domingo, 29 de julho de 2012

A Postura Correta Na Oração


QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE ISTO?




II Crôn. 6:13. “Porque Salomão tinha feito uma plataforma de metal, de cinco côvados de comprimento, de cinco côvados de largura e de três côvados de altura, e a tinha posto no meio do pátio, e pôs-se em pé sobre ela, e ajoelhou-se em presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as suas mãos para o céu.”

Esd. 9:5. “E perto do sacrifício da tarde me levantei da minha aflição, havendo já rasgado as minhas vestes e o meu manto, e me pus de joelhos, e estendi as minhas mãos para o Senhor meu Deus.”

Salmo 95:6. “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.”

Dan. 6:10. “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.”

Luc. 22:41. “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava.

At. 7:59,60. “E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.”

At. 9:40. “Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.”

At. 20:36. “E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles.”

Ef. 3:14. “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Fil. 2:10. “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.”

Apoc.5:8. “E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.”

Sl 22:29. “Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma.”

Sl 86:9.Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.”

I Reis 8:54. “Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do altar do Senhor.”

Is. 45:23. “Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.”

Mat. 26:39. “E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”

Deut. 9:25. “E prostrei-me perante o Senhor; aqueles quarenta dias e quarenta noites estive prostrado, porquanto o Senhor dissera que vos queria destruir.”

Num. 16:22. “Mas eles se prostraram sobre os seus rostos, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação?”

I Crôn. 29:20. “Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao Senhor vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o Senhor, e o Rei.

Sl 72:11. “E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.”

Sl 132:7.Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés.”

Apoc. 15:4. “Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.”

Sl 97:7. “Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses.”

Sl 99:5. “Exaltai ao Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, pois é santo.”

A ADORAÇÃO É REALIZADA DE JOELHOS

Apoc. 22:8. “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.”

Apoc. 19:10. “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus...”.

Mat. 2:11. “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”

Apoc. 5:14. “E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.”

II Crôn. 29:29. “E acabando de o oferecer, o rei e todos quantos com ele se achavam se prostraram e adoraram.”

Jos. 5:14. “E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?”

II Crôn. 20:18. “Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-O.”

Apoc.7:11. “E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus.”

Apoc. 11:16. “E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus.”

DEUS NÃO ACEITA QUE NOS AJOELHEMOS OU NOS PROSTEMOS DIANTE DE OUTROS DEUSES, POIS ISTO É UM ATO DE ADORAÇÃO QUE DEVEMOS UNICAMENTE A ELE.

Dan. 3:5,6,7,15. “Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrareis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente. Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado. Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”

II Crôn. 7:19,20. “Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos.”

Mat. 4:8-10. “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”

Obs: O que não podemos fazer para outros deuses devemos fazer para Deus nos ajoelhando diante dEle. Jesus disse que só podemos nos prostrar diante de Deus.

II Crôn. 7:22. “E dirão: Porque deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal.”

Sl 81:9. “Não haverá entre ti deus alheio, nem te prostrarás ante um deus estranho.

Is. 2:20. “Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem.”

I Reis 9:6,7. “Porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles, então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos.”

Is. 44:19. “E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?”

QUE DIZ O ESPÍRITO DE PROFECIA SOBRE ISTO?

II ME 314.Temos a esperança de que nossos irmãos não manifestarão menos reverência e respeito ao aproximarem-se do único Deus vivo e verdadeiro do que os pagãos manifestam para com suas divindades idólatras, ou estes povos serão nossos juízes no dia da decisão final. Falo a todos os que ocupam os lugares de professores em nossas escolas. Homens e mulheres, não desonreis a Deus pela vossa irreverência e imponência. Não vos ponhais eretos em vosso farisaísmo ao fazerdes vossas orações a Deus. Desconfiai de vossa própria força. Não confieis nela; mas prostrai-vos freqüentemente de joelhos diante de Deus, e adorai-O.”

II ME 311. “Tenho recebido cartas perguntando-me sobre a posição que deve ser assumida pela pessoa ao fazer oração ao Soberano do Universo. Onde obtiveram nossos irmãos a idéia de que deviam ficar em pé quando oram a Deus? Alguém que por cerca de cinco anos se educou em Battle Creek foi solicitado a fazer a oração antes que a irmã White falasse ao povo. Mas quando o vi pôr-se em pé enquanto os lábios se iam abrir em oração a Deus, minha alma foi levada no íntimo a dar-lhe uma repreensão pública. Chamando-o por nome, disse-lhe: "Prostre-se de joelhos!" Esta é sempre a posição apropriada.

Citado por Ellen White as seguintes passagens:
Luc. 22:41; Atos 9:40; Atos 7:59 e 60; Atos 20:36; Atos 21:5; Esd. 9:5 e 6; Sal. 95:6; Efés. 3:14; II Crôn. 6:13.

II ME 312.Quando em oração a Deus a posição indicada é prostrado de joelhos. Este ato de culto foi exigido dos três hebreus cativos na Babilônia. ... Mas tal ato era preito que só devia ser prestado a Deus - o Soberano do mundo, o Dominador do Universo.”

II ME 313. “Apresento estes textos comprovativos, com a pergunta: "Onde recebeu o irmão H sua educação?" - Em Battle Creek. Será possível que com todo o esclarecimento que Deus tem dado a Seu povo sobre a reverência, pastores, diretores e professores de nossas escolas, por preceito e exemplo ensinem os jovens a ficarem em pé na devoção, como faziam os fariseus?

II ME 315.Os adventistas do sétimo dia fazem a profissão de ser o povo que guarda os mandamentos de Deus; mas estão a perder o seu espírito devocional... O homem deve vir ao escabelo da misericórdia de joelhos prostrados, como um súdito da graça, um suplicante... Há uma crescente falta de reverência para com o nosso Criador, um crescente desrespeito pela Sua grandeza e majestade.”

II ME 316. “Não há tempo nem lugar impróprios para se erguer a Deus uma oração... Entre as turbas de transeuntes na rua, em meio de uma transação comercial, podemos elevar a Deus um pedido, rogando a direção divina, como fez Neemias quando apresentou seu pedido, perante o rei Artaxerxes. – Caminho a Cristo, pág. 99.”

II ME 316. “Podemos falar com Jesus no caminho e Ele diz: Estou a tua mão direita. Podemos comunicar com Deus em nosso coração: andar na companhia de Cristo. Quando empenhados em nossos trabalhos diários, podemos exaltar o desejo de nosso coração, de maneira inaudível aos ouvidos humanos; mas essas palavras não amortecerão em silêncio, nem serão perdidas. Coisa alguma pode sufocar o desejo da alma. Ele se ergue acima do burburinho das ruas, acima do barulho das máquinas. É a Deus que estamos falando, e nossa oração é ouvida. – Obreiros Evangélicos, pág. 258.

II ME 315. “Para orar não é necessário que estejais sempre prostrados de joelhos. Cultivai o hábito de falar com o Salvador quando sós, quando estais caminhando e quando ocupados com os trabalhos diários. A Ciência do Bom Viver, págs. 510 e 511.”

Obs: Nestes lugares, na rua, durante o trabalho, no caminho para casa, ou ao trabalho, indo à escola, durante a transação comercial, nos deveres diários, não precisamos nos ajoelhar. Sobre o culto público, ou seja, na igreja, ou no culto familiar, nos lares, ou onde for apropriado  diz a Insna igreja, o no culto fam, no caminho, diz a inspiração:

II TS 195. “Ao ser aberta a reunião com oração, cada qual deve ajoelhar-se na presença do Altíssimo e elevar o coração a Deus em silenciosa devoção.”

III ME 268. “Ao fim de meu sermão, fui impressionada pelo Espírito de Deus a estender àqueles que desejassem entregar-se inteiramente ao Senhor, um convite para irem à frente. Os que sentiram a necessidade das orações dos servos de Deus foram convidados a manifestá-lo. Cerca de trinta foram para a frente... Ajoelhamos em oração. Meu filho tomou a direção, e certamente o Senhor dirigiu a súplica; pois ele parecia orar como se estivesse na presença de Deus. – Review and Herald, 30 de julho de 1895.”

II ME 314. “E quando vos reunis para adorar a Deus, não deixeis de vos prostrar de joelhos diante dEle.”

II ME 312.Tanto no culto público como no particular é nosso dever prostrar-nos de joelhos diante de Deus quando Lhe dirigimos nossas petições. Este procedimento mostra nossa dependência de Deus.”

                                                  ORAÇÃO DE JOELHOS NOS LARES

BS 99. “Comecei a palestrar com minhas jovens companheiras e fui aos seus lares para com elas falar de minha experiência, de quão precioso o Salvador era para mim, como eu desejava servi-Lo e quanto desejava que elas O servissem também. Assim foi-me possível falar da preciosidade de Cristo e dizer-lhes: "Não gostaríeis de ajoelhar comigo em oração?" Algumas se ajoelhavam e outras ficavam assentadas em suas cadeiras, mas antes de desistirmos todas estavam de joelhos e podíamos orar juntas por horas, até que a última dissesse: "Creio que Jesus perdoou os meus pecados." Algumas vezes o Sol nascia antes que abandonássemos a luta. Há um grande poder em Jesus. –  Manuscrito 10, 1888.”

BS 340. “Desejaríamos poder entrar em seu lar e chorar com vocês e com vocês ajoelhar em oração.”

MS 32. “É privilégio seu de a eles falar de maneira encorajadora, e se ajoelhar ao lado de sua cama para terem algumas palavras de oração.”

I ME 79. “Ao ler a Palavra de Deus e ajoelhar-me em oração, sinto-me tão impressionada com a bondade e a misericórdia divinas, que não posso fazer minha petição sem chorar.”

II ME 265. “Devo escrever-vos algumas linhas. Desejaríamos poder chegar a vosso lar e chorar convosco e convosco ajoelhar-nos em oração.”


“Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” Fil. 2:10.


Abreviaturas:

ME – Mensagens Escolhidas
TS – Testemunhos Seletos
BS – beneficência Social
MS – Medicina e Salvação

Nenhum comentário: