segunda-feira, 29 de abril de 2013

Não em tábuas de pedra...


"Sendo manifestos como cartas de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração." II Coríntios 3:3




Um importante significado resultante do viver pela graça é que nos tornamos cartas vivas de Cristo. “Sendo manifestos como cartas de Cristo”. O Senhor deseja tornar nossas vidas uma “carta andante e falante Dele”.  Ele quer fazer de nós uma viva exposição de Quem é Cristo e tudo o que ele oferece. 

Quando saímos para cumprir nossas responsabilidades diárias, outros estão freqüentemente “lendo nossas vidas”.

Enquanto eles nos observam, eles podem estar aprendendo sobre a verdade e o amor de nosso Senhor Jesus ao mesmo tempo que ele opera através de nossas vidas.

Embora isto possa parecer excessivo se esperar de nós, o Senhor declara em sua palavra que este processo pode ser muito claro para aqueles que estão nos observando, pois somos manifestos como cartas de Cristo.

Esta é a forma de Deus trabalhar com os ministros do novo pacto ou de uma nova aliança. (Ver II Coríntios 3:6). Isto acontece com aqueles que vivem pela graça de Deus. É algo que Deus faz em nós e não que nós mesmos fazemos por nós.

Claro que pessoas são envolvidas neste processo. Nós somos inteiramente engajados pela humildade e dependência de sempre estar seguindo o Senhor que quer trabalhar através de nós.

Também outros se envolvem neste trabalho de ministrar-nos. O apóstolo Paulo tinha ministrado a verdade de Deus para aqueles crentes de Corinto. Assim, caros internautas, estas cartas vivas de Cristo não foram escritas com tinta, como cartas comuns são escritas, mas com o Espírito do Deus vivo.

O Santo Espírito de Deus é quem está no trabalho de escrever esta carta que é a nossa própria vida diária cristã.

Note que Deus escreve estas cartas não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne de nosso coração. 

No Antigo Testamento a Lei de Deus foi escrita em tábuas de pedra, mas agora sob o evangelho de Cristo, a Lei de Deus é escrita no coração daqueles que andam sob a dependência de Deus, e a obediência aos seus mandamentos são uma exposição vida da vontade de Deus na prática. 

Aqueles que nunca leram a Bíblia, ou nunca tiveram contato com a Lei de Deus exposta na Palavra de Deus, podem ver exemplificado no dia-a-dia dos crentes os ditames do caráter de Deus. Este trabalho celestial muda-nos de dentro para fora, nos tornando cartas vivas de Cristo para benção de outras pessoas.

Este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Hebreus 8:10

Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31

E você, como tem sido a sua vida? O seu falar, o seu andar, a forma de você se vestir, as suas ações tem exemplificado na prática a Lei de Deus para o mundo? Que tipo de mensagem eles estão lendo através de você?

Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”. I Coríntios 10:31


Marcio S. Vicente

Nenhum comentário: