terça-feira, 11 de dezembro de 2012

1 + 1 + 1 = 1. Isto é Possível?



A TRI – UNIDADE SIMPLIFICADA

 

Para muitos, compreender a unidade existente entre as três Pessoas da Divindade, constitui mistério. Como pode? Perguntam. Como pode existirem três Pessoas, cada uma sendo Deus, e, no entanto, não existirem três Deuses, mas somente um Deus? Infelizmente, muitos, por não compreender acabam descrendo. Outros, acabam representando, aquilo que não entendem; com figuras horríveis – como eu já  vi – com três cabeças e quatro pernas, e coisas semelhantes, dando assim, aos inimigos da verdade motivos para blasfemarem de Deus e de  Sua doutrina tão clara revelada nas Escrituras.

Não é difícil para um pesquisador sincero entender a verdade da Tri-Unidade de Deus, ou da Trindade, como é mais popularmente chamada. Mesmo os mais iletrados e ignorantes podem, se quiserem, entender e compreender.

Vejamos como Jesus explicou esta verdade de uma forma bem simples. Ele disse:

Eu e o Pai somos Um”. João10:30

Não podemos aqui, de forma alguma, entender que Cristo estava dizendo que Ele e o Pai eram exatamente a mesma Pessoa, pois na frase aparecem duas Pessoas distintas Uma da Outra: Eu e o Pai”. Seguida ainda do verbo Ser no plural: “Somos Um” Identificando assim, claramente duas Pessoas e jamais apenas uma. A expressão Um, significa simplesmente que trabalham juntos em perfeita unidade. Em outras palavras, os Dois são tão unidos como se existisse apenas uma só Pessoa. Esta era a verdade que Moisés referiu-se quando disse:

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o Único Senhor”.  Deuteronômio 6:4.

Antes de prosseguirmos, uma observação: A palavra correspondente para “Único” no hebraico é: “Echad”. Esta palavra revela, de acordo com a própria língua hebraica, uma pluralidade de Pessoas. Esta palavra, “único” (Echad) no hebraico é composta e não absoluta. Exemplo clássico deste fato é o quando esta mesma palavra é utilizada para designar o matrimônio. Ao falar do homem e da mulher Deus disse:

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só (Echad) carne.” Gênesis 2:24.

Jesus enfatizou também esta mesma verdade ao dizer:

“E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Mateus 19:5-6.

No original hebraico a expressão “uma só” está “Echad”. Esta "uma só carne" era composta de marido e mulher!!  O mesmo e dá com o texto de Deuteronômio 6:4, onde esta mesma palavra aparece novamente mostrando uma pluralidade de Pessoas. Quando lemos que Jeová é o único Senhor, ao nos deparamos com a palavra “Echad”, se percebe facilmente e claramente que este único Senhor é composto por mais de uma Pessoa!

Existe outra palavra hebraica para demonstrar unidade absoluta e esta é “Yachid”. Temos exemplo da utilização desta palavra também nas Escrituras:

“Ó filha do meu povo, cinge-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho único, (Yachid) pranto de amargura; porque de repente virá o destruidor sobre nós.” Jeremias 6:26.

“E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; e porei pano de saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como luto por um filho único, (Yachid) e o seu fim como dia de amarguras.” Amós 8:10.

Mas inspirado, Moisés utilizou a expressão correta para mostrar que a Divindade, o único Senhor sem princípio e sem fim, é composto por mais de uma Pessoa!

Para entendermos melhor esta questão, tomaremos um exemplo utilizado por nosso Salvador, ao comparar a unidade existente na Tri-Unidade com a unidade que deveria existir entre Seus discípulos. Disse Ele:

“... Pai santo, guarda em Teu nome aqueles que Me deste, para que sejam um ASSIM COMO NÓS”. 

Esta passagem do evangelho de João 17:11 é mais que esclarecedora, ela revela exatamente a espécie de união ou unidade existente entre as Pessoas da Divindade. A comparação de Cristo neste texto não deixa margem de dúvida para um pesquisador da verdade. E não podemos deixar de notar ainda que Jesus fez uso da primeira pessoa do plural para referir-se a Ele e a Seu Pai.  “... assim como Nós”.  Para aqueles que acreditam na existência de um único Ser na Divindade isto é importante, pois revela mais de uma Pessoa.

Esta verdade foi novamente repetida e reafirmada de uma forma mais esclarecedora. Encontramo-la no mesmo capítulo do evangelho de João versículos 21 e 22:

“Para que todos sejam Um, COMO TU Ó PAI O ÉS EM MIM, E EU EM TI; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste.  E  Eu  dei-lhe  a glória  que a Mim  me deste, para que sejam um, COMO NÓS  somos Um”.

Observe a comparação de Jesus: “Sejam um assim como nós”. Ou seja, ao mesmo tempo em que Pai e Filho são duas Pessoas distintas, são também considerados como sendo uma só Pessoa. Desta forma fica fácil entendermos porque dizemos que há um só Deus.

Muitas pessoas, reunidas sob um mesmo propósito, também eram consideradas como se fossem uma só:

“E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.  Gênesis 11:6.
“Chegando, pois, o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já nas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém.” Esdras 3:1.

“Então se levantou Jesuá, seus filhos, e seus irmãos, Cadmiel e seus filhos, os filhos de Judá, como um só homem, para dirigirem os que faziam a obra na casa de Deus, bem como os filhos de Henadade, seus filhos e seus irmãos, os levitas.” Esdras 3:9.  

“Porque os sacerdotes e levitas se purificaram como se fossem um só homem, todos estavam limpos; e mataram o cordeiro da páscoa para todos os filhos do cativeiro, e para seus irmãos, os sacerdotes, e para si mesmos.” Esdras 6:20.

A clareza destes versículos é inquestionável. Neles compreendemos claramente o que significa a expressão: três Pessoas, mas um só Deus. Pedimos apenas ao estimado leitor que releia as passagens citadas acima e procure compreender as grandes e inauditas verdades nelas contidas. Pois, o assunto que para muitos até agora consiste em mistério, para ti foi revelado!!

Para maiores esclarecimentos: cristiano_souza7@yahoo.com.br 

Que Deus te abençoe!!

Um comentário:

Anônimo 33 disse...

😳 uau! Muito bom,e,esclarecedor.🙏👍