sexta-feira, 22 de março de 2013

A Salvação e o Processo da Santificação



Por: Glauce E.C. Ferreira.

Deus espera que “porfiemos entrar pela porta estreita, porque muitos procurarão entrar, mas não poderão” (Luc.13:24). Este texto bíblico nos faz entender que na obra da salvação o homem, também,  tem uma parte a desempenhar. Que embora a Salvação já nos está garantida, para alcançá-la, precisamos nos desprender de todo o embaraço, de tudo o que nos impede de ouvir a voz de Jesus e seguir os Seus ensinos. É pela contínua ligação com Cristo, pela contínua entrega da nossa vontade à dEle, que podemos receber as bênçãos da justificação. Ao operar Deus no coração do homem e este entregar à Ele sua vontade e com Ele cooperar, é que manifesta na vida do mesmo aquilo que Deus opera em seu íntimo, através do Espírito Santo, que é a transformação de caráter (justiça comunicada).  É nesse sentido que a Palavra de Deus diz que é Deus Quem “opera no homem tanto o querer como o efetuar, segundo à Sua vontade (Fil. 2;13).
O primeiro passo do pecador rumo à sua conversão é atender aos apelos do Espírito Santo, O qual fala, constantemente, ao coração, convidando-o á ir à Cristo para arrepender-se, ou melhor dizendo,voltar atrás. Disse Jesus. “E o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37).  A todos que, em vão, procuram mitigar a sede nas rotas cisternas deste mundo, Cristo dirige as seguintes palavras: “Quem tem sede, venha; e quem quiser, tome, de graça, da água da vida”(Apoc.22:17). Diz mais: “Se confessardes os vossos pecados Ele é fiel e justo para vos perdoar e purificar de toda a injustiça”(I João 1 João 1:9). Por aí vemos que, só obteremos o perdão dos pecados se reconhecermos que estamos em falta e necessitados de misericórdia. Melhor dizendo: se sentirmos tristeza pelo pecado, disposição para abandoná-los e irmos à Cristo em busca de solução (Apoc.3:17). Diz a Palavra de Deus: “Pela Graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós é dom de Deus”(Ef.2:8). Através desse texto vemos que, embora Cristo já tenha pago a divida, referente ao pecado, em nosso lugar; é preciso robustecer nossa fé para obter a salvação (João 3:16). Por ser a fé dom de Deus, somente através de uma inteira comunhão com Cristo é que poderemos obtê-la. Diz a Palavra de Deus: “A fé vem pelo ouvir; e o ouvir a Palavra de Deus” (Rom.10:17). É obra do Espírito Santo habilitar o homem para viver no Céu (João 3:1-5); só que isto não pode ser feito a menos que Lho permitamos. Diz Ele: “Filho meu, dá-me o teu coração e os teus olhos observarão os meus caminhos”(Prov.23:26). Não devemos esperar que alguma coisa acontece para atendermos aos apelos do Espírito Santo. Devemos buscar à Cristo hoje. A luta do próprio eu é a maior batalha a ser ferida. A renúncia da vontade humana, a sujeição de tudo à vontade de Deus, requer luta. Devemos nos submeter a Deus antes de sermos renovados em santidade. Sabemos que o passaporte para o Céu é a perfeita obediência à Lei de Deus, qual exigência Cristo cumpriu no lugar do homem afim de dar a este uma nova oportunidade de vida (justiça imputada). Só que poderemos perder esse privilégio se desprezarmos os apelos do Espírito Santo, O qual, dia a dia nos convida a irmos à Cristo, o caminho, a verdade e a vida (João 14:6), para sermos fortalecidos e aperfeiçoados (justiça comunicada). Somente aqueles que aceitam Cristo como seu Salvador e guia, é que serão justificados por Ele e recompensados com a vida eterna. Devemos “operar nossa Salvação com temor e tremor...fazer todas as coisas sem murmurações nem contendas, para que possamos ser achados irrepreensíveis, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, na qual devemos resplandecer como astros no mundo” (Fil.2:12-15). Que o Senhor nos ajude para isto. Amém.

Nenhum comentário: