 3 - 315 ///// E MUITOS OUTROS , LEIA OS TESTEMUNHOS AMIGO, FIQUEI 30 ANOS NA REFORMA ENUNCA ME MOSTRARAM ESSES TEXTOS AI, SOMENTE DEPOIS DE TER NA NET OS TESTEMUNHOS É QUE DESCOBRI A VERDADE. ALIAS....LI TAMBÉM O LIVRO DA VIDA. TUDO QUE OUVI NA REFORMA FORAM TEXTOS CATADOS OFENDENDO A VERDADEIRA IGREJA DE DEUS.

SDS

Pedro disse...

Leia MENSAGENS ESCOLHIDAS - vol. 3 - 315 e tire suas conclusões.

Anônimo disse...

Alguém pode entrar contato comigo 83999084510 pra mim pode ser fiel com decimo