quinta-feira, 17 de julho de 2014

Leandro Quadros X Escritos de Ellen White e a Questão do Vestuário

No artigo anterior, o qual você poderá visualizar no seguinte link:


Postamos uma explicação ao artigo do professor Leandro Quadros, sobre a questão da mulher usar calças.

Meus comentários foram visualizados por ele através de seu facebook, porém, não foram, como já mencionei, publicados no site do programa “Na mira da verdade.” Ao contrário disso, me depararei, pouco tempo depois, com outro artigo, que parece ter endereço certo: Tentar refutar meus comentários os quais fiz com base na inspiração.

A forma como o professor Leandro Quadros iniciou seu segundo artigo sobre o vestuário feminino, não parecia ser daquele orador educado como é apresentado no programa. Iniciou chamando as pessoas que não veem certos assuntos como ele vê, de analfabetos, o que levou alguns internautas a se oporem a este tipo de atitude, como você poderá ver no seguinte link:


Para tentar se justificar de tal grosseria e deselegância, ele mencionou:

Escrevi daquele modo porque uma pessoa meio agressiva leu tais citações da Sra. White, não entendeu e pensou que tinha entendido, tendo assim argumentos para me atacar.[1]

Se lerem meu artigo anterior, ao qual ele se refere, qualquer pessoa perceberá que não houve de minha parte nenhuma atitude agressiva, nem algum ataque à pessoa do professor Leandro Quadros. O que fiz foi apenas esclarecer de forma educada seus diversos equívocos teológicos. Mas a verdade da palavra de Deus é uma espada, a qual, mesmo que saibamos usá-la com cuidado, ela acaba por cortar, penetrando até as juntas e medulas e discernindo as intenções do coração (Hebreus 4:12).  Mas, ela fere para poder curar e tirar ou remover as partes que não estão segundo a vontade de Deus. Alguns não suportam este processo e o acham dolorido, mesmo que tal procedimento seja realizado com cuidado e cautela.

O que você lerá a seguir, é minha resposta ao  segundo artigo de Leandro Quadros sobre a questão do vestuário segundo Ellen White. Ele achou que poderia contestar a verdade e escreveu o artigo que você pode visualizar no link acima. Depois de ler a declaração do orador do programa “na mira da verdade”, leia o que  foi explicado da seguinte forma:

Bem, professor Leandro, interessante seus comentários. Só desejo fazer algumas observações que julgo necessárias. Como você mesmo escreveu, corremos o risco de olharmos a moeda apenas de um lado e ignorarmos o outro que sempre nos trará uma informação diferente, mas necessária.

Infelizmente o espaço não me permite fazer uma abordagem que um assunto de tal seriedade exige, mas vou abordar as partes que julgo ser de suma importância.
Não creio que sou um defensor da “saia por 24h”, mesmo porque o coração do sábio sempre saberá discernir o tempo e o lugar das coisas (Provérbios 8:5). Porém, sempre que nos achamos sob o olhar se nosso próximo ou de nossos semelhantes, precisamos saber que “nossas palavras, ações, vestidos, são pregadores vivos e diários, juntando com Cristo, ou espalhando.” (Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 596).

Irmão Leandro, em sua abordagem, você fez a seguinte pergunta:

“O que era o ‘traje americano’ que ela (Ellen White) não recomendava?”

Na seguinte fotografia podemos ver um exemplo de tal traje.



Esta é uma foto do “Traje usado pela Dra. Austin em 1851. Dr. Harriet N. Austin criou este modelo com uma variação do modelo chamado "Bloomer' e o nomeou de Traje Americano. Sobre este traje, Ellen G. White escreveu:

Sobre este vestuário, Ellen White escreveu:

“Nunca devemos imitar a Dra. Austin ou a Dra. York. Elas se vestem muito semelhante aos homens.” – Ellen G. White, Letter to Brother and Sister Lockwood Sept. 1864


Perceba que Ellen White diz que este traje é completamente inadequado e imodesto às humildes seguidoras de Jesus. E perguntamos? Por que tal traje não deveria ser utilizado, uma vez que ele não mostra as partes do corpo da mulher? A resposta da inspiração e da lógica é: Ele se assemelhava ao traje masculino! Veja que tal vestuário é considerado ousado, mas em que sentido? Seria este traje mais ousado e errado do que uma irmã colocar uma calça e sair por aí? Sem levar em consideração a cultura, que logicamente estaria em desacordo com a nossa, o traje americano, em termos de cobrir o corpo, era bastante modesto. Perceba que tal vestuário tinha um casaco que ia até a metade da cocha, mas, mesmo assim, era impróprio, ainda que cobrisse totalmente o corpo da mulher. O que diria a irmã White caso ela visse nossas irmãs vestidas de uma saia que vai até a metade da cocha sem nenhuma calça por baixo? Ou o que diria ela se visse nossas irmãs vestidas apenas com a calça, mas sem o casaco? Vale lembrar que a calça do traje americano não era justa, mas mesmo com um casaco, que tapava parte da cocha, constituía uma abominação. Será que o Espírito Santo ficou ultrapassado e Ele muda de opinião segundo mudam as modas a ponto de em nossos dias uma mulher usar somente uma calça e ser considerado isto como estando em harmonia com a vontade de Deus e com a inspiração?

Note o que diz a Palavra de Deus:

“Há uma crescente tendência de as mulheres usarem vestuário e adotarem aparência mais SEMELHANTES AOS DO SEXO OPOSTO e escolherem seus trajes bem PARECIDOS COM O DOS HOMENS. Mas Deus declara que ISSO É ABOMINAÇÃO. ‘Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia.’ I Tim 2:9.”

Perceba que o problema não é apenas usar um vestuário ousado ou que mostre as formas femininas, mas um que se assemelhe ou que se pareça ao vestuário do sexo oposto, ao vestuário dos homens. Isto, segundo a inspiração, é abominação. Perceba também que o texto citado pelo senhor, o de I Timóteo 2:9, deve ser aplicado para corrigir a tendência de a mulher utilizar um vestuário semelhante ou apenas parecido com o dos homens. O melhor intérprete dos textos bíblicos deve ser o próprio Espírito Santo através da inspiração. No caso de todos nós adventistas, nosso guia seguro para a aplicação de um texto ou sua correta interpretação, deve ser o Espírito de Profecia revelado através do dom profético de Ellen White.

É importante mencionar também que não somos a favor de saias justas que mostram a forma do corpo e que em alguns casos são tão insinuantes quanto uma calça.  O fato de uma saia ser insinuante, não justifica a mulher utilizar uma calça a qual está também contrária à Palavra de Deus! O ideal, é nos adequar à Palavra inspirada e deixarmos os achismos.

Outro fato que nos salta à vista, é o fato da inspiração mostrar que a calça é um vestuário feito para os homens. Isto também é comprovado pela história, onde no passado, na cultura ocidental, as mulheres se vestiam apenas com saias e os homens usavam então calças como se vê ainda nos dias de hoje. Aliás, é muito difícil encontrarmos algum país cuja cultura, no passado, as mulheres usavam calças desde o início de suas civilizações.

Enquanto os homens mantiveram seus princípios de vestuário criado para eles, as mulheres migraram para a cultura masculina, indo contra o bom senso, a modéstia e a inspiração. Ellen White viveu o gênesis desse processo na América do Norte.

Como já mencionamos em outras postagens, quando o assunto é vestuário, devemos obedecer a três critérios importantes, a saber: A cultura, a modéstia e a inspiração. Estes princípios não podem se contradizer entre si. 

Você também mencionou algo sobre calça masculina e feminina. Professor Leandro, qual a diferença de uma calça feminina (se existe calça feminina, pois calça foi idealizada para homens) e uma calça masculina? A única diferença que pode ser constatada é no formato da peça: A calça que é usada por uma mulher, geralmente tem a cintura mais fina e o quadril mais largo. Se um homem tentar vestir uma calça assim, ficará apertada na cintura e larga no quadril. Por outro lado, se uma mulher vestir uma calça costurada segundo o corpo de um homem, poderá ficar larga na cintura e apertada no quadril. A diferença, portanto, existe apenas devido ao formato do corpo da mulher, que é diferente do formato do corpo do homem, mais nada! Normalmente, o restante são detalhes que nada somam em tornar a calça sensual ou não, modesta ou imodesta, como tamanho do zíper, bolsos, etc.

O Dr. Márcio, avalia esta questão da seguinte maneira:

“Só existe uma forma de fazer com que uma calça fique nos padrões femininos, que é reforçando a sensualidade, ou seja, para que uma calça venha a ser verdadeiramente feminina, ela deverá valorizar as curvas da mulher, mostrando o formato do corpo, das pernas, etc, o que não seria apropriado para uma cristã. Se a calça não for assim, ou seja, se for folgada, cairá no formato de calças masculinas o que ofenderá o princípio de Deuteronômio 5:22; I Timóteo 2:9; I Pedro 3:3-5.

“Outro questionamento que se poderia fazer, é: De que forma uma mulher vestindo calças pode se diferenciar das mulheres do mundo?

“Toda mulher adequadamente vestida de saia ou vestido é geralmente identificada imediatamente como uma crente. Será que o mesmo se aplica a uma mulher de calça comprida?

“Neste ponto, vale a pena citar a visão de Ellen White sobre os tipos de multidão do caminho largo. Ela escreveu:

“Vi, percorrendo a estrada larga, muitos que tinham sobre si escritas estas palavras: "Morto para o mundo. Próximo está o fim de todas as coisas. Estai vós também preparados." Pareciam PRECISAMENTE IGUAIS a todas aquelas pessoas frívolas que em redor se achavam, com a diferença única de uma sombra de tristeza que lhes notei no rosto. Sua conversa era perfeitamente igual à daqueles que, divertidos e inconscientes, se encontravam em redor; mas de quando em quando mostravam com grande satisfação as letras sobre suas vestes, convidando outros a tê-las sobre si. Estavam no caminho largo, e no entanto professavam pertencer ao número dos que viajavam no caminho estreito. Os que em redor deles estavam, diziam: "Não há distinção entre nós. Somos iguais; VESTIMOS, falamos e procedemos semelhantemente." – Ellen White, Vida e Ensinos, pág. 158.

Assim, irmão Leandro, podemos dizer que uma calça só poderia ser considerada feminina se tal calça realçar e seguir os contornos do corpo da mulher, vituperando a mensagem do evangelho, da verdade e da decência! Aliás, é quase impossível uma mulher que se diz cristã, que está acostumada a usar calças, controlar-se a ponto de somente utilizar calças bem largas sem que exponha as formas de seu corpo. E como foi mencionado, se isto ocorre, esta vestimenta se assemelhará ao vestuário masculino, o que a Palavra de Deus condena.

É incrível como a inspiração pinta a experiência daqueles que dizem viver próximos ao fim de todas as coisas e que pregam sobre a segunda vinda de Jesus. Não me refiro a nenhuma igreja em particular, mas a todos os que professam crer na breve volta de Jesus, que, apesar de professarem estarem andando no caminho estreito, estão no caminho largo, e isto se faz notar também pela forma de se vestirem! A diferença de um cristão para um mundano, não pode ser apenas ouvida, deve ser também vista! (Mateus 5:14-16, Isaias 61:9; II Coríntios 3:2; etc).
Agora, irmão Leandro, é importante também destacar o texto que você mencionou:

As mulheres cristãs não se devem dar a trabalhos para se tornarem objeto de ridículo por vestir diferentemente do mundo. Mas, se seguindo suas convicções de dever a respeito do vestir modesta e saudavelmente, elas se acham fora da moda, não devem mudar de vestuário a fim de ser semelhantes ao mundo; porém devem manifestar nobre independência e coragem moral para ser corretas, ainda que o mundo inteiro delas difira. Caso o mundo introduza um modo de vestir decente, conveniente e saudável, que esteja em harmonia com a Bíblia, não muda nossa relação para com Deus ou para com o mundo o adotar o tal estilo de vestuário. - Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, pág. 458, 459.

É fácil vermos que Ellen White não era contra a moda, se, tal moda, segundo ela mesma, introduzisse “um modo de vestir decente, conveniente e saudável, que esteja em harmonia com a Bíblia.”  Mas, no caso da moda ser imodesta como o caso de uma mulher usar segundo ela mesma, um vestuário parecido com o dos homens, “não devem mudar de vestuário a fim de ser semelhantes ao mundo; porém devem manifestar nobre independência e coragem moral para ser corretas, ainda que o mundo inteiro delas difira.”

Neste caso, devemos rejeitar o uso de calças pelo sexo feminino, que segundo ela, fere a palavra Deus, o texto, por exemplo, de I Timóteo 2:9 e Deuteronômio 5:22. Vale lembrar que esta não é uma aplicação arbitrária, mas a aplicação que o Espírito de Profecia faz! Este princípio, portanto, que é ensinado pela palavra de Deus e corroborado pelo Espírito de Profecia, deve assim, pelas palavras de  George R. Knigh, ser uma doutrina.

É importante mencionarmos o perigo de alguém vestir-se contrário à palavra de Deus e seguir as modas do mundo. O que está a seguir, não são palavras de origem humana, mas Divina:

“Se alguém sentir o desejo de imitar as modas do mundo e não subjuga-lo de imediato, Deus prontamente deixará de reconhece-lo como filho. Esse é filho do mundo e das trevas”. Testemunhos para a Igreja, vol. 1, pág. 136, 137.

“A obediência à moda está penetrando nossas igrejas adventistas do sétimo dia, e fazendo mais que qualquer outro poder para separar nosso povo de Deus.” - I Testemunhos Seletos, pág. 600.

“Há sobre nós, como um povo, um terrível pecado - termos permitido que os membros de nossa igreja se vistam de maneira incoerente com sua fé. Cumpre erguer-nos imediatamente, e fechar a porta contra as seduções da moda. A menos que isso façamos, nossas igrejas se tornarão desmoralizadas.” - Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 600.

Estas advertências são para todos! Basta estudarmos um pouquinho para vermos que as incursões da moda entre o povo de Deus trazia tantos temores ao coração de Ellen White, que a levou a escrever tais advertências. Se olharmos as circunstâncias através do vidro da inspiração, veremos que algumas modas condenadas pelo Espírito de Profecia nos séculos passados, encontram-se potencializadas nos dias atuais e usadas por pessoas que professam seguir a Jesus. O que diria Ellen White caso vivesse em nossos dias, ao ver tal situação?

Findo desejando ao senhor e a todos que te cercam as bênçãos de Deus!


Para maiores informações, entre em contato também pelo e-mail:

cristiano_souza7@yahoo.com.br




[1] Site acessado no dia 17 de Junho de 2014, às 13:58 h.

9 comentários:

Silvana Abreu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvana Abreu disse...

Olha a foto da reformista de bermuda
http://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=2n8q04h&s=8#.U8mZivldUUQ/

Cristiano disse...

Silvana, não conheço esta pessoa, nem sei se a mesma é membro da igreja ou não. Mas seja como for, não apoiamos, como igreja, tal procedimento quer dos nossos membros ou de qualquer pessoa em postar fotos particulares na internet. Mas acho que vc está agora usando certos método que não são identificados com os métodos de Cristo, mas do inimigo dele. Vc está deixando que sua falta de argumentos sejam demonstrados se portando dessa forma!! Sem contar que expor esta foto em um blog sem autorização poderá te colocar em uma situação nada confortável. Pense nisso e mude seu procedimento! Ah, qual a posição da IASD para uma situação assim? Já pensou que na IASD este problema está infinitamente potencializado? Então, "por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?"

Unknown disse...

Silvana a té você abandonou o seu blog?.ninguém mais visita seu blog. sera porque não tem verdades?.
quando se fala de vestuário os ASD amante do mundo falam que é cultura regional ou local.
exemplo:Os ASD batizam os Índios Carajás nus e apos o batismo continuam nus ,pois é cultura dos Índios .
Eu visitei uma comunidade de quilombolas ADVENTISTAS em Tijuca em SC.Eles criam patos para comer e os pastores sabem mais não falam nada pois é cultura regional.
Na Alemanha a cultura do país é guardar o domingo sera que eles os ASD também guarda o domingo já que é cultua do país?.
“Se alguém sentir o desejo de imitar as modas do mundo e não subjuga-lo de imediato, Deus prontamente deixará de reconhece-lo como filho. Esse é filho do mundo e das trevas”. Testemunhos para a Igreja, vol. 1, pág. 136, 137.
volte minha irmã o mais rápido que puder para esta verdades.Apc 18:4

Unknown disse...

SILVANA os textos de Ellen White que manda as mulheres fazerem calças compridas e ainda cita seu modelo de uso pessoal não esta fora da reforma pois as calças deve ser usada debaixo da saia para se proteger do inverno.

"Qualquer que seja o comprimento do vestido, as mulheres devem agasalhar os
membros tão completamente como os homens. Isso pode ser feito
usando-se calças forradas, franzidas por cordões presos ao redor dos
tornozelos, ou calças largas que se afinam na parte inferior. Devem
elas ser suficientemente compridas para atingir o nível dos calçados.
A reforma do vestuário 459
As pernas e tornozelos são assim protegidos contra as correntes de
ar".“Com relação ao uso de vestido curto, gostaria de dizer que tenho
apenas um, que não é senão um DEDO mais curto do que os vestidos
que normalmente uso.
Visto-o ocasionalmente. Eu me levantava
cedo no inverno, e pondo meu vestido curto, que não necessitava
ser erguido com a mão para não se arrastar na neve, fazia vigorosas
caminhadas de dois a três quilômetros antes do desjejum. Useio
várias vezes para ir ao Escritório, quando era obrigada a andar
pela neve pouco densa, úmida e barrenta.. Minhas visões pretendiam corrigir a moda
atual—os vestidos longos demais que se arrastam pelo chão, bem
como os vestidos curtos demais que chegam à altura dos joelhos e
que são usados por certos grupos. Foi-me mostrado que devemos
evitar ambos os extremo".Testemunhos_Para_A_Igreja-vols.1 Pg 459

Anônimo disse...

Antes de o povo Israelita entrar na terra prometida, lá habitava povos pagãos, os quais praticavam diferentes ritos e atrocidades aos falsos deuses. Entre seus costumes é notável a forma como demonstravam dependência do falso deus, pois um dos ritos era o uso de objetos feitos em honra a esses tais deuses, os quais eram amuletos, braceletes, véus, terafins e etc. Usavam tais objetos porque representavam seus deuses, o que fazia com que achassem que teriam sorte ou proteção. Esses costumes também faziam parte da cultura pagã que não poderia ser copiada pelo povo de Israel.
Ezequiel 13:18a21 “Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem pulseiras mágicas para todos os braços, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda estatura para caçarem as almas!........
Isaías 3:1a20 Porque eis que o Senhor Deus dos Exércitos tirará de Jerusalém e de Judá o bordão e o cajado, todo o sustento de pão, e toda a sede de água........ Naquele dia lhes tirará o Senhor o ornamento dos pés, e os pendentes, e os braceletes, e os véus; os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e osamuletos.”
A gravata é um objeto de origem pagã, isso mesmo! É um objeto que surgiu no paganismo, como forma de amuleto.
Quando o cristão usa gravata está misturando o santo com o profano.
Claro que os ministros de Satanás tentam defender o uso da gravata, relatando que é apenas um acessório para vestimenta, e o homens reformista usam deliberadamente e não abre mão dela. mesmo que seja um amuleto pagão.

esmeraldino disse...

Antes de o povo Israelita entrar na terra prometida, lá habitava povos pagãos, os quais praticavam diferentes ritos e atrocidades aos falsos deuses. Entre seus costumes é notável a forma como demonstravam dependência do falso deus, pois um dos ritos era o uso de objetos feitos em honra a esses tais deuses, os quais eram amuletos, braceletes, véus, terafins e etc. Usavam tais objetos porque representavam seus deuses, o que fazia com que achassem que teriam sorte ou proteção. Esses costumes também faziam parte da cultura pagã que não poderia ser copiada pelo povo de Israel.
Ezequiel 13:18a21 “Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem pulseiras mágicas para todos os braços, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda estatura para caçarem as almas!........
Isaías 3:1a20 Porque eis que o Senhor Deus dos Exércitos tirará de Jerusalém e de Judá o bordão e o cajado, todo o sustento de pão, e toda a sede de água........ Naquele dia lhes tirará o Senhor o ornamento dos pés, e os pendentes, e os braceletes, e os véus; os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e osamuletos.”
A gravata é um objeto de origem pagã, isso mesmo! É um objeto que surgiu no paganismo, como forma de amuleto.
Quando o cristão usa gravata está misturando o santo com o profano.
Claro que os ministros de Satanás tentam defender o uso da gravata, relatando que é apenas um acessório para vestimenta, e o homens reformista usam deliberadamente e não abre mão dela. mesmo que seja um amuleto pagão.

Unknown disse...

Anônimo e esmeraldino gostaria de saber qual o nome da Igreja que vocês congregam ,já que para vocês é pecado usar gravata ?.
Vocês são batizados nesta Igreja que não usa gravata?,vocês devolve o dizimo e tomam ceia e se reúnem como com os irmãos de outras IGREJAS?.
QUAL texto da palavra de Deus fala da gravata?.
A Igreja de vocês não usa aliança nem comemora o Natal nem guarda o Domingo já que também tem origem pagã?
O uso da gravata pode trazer danos físico, mental ou espiritual as pessoas que a usam ? quais.
fiquem na paz de Cristo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.