segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE DEUS

A história tende sempre a repetir-se. No passado, na história da igreja de Deus, surgiram homens com pensamentos que a igreja de Deus não deveria ser organizada, como o caso do Sr. Stanton (TM 521, 522), contemporâneo da irmã White. Alguns também, como Coré Datã e Abirão (Números 16), chegaram a combater a organização e se insurgiram também contra aqueles que Deus havia designado para conduzir seu povo.

Esta questão não é diferente em nossos dias. Amiúde esta história tem-se repetido. Grupos têm surgido com o alarido de serem os porta-vozes da mensagem verdadeira. No entanto, são grupos com ideias e conclusões que chegam a espantar aqueles que conhecem as puras verdades da palavra de Deus. Nem mesmo entre os adeptos desses grupos existe harmonia. Por não terem as credenciais Divinas, por não poderem contar com a presença de Deus, não podem ver a oração de Jesus, “para que todos sejam um” (João 17,11, 21-22), cumprida em seus movimentos, e por isso, combatem a organização, defendendo o pensar livre, contrário à decisão legal de uma organização religiosa baseada na Palavra de Deus.

Este estudo foi preparado para esclarecer se a organização é contrária ao plano de Deus para Sua igreja ou se a organização e a ordem, a unidade na fé, é um dos distintivos que caracterizam a verdadeira igreja de Deus na Terra.

Utilizamos neste estudo, basicamente, somente comentários inspirados. O objetivo é que através destes textos e a da influência do Espírito Santo cada um venha a tomar sua decisão em favor da verdade. Não deixe o pensamento separatista e a exaltação controlar seu coração. Sente-se neste momento aos pés de Jesus e dê a Ele a oportunidade de lhe ensinar lições preciosas!

A Bíblia é bastante enfática:

I Cor. 14:33, 40. “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.”

TM 28. “Os anjos trabalham harmonicamente. Perfeita ordem caracteriza todos os seus movimentos. Quanto mais aproximadamente imitarmos a harmonia e ordem da hoste Angélica, tanto maior êxito terão os esforços desses agentes celestiais em nosso favor. Se não virmos necessidade de ação harmônica, e formos desordenados, indisciplinados e desorganizados em nossa maneira de agir, os anjos que são perfeitamente organizados e se movem em perfeita ordem, não poderão com êxito trabalhar por nós. Afastar-se-ão pesarosos, pois não estão autorizados a abençoar a confusão, distração e desorganização. Todos os que desejarem a cooperação dos mensageiros celestiais, devem trabalhar em harmonia com eles. Os que receberam a unção do Céu, em todos os seus esforços acoroçoarão a ordem, a disciplina e unidade de ação, e então os anjos de Deus poderão cooperar com eles. Mas nunca, jamais esses mensageiros celestes sancionarão a irregularidade, a desorganização e a desordem. Todos estes males são o resultado dos esforços de Satanás para enfraquecer-nos as forças, destruir-nos a coragem  e evitar a ação bem-sucedida”.

PP 392. “Deus é um Deus de ordem. Tudo que se acha em conexão com o Céu, está em perfeita ordem; a sujeição e a perfeita disciplina assinalam os movimentos da hoste Angélica”.

III TS 359. “Deus não é autor de confusão, mas de paz”.



ORGANIZAÇÃO NA IGREJA JUDAICA



ÊX. 18:21. “E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez.”

PP 307. “Este conselho foi aceito, e não somente trouxe alívio a Moisés, mas teve como resultado estabelecer uma ordem mais perfeita entre o povo”.

Ez. 10: 9,10.  “Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como a cor da pedra de berilo. E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham uma mesma semelhança; como se estivesse uma roda no meio de outra roda.
                      
TM 213. “Para o profeta, uma roda dentro da outra, a aparência de criaturas vivas com elas relacionadas, parecia tudo intrincado e inexplicável. Mas a mão da sabedoria infinita é vista entre as rodas, e o resultado de sua operação é a perfeita ordem. Cada roda trabalha em perfeita harmonia com todas as outras”.

AA 11. “Cristo era o fundamento da organização judaica”.

PP 389. “O governo de Israel caracterizou-se pela organização mais completa, maravilhosa tanto pelo seu acabamento como pela sua simplicidade. A ordem, tão admiravelmente ostentada na perfeição e arranjo de todas as obras criadas de Deus, era manifesta na economia hebréia. Deus era o centro da autoridade e do governo, o Soberano de Israel. Moisés desempenhava o papel de seu chefe visível, em virtude de indicação divina, afim de administrar as leis em Seu nome. Dos anciãos das tribos foi mais tarde escolhido um concílio de setenta, para auxiliar a Moisés nos negócios da nação. Vinham em seguida os sacerdotes, que consultavam o Senhor no santuário. Chefes ou príncipes governavam as tribos. Abaixo destes estavam os capitães de milhares, capitães de cem, capitães de cinqüenta, e capitães de dez; e, por último, oficiais que poderiam ser empregados no desempenho de deveres especiais. Deuteronômio 1:15”.

PP 292. “O êxito apenas pode acompanhar a ordem e a ação harmoniosa. Deus requer ordem e método em Sua obra hoje, não menos do que nos dias de Israel. Todos os que estão a trabalhar para Ele devem fazê-lo inteligentemente, não de maneira descuidada, casual. Ele quer que Sua obra seja feita com fé e exatidão, para que sobre ela ponha o sinal de Sua aprovação”.




“Uma Roda no Meio de Outra Roda. Ez. 10: 9,10


ORGANIZAÇÃO NA IGREJA CRISTÃ

 

Mar. 3:13, 14. “E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar.”

AA 13. “Foi na ordenação dos doze que se deram os primeiros passos na organização da igreja, que depois da partida de Cristo devia levar avante Sua obra na Terra”.

At. 6:3, 4. “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.”

AA 47. “Os mesmos princípios de piedade e justiça que deviam orientar os líderes entre o povo de Deus nos dias de Moisés e de Davi, deviam ser igualmente seguidos por aqueles a quem foi entregue o cuidado da recém-organizada igreja de Deus na dispensação evangélica. Na obra de ordenar as coisas em todas as igrejas, e na ordenação de homens capazes para agir como oficiais os apóstolos se orientaram pelas altas normas de governo esboçadas no Velho Testamento”.
          “A ordem que foi mantida na primitiva igreja cristã, possibilitou-lhes a avançarem firmemente como bem disciplinado exército, vestido com armadura de Deus. Os grupos de crente, se bem que espalhados em um grande território, eram todos membros de um só corpo; todos se moviam em concerto e em harmonia uns com os outros. Quando surgia dissensão em uma igreja local, como mais tarde aconteceu em Antioquia e em outros lugares, e os crentes não podiam chegar a um acordo entre si, não se permitia que tais assuntos criassem divisão na igreja, mas eram encaminhados a um concílio geral de todo o conjunto dos crentes, constituído de delegados designados pelas várias igrejas locais, com os apóstolos e anciãos nos cargos de maiores responsabilidades. Assim os esforços de Satanás para atacar a igreja nos lugares isolados, foram contidos pela ação concorde por parte de todos; e os planos do inimigo para esfacelar e destruir foram subvertidos”.

 ‘“Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.’ I Cor.
14: 33. Ele requer que o método e a ordem sejam observados na direção dos negócios da igreja hoje, não menos do que o foram  nos antigos tempos. Deseja que Sua obra seja levada avante com proficiência e exatidão, de modo que possa por sobre ela o selo de Sua aprovação. Cristão deve estar em união com cristão, igreja com igreja, cooperando o instrumento humano com o divino, achando-se cada agência subordinada ao Espírito Santo, e tudo em combinação para dar ao mundo as boas novas da graça de Deus”.

Ef. 4:11, 12. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.”

AA 45. “A organização da igreja em Jerusalém deveria servir como modelo para a organização de igrejas em todos os outros lugares em que mensageiros da verdade conquistassem conversos ao evangelho”.


O Procedimento da Igreja Cristã Diante das Dificuldades


At. 15:1, 2, 6. “Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.”

AA 92. “Afinal, os membros da igreja, temendo que o resultado de continuada disputa fosse uma divisão entre eles, decidiram enviar a Jerusalém Paulo e Barnabé, juntamente com alguns homens de responsabilidade na igreja, a fim de exporem a questão perante os apóstolos e anciãos. Ali deviam eles encontrar-se com delegados de várias igrejas e com os que tinham ido a Jerusalém para assistir às próximas festas. Enquanto isso, toda a discussão devia cessar até que fosse pronunciada a decisão do concilio geral. Esta decisão devia ser então universalmente aceita pelas várias igrejas em todo o país”.  

AA 94. “O concílio que decidiu este caso era composto dos apóstolos e mestres que se haviam salientado no trabalho de levantar igrejas cristãs judaicas e gentias, juntamente com delegados escolhidos de vários lugares. Estavam presentes anciãos de Jerusalém e delegados de Antioquia, e as igrejas mais influentes estavam representadas”.
          “Não foram convocados todos os crentes para votarem sobre a questão. Os ‘apóstolos e anciãos’, homens de influência e bom censo, redigiram e expediram o decreto, que foi logo aceito pelas igrejas cristãs. Nem todos, entretanto, ficaram contentes com a decisão; havia uma facção de irmãos ambiciosos e possuídos de presunção que a desaprovaram. Esses homens pretensiosamente tomaram de se empenhar na o obra sob a própria responsabilidade. Entregaram-se a muita murmuração e crítica, propondo novos planos e procurando deixar abaixo a obra dos homens a quem Deus ordenara ensinassem a mensagem do evangelho. Desde o início teve a igreja tais obstáculos a enfrentar, e há de tê-los até a consumação do tempo”.

AA 96. “Não obstante o fato de haver sido Paulo ensinado pessoalmente por Deus, não mantinha ele idéias extremadas de responsabilidades individual. Embora buscando de Deus a guia direta, estava sempre pronto a reconhecer a autoridade contida no corpo de crentes unidos em comunhão de igreja. Sentia a necessidade de aconselhar-se; e quando surgia assuntos de importância alegrava-se em poder apresentá-los perante a igreja, e em unir-se com os irmãos para buscar de Deus sabedoria para fazer decisões acertadas”


Deus Envia Almas fiéis à Sua Igreja Organizada


At. 2:47. “Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”

E 32. “Há por serem feitas conversões que adicionarão à igreja os que se salvarão”.

At. 10:1-6. “E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;  Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.”

HR 283. “Aqui, outra vez, Deus mostra a Sua consideração pelo ministério do evangelho e por Sua igreja organizada. Seu anjo não seria aquele que contaria a Cornélio a historia da cruz. Um homem sujeito às fraquezas humanas e tentações como ele próprio, devia instruí-lo quanto ao crucificado, ressurreto e assunto Salvador. O mensageiro celestial foi enviado com expresso  propósito de colocar Cornélio em associação com o ministro de Deus, que lhe ensinaria como ele e sua casa podiam ser salvos”.

At. 9:1-6. “E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.”

I TS 395. “Aí estava Paulo, pessoa a quem Cristo devia preparar para importantíssima obra, que Lhe devia ser vaso escolhido, levado diretamente à presença de Cristo; todavia Ele não lhe ensina as lições da verdade. Detêm-lhe a carreira e infunde-lhe convicção; e quando ele pergunta: ‘Que queres que eu faça?’ o Salvador não lho diz diretamente, mas põe-no em contato com Sua igreja. Eles te dirão o que te cumpre fazer... Encaminha Saulo à igreja, reconhecendo assim o poder de que a investiu como veículo de luz para o mundo. É o corpo organizado de Cristo na Terra, e importa que se Lhe respeitem as ordenanças. No caso de Saulo, Ananias representa Cristo, ao mesmo tempo que representa os ministros de Cristo na Terra, os quais são designados para agir em seu lugar”.

AA 60.Muitos tem a idéia de que são responsáveis somente a Cristo pela luz e experiência que possuem, independente de Seus reconhecidos seguidores na Terra. Jesus é o Amigo dos pecadores, e Seu coração se confrange por seu infortúnio. Ele possui todo o poder, tanto no Céu como na Terra; mas respeita os meios por Ele ordenados para o esclarecimento e salvação dos homens; dirige os pecadores para a igreja por Ele feita instrumento de luz para o mundo”.

I TS 394. “Cristo dá aqui a todo o Seu povo um exemplo de Sua maneira de agir para salvação dos homens. O Filho de Deus identificou-Se com a função e autoridade de Sua igreja organizada”.

AA 79. “Deus fez de Sua igreja na Terra um conduto de luz, e, por intermédio dela comunica Seus desígnios e Sua vontade. Ele não dá a um de Seus servos uma experiência independente da experiência da própria igreja, ou a ela contrária. Nem dá a um homem um conhecimento de Sua vontade para toda a igreja, enquanto esta – o corpo de Cristo - é deixada em trevas. Em Sua providência, Ele coloca Seus servos em íntima relação com a igreja, a fim de que tenham menos confiança em si mesmos, e mais em outros a quem Ele está guiando para levarem avante Sua obra”. II TS 103.


A ORGANIZAÇÃO NA IGREJA ADVENTISTA


TM 26. “Aumentando o nosso numero, tornou-se evidente que sem uma forma de organização, haveria grande confusão, e a obra não seria levada avante com êxito. A organização era indispensável para promover a manutenção do ministério, para levar a obra a campos novos, para proteger dos membros indignos tanto as igrejas como os ministros, para a conservação das propriedades da igreja, para a publicação da verdade pela imprensa, e para muitos outros fins”.
          “Havia, no entanto, entre nosso povo um forte sentimento contrário à organização. Os adventistas do primeiro dia opunham-se à organização, e a maior parte dos adventistas do sétimo dia entretinham as mesmas idéias. Buscamos o Senhor em oração fervorosa para que pudéssemos compreender Sua vontade; e Seu Espírito nos iluminou, mostrando-nos que deveria haver ordem e perfeita disciplina na igreja, e era essencial a organização. Método e ordem manifestam-se em todas as obras de Deus, em todo o Universo. A ordem é a lei do Céu, e deveria ser a lei do povo de Deus sobre a Terra”.

IT 270. “A menos que as igrejas sejam tão organizadas que possam impor a ordem, nada tem por que esperar; serão desfeitas em fragmentos”.

III ME 26. “Alguns tem apresentado a idéia de que, ao aproximar-nos do fim do tempo, cada filho de Deus agirá independentemente de qualquer organização religiosa. Mas fui instruída pelo Senhor de que nesta obra não há isso de cada qual ser independente”.

TM 27. “Na medida do avanço feito, ficou provado ser eficiente o nosso sistema de organização”.

EF 45. “A igreja Adventista do Sétimo Dia foi organizada em 1863, com 3.500 membros, meia dúzia de associações locais, cerca de trinta obreiros ministeriais e uma comissão da Associação Geral de três pessoas”. – Nota no rodapé.


A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE DEUS EM NOSSO TEMPO


Ef. 4:11-15. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”

III TS 357. Deus tem uma igreja, e ela tem um ministério designado por Ele. ‘E Ele mesmo deus uns para apóstolos, e outros para profetas e outros para evangelistas, outros para pastores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para edificação do corpo de Cristo...’ Ef. 4:11-15”. Ver Col. 1:24.

III TS 240, 241. “Cada membro da igreja tem participação na escolha dos oficiais da igreja. Esta escolhe os oficiais das Conferências estaduais [Conhecidas hoje por Associações.] Os delegados escolhidos pelas Associações estaduais escolhem os oficiais das Uniões; e os delegados escolhidos por estas, escolhem os oficiais da Associação Geral. Por meio desse sistema , cada Associação, instituição, igreja e pessoa, quer diretamente quer por meio de representantes, participa da eleição dos homens que assumem as responsabilidades principais da Associação Geral”.

TM 27.Ninguém acaricie o pensamento de que podemos dispensar a organização”.

EF 53. “O Senhor Jesus sempre terá um povo escolhido para servi-Lo”.

EF 46. “Sei que o Senhor ama Sua igreja. Ela não deve ser desorganizada ou esfacelada em átomos independentes. Não há nisto a mínima coerência; não existe a mínima evidência de que tal coisa venha a se dar”.

TM 61. “Deus tem na Terra uma igreja que é Seu povo escolhido, que guarda Seus mandamentos. Ele está guiando não ramificações transviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo”. IT 207.

III ME 26.Não é bom sinal quando os homens não querem unir-se com seus irmãos, mas preferem agir sozinhos; quando não querem receber a seus irmãos porque estes não concordam exatamente com a sua opinião. Se os homens querem levar o jugo de Cristo, eles não podem agir independentemente. Tomarão o jugo de Cristo e puxarão junto com Ele”.
          “À medida que nos aproximamos da crise final, em vez de achar que há menos necessidade de ordem e harmonia de ação, devemos ser mais sistemáticos do que temos sido até agora. Toda nossa obra deve ser dirigida de acordo com planos bem definidos”.
          “Estou recebendo luz do Senhor de que nesse tempo deve haver mais sábia direção do que em qualquer outro período de nossa história”.

III ME 23.Haverá, entre o remanescente destes últimos dias, como sucedeu com o antigo Israel, os que querem agir independentemente, que não estão dispostos a submeter-se aos ensinos do Espírito de Deus e que não atenderão a advertências ou conselhos. Tenham essas pessoas sempre em mente que Deus possui uma Igreja sobre a Terra, à qual Ele delegou poder. Os homens quererão seguir seu próprio critério independente, desprezando conselhos e repreensões; mas, com tanta certeza como fazer isso, eles se afastarão da fé, e seguir-se-á a desgraça e a ruína de almas. Os que se arregimentam agora para apoiar e enaltecer a verdade de Deus, estão se alinhando de um lado, permanecendo unidos de coração, espírito e voz em defesa da verdade”.

EF 42. “Alguns tem apresentado a idéia de que, ao aproximar-nos do fim do tempo, cada filho de Deus agirá independentemente de qualquer organização religiosa. Mas fui instruída pelo Senhor de que nesta obra não há isso de cada qual ser independente”.



A OBRA ESPECIAL DE SATANÁS


AA 80. “Os que são inclinados a considerar como supremo seu critério individual, acham-se em grave perigo. É o estudado esforço de Satanás separar a esses dos que são condutos de luz, e por cujo intermédio Deus tem operado para edificar e estender Sua obra na Terra. Negligenciar ou desprezar aqueles  que Deus designou para arcar com as responsabilidades da direção ligadas ao progresso da verdade, é rejeitar o meio ordenado por Ele para auxílio, animação e fortalecimento de Seu povo. Passar qualquer obreiro na causa do Senhor por auto a esses, e pensar que a luz não lhe deve vir por nenhum outro instrumento mas diretamente de Deus, é assumir um a atitude em que está sujeito a ser iludido pelo inimigo, e vencido. Em, Sua sabedoria, o Senhor tem designado que, mediante a íntima relação ,mantida por todos os crentes, cristãos esteja unido a cristão, igreja a igreja. Assim estará  o instrumento humano habilitado a cooperar com o divino. Todo agente estará subordinado ao Espírito Santo, e todos os crentes unidos num esforço organizado e bem dirigido para dar ao mundo as alegres novas da graça de Deus”.

TM 29. “Satanás bem sabe que o sucesso apenas pode acompanhar a ação ordenada e harmoniosa. Bem sabe que tudo que se relaciona como Céu se acha em perfeita ordem, e sujeição e disciplina perfeita caracterizam os movimentos da hoste Angélica. Ele estuda e faz esforços para levar os cristãos professos o mais longe possível da disposição ordenada por Deus; portanto, engana até o povo professo de Deus, e faz-lhes crer que a ordem e a disciplina são inimigas da espiritualidade; que a única segurança para eles consiste em seguir cada qual seu próprio rumo e de maneira especial permanecer separado das corporações de cristãos que andam unidos, e trabalham para estabelecer a disciplina e a harmonia de ação. Todos os esforços feitos para se estabelecer a ordem são considerados perigosos, tidos como uma restrição da legítima liberdade e, por isso, são temidos como se fossem um arremedo do papado. Estas delicadas almas consideram virtude o jactar-se de sua liberdade de pensar e agir independentemente. Não atendem a nenhum parecer de outrem. Não se deixam ensinar por quem quer que seja. Foi-me mostrado que a obra especial de Satanás é introduzir os homens a crer que Deus lhes ordena agirem por si mesmos, e escolherem seu próprio caminho, independentemente de seus irmãos”.

III ME 25. “É uma ilusão do inimigo alguém achar que pode desligar-se das instrumentalidades designadas por Deus e trabalhar de um modo independente ideado por ele mesmo, em sua própria e pretensa sabedoria, e ainda ser bem sucedido. Embora suponha estar realizando a obra de Deus, não prosperará até o fim”.

TM 228. “Oh, como se regozijaria Satanás, se pudesse ter êxito em seus esforços de se insinuar entre este povo e desorganizar o trabalho, num tempo em que é essencial uma completa organização, e será este o maior poder para manter afastados os movimentos espúrios e para refutar declarações não endossadas pela Palavra de Deus! Temos de conservar uniformemente as nossas fileiras, para que não haja quebra no sistema de método e ordem. Dessa maneira não se dará permissão para que elementos desordenados dominem a obra neste tempo. Vivemos num tempo em que são indispensáveis a ordem, o sistema e a unidade de ação, e a verdade tem, de ligar-nos como fortes liames, a fim de que não haja entre os obreiros esforços dispersivos”.

TM 28. “Mas nunca, jamais esses mensageiros celestes sancionarão a irregularidade, a desorganização e a desordem. Todos estes males são o resultado dos esforços de Satanás para enfraquecer-nos as forças, destruir-nos a coragem e evitar a ação bem-sucedida”.


ADVERTÊNCIA CONTRA A INDIVIDUALIDADE OU A DESORGANIZAÇÃO


Prov. 18:1. “Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.”

I TS 390. “O Redentor do mundo conferiu grande poder à Sua igreja. Ele declara as regras a serem aplicadas em casos de demanda entre seus membros. Depois de dar direções explícitas quanto à orientação a seguir, diz: ‘Em verdade vos digo que tudo que ligardes na Terra será ligado no Céu, e tudo [em matéria de disciplina da igreja] o que desligardes na Terra será desligado no Céu’. S. Mat. 18:18. Assim até a autoridade celeste ratifica a disciplina da igreja com relação a seus membros, uma vez que tenha sido seguida a regra bíblica”.
         “A palavra de Deus não dá licença a que um homem ponha seu juízo em oposição ao da igreja, nem lhe é permitido insistir em sua opiniões contrariamente às dela. Caso não houvesse disciplina e governos eclesiásticos, a igreja se esfacelaria; não poderia manter-se unida como um corpo. Sempre tem havido indivíduos de espírito independente, pretendendo estar certos, e que Deus os havia ensinado, impressionado  e guiado especialmente. Cada um tem uma teoria sua particular, idéias peculiarmente suas, e cada um pretende que essas idéias se acham em harmonia com a Palavra de Deus. Cada um tem diferente teoria e fé, e não obstante pretende cada um possuir luz especial de Deus. Essas pessoas separam-se do corpo e constituem por si mesmas uma igreja à parte. Não podem estar todos certos, todavia pretendem todos ser guiados pelo Senhor. A palavra da Inspiração não pode ser sim e não, mas sim e amém em Cristo Jesus”.

I TI 207. “Ele (Deus) ensinará à Sua igreja o dever dela”. (A parte destacada se encontra no livro citado)

III ME 21. “Nenhum conselho ou sansão é dado na Palavra de Deus para os que crêem na mensagem do terceiro anjo sejam levados a supor que podem agir independentemente. Podeis assentar isso para sempre em vossa mente. São as maquinações de espíritos não santificados que tendem a promover um estado de desunião. Os sofismas de homens podem parecer corretos a seus próprios olhos, mas mão são verdade e justiça”.

III TI 418, 419.Cristo e Sua igreja são inseparáveis. Negligenciar ou desprezar aqueles a quem Deus designou... é rejeitar os meios que Ele ordenou para auxílio e fortalecimento de Seu povo. Ignorar este e pensar que vossa luz não deve vir através de outro canal a não ser diretamente de Deus, coloca-vos numa situação em que ficais sujeitos ao engano e à ruína”.

III ME 18. “Quando alguém se afasta do corpo organizado do povo que observa os mandamentos de Deus, quando começa a pesar a igreja em suas balanças humanas e a acusá-la, podeis saber que Deus não o está dirigindo. Ele se encontra no caminho errado”.

III TS 408. “Fui muitas vezes instruída pelo Senhor de que o juízo de homem algum deve estar sujeito ao juízo de outro homem qualquer. Nunca deve a mente de um homem ou a de uns poucos homens ser considerada suficiente em sabedoria e autoridade para controlar a obra, e dizer quais os planos que devem ser seguidos. Mas quando numa assembléia geral, é exercido o juízo dos irmãos reunidos de todas as partes do campo independência e juízo particulares não devem obstinadamente ser mantidos, mas renunciados. Nunca deve um obreiro considerar virtude a persistente conservação de sua atitude de independência, contrariamente à decisão do corpo geral”.
         “... Deus ordenou que os representantes de Sua igreja de todas as partes da Terra, quando reunidos numa Associação Geral, devam ter autoridade. O erro que alguns estão em perigo de cometer, é dar a opinião e ao juízo de um homem, ou de um pequeno grupo de homens, a plena medida de autoridade e influência de que Deus revestiu Sua igreja, no juízo e voz da Associação Geral reunida para fazer planos para a prosperidade e avançamento de Sua obra”.


O assunto é bastante vasto e amplo. Esperamos, no entanto, que estas passagens sejam suficientes para converter aqueles que estão nutrindo pensamentos contrários à verdade e à sã doutrina e contrários à ordem e à organização da igreja de Deus.


Para mais informações entre em contato:  cristiano_souza7@yahoo.com.br

AA – Atos dos Apóstolos
EF – Eventos Finais                                                       
E – Evangelismo
HR – História de Redenção
PP – Patriarcas e Profetas
TI – Testemunhos para a Igreja
TM – Testemunhos para Ministros
TS – Testemunhos Seletos
ME – Mensagens Escolhidas                                                         

Nenhum comentário: