“E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha
o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado
o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o
mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas
os servos do nosso Deus. E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e
quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.”
Apocalipse 7:2-4.
“E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e
com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito
o nome de seu Pai.” Apocalipse 14:1.
Através destes dois versos sabemos que o sinal e o nome de
Deus são uma e a mesma coisa. Quando a Bíblia fala, portanto, do nome de Deus
está também falando de seu sinal ou selo.
“Porém escolhi a Jerusalém para que ali estivesse o
meu nome; e escolhi a Davi, para que estivesse sobre o meu povo
Israel.” II Crônicas 6:6.
O sinal ou o selo de Deus portanto se encontrava em
Jerusalém, pois ali estava o nome de Deus. Mas em que lugar de Jerusalém
podemos encontrar o nome de Deus?
“Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para
que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus
olhos e o meu coração todos os dias.” II Crônicas 7:16.
O nome de Deus estava
localizado na casa de Deus, no santuário. Mas este selo ou o nome de Deus
estava de uma forma toda especial não em todas as partes do santuário, mas em
sua lei.
“Liga o testemunho, sela a lei entre os meus
discípulos.” Isaías 8:16.
Lembremos que selo ou nome são uma e mesma coisa. Sabemos
agora que o nome de Deus estava na lei pois na lei estava o Seu selo.
Os selos antigos possuíam três características fundamentais
que revelavam o dono de tal selo. No selo se encontrava o nome, o título e o
domínio da pessoa que o possuía. Exemplo desse fato pode-se ler no seguinte
texto:
“...Ciro, rei da Pérsia...”
Daniel 10:1.
Ciro é o nome. Rei é o título.
Pérsia era a extensão de domínio de Ciro.
Se o selo de Deus não é a lei
toda, mas se a lei contém o selo ou o nome de Deus, então um entre os dez
mandamentos constituem o selo da lei. Verificaremos então, qual dos dez
mandamentos possui as três característica necessária, a saber, nome, título e
extensão de domínio de Deus para ser o selo de Deus.
1 - Não
terás outros deuses diante de Mim.” Êxodo 20:3.
Somente por este primeiro
mandamento não temos ideia de quem seria este Mim. Não encontramos aqui nem
mesmo o nome de Deus.
2 - “Não
farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos
céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás
a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus,
sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e
quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que
me amam e aos que guardam os meus mandamentos.” Êxodo 20:4.
O segundo mandamento possue
duas características que são o nome e o título de Deus, mas não possui a
extensão de Seu domínio.
3 - “Não
tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor
não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20:7.
Este terceiro mandamento, à
semelhança do primeiro, possui também apenas duas característica, faltando
também a extensão de domínio, o que seria indispensável para ser o selo da lei.
Por uma questão de didática
omitiremos o quarto mandamento. Falaremos sobre ele no final dos mandamentos.
5 - “Honra
a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor
teu Deus te dá.” Êxodo 20:12.
No quinto mandamento também não
encontramos a área de domínio do Senhor Deus.
6 - “Não
matarás.” Êxodo 20:13.
O sexto mandamento, bem assim
como sétimo, o oitavo, o nono e o décimo, não trazem nenhuma característica
indispensável para que um deles seja o selo de Deus que revela o Deus
verdadeiro, que revela Seu nome.
7 - “Não
adulterarás .”Êxodo 20:14.
8 - “Não
furtarás.” Êxodo 20:15.
9 - “Não
dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Êxodo 20:16
.
10 - “Não
cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o
seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma
do teu próximo.” Êxodo 20:17.
A Bíblia não pode falhar. Se
ela diz que na lei está o selo de Deus, que na lei está seu nome, porque nestes
mandamentos não encontramos as características necessárias para que algum deles
fosse o selo de Deus e revelasse assim seu nome ou o Deus vivo? Mas esperem aí,
nós pulamos um mandamento, não foi? Sim, pulamos o quarto mandamento. Bem,
vamos então analisa-lo. Quem sabe ele possui o nome de Deus, o título de Deus e
a extensão de Seu domínio, sendo assim, o sinal ou o selo da lei, o qual seria então
o único mandamento que revelaria o Deus verdadeiro. O quarto mandamento diz:
4
-
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás
toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus;
não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo,
nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das
tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e
tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o
Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:17.
Temos sim neste mandamento
todas as características necessárias e suficientes para que o mesmo seja o selo
da lei. Neste mandamento encontramos o nome de Deus, o título de Deus e Sua
extensão de domínio, a saber “os céus e a terra, o mar e tudo que neles há.”
O
sábado portanto segundo a Bíblia é o selo de Deus, o sinal de sua autoridade,
pois ele é o único mandamento a mostrar Quem é o Deus da lei, o Deus criador
dos céus e da Terra.
Mas a
Bíblia confirma que o sábado é mesmo o selo ou o sinal de Deus de forma ainda
mais clara quando diz:
“Tu, pois, fala aos filhos de
Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é
um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que
eu sou o Senhor, que vos santifica.” Êxodo 31:13.
“Entre mim e os filhos de
Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o
Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.” Êxodo
31:17.
“E também lhes dei os meus sábados,
para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que
eu sou o Senhor que os santifica.” Ezequiel 20:12.
“E santificai os meus sábados,
e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o
Senhor vosso Deus.” Ezequiel 20:20.
A inspiração ainda diz:
“O sinal,
ou selo, de Deus é revelado a observância do Sábado do
sétimo dia – o memorial divino da
criação”. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág.
232.
“A verdadeira observância
do Sábado é o sinal de lealdade a Deus”. Eventos Finais, pág. 189.
Notemos bem, é a verdadeira
observância do sábado que constitui o sinal de Deus. Se existe a verdadeira observância
do sábado, logicamente existe a falsa, que apesar de ser parecida com a
verdadeira, não é o sinal de Deus, não constitui seu selo, ou seu nome.
O Espírito de profecia nos
adverte da seguinte maneira:
“O Sábado é a grande questão
decisiva. Ele é a linha demarcatória
entre os leais
e sinceros e os desleais e transgressores. Este Sábado foi ordenado por
Deus, e os que afirmam ser
observadores dos mandamentos
e crêem que
estão agora sob
a proclamação da
terceira mensagem Angélica, verão a parte importante
que o Sábado
do quarto mandamento
mantém nessa mensagem. Ele é o selo do Deus vivo. Eles
não diminuirão as
reivindicações do Sábado para acomodá-lo as suas conveniências”.
Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 423.
“Há maior santidade no sábado
do que lhe atribuem muitos que professam observá-lo. O Senhor tem sido
grandemente desonrado por parte dos que não têm observado o sábado conforme o
mandamento, quer na letra, quer no espírito. Ele sugere uma reforma da observância do sábado.” Testemunhos
Seletos, vol. 3, pág. 20.
“Ao estabelecerem novas igrejas
devem os pastores dar instruções cabais quanto à maneira correta
de observar o sábado. Devemos acautelar-nos de que os costumes frouxos que
prevalecem entre os observadores do domingo não sejam adotados pelos que
professam observar o dia de repouso de Deus.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág.
19.
Quais seriam estes costumes
frouxos dos quais devemos nos precaver e que constituiriam a falsa observância
do sábado? Vamos ler alguns textos sobre o que Deus deseja que façamos para que
observemos o sábado segundo o mandamento.
P R E P A R A
Ç Ã O !!
“E ele disse-lhes: Isto é o que
o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes
cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e
tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.” Êxodo 16:23.
“E aconteceu ao sétimo dia, que
alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando
recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” Êxodo 16:27-28.
Tudo que envolve o preparo de
alimentos não deve ser realizado durante as horas sagradas do sábado. Talvez
algumas atividades referentes à preparação de alimentos sejam consideradas
banais e sem importância. Mas o simples fato de alguns do povo de Israel saírem
para colher o maná, constituiu transgressão da lei. Não saíram para cozinhar ou
assar, nem mesmo chegaram a apanhar o maná, apenas saíram para procurar, e
transgrediram assim os mandamentos de Deus. Mesmo atividades culinárias aparentemente simples, como estourar uma pipoca, preparar um macarrão instantâneo, ou preparar o tempero de uma macarronada, constitui transgressão das horas sagradas e um roubo do tempo que pertence a Deus.
A inspiração nos mostra com
pormenores as atividades que devem ser feitas na sexta-feira e que jamais devem
ser deixadas por fazer durante as horas sagradas do sábado do Senhor:
“Na sexta-feira deverá ficar
terminada a preparação para o sábado. Tende o cuidado de pôr toda a roupa
em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai
os sapatos e tomai vosso banho. É possível deixar tudo
preparado, se se tomar isso como regra. O sábado não deve ser empregado em consertar
roupa, cozer o alimento, nem em divertimentos
ou quaisquer outras ocupações mundanas.”Testemunhos Seletos, vol. 3,
pág. 22.
É errado portanto entrar nas horas dos anto sábado sujo, sem que se tome um banho na sexta-feira, antes do sábado, para então recebe-lo de forma adequada e asseado (a).
“A violação do quarto mandamento não se limita à preparação de
alimentos. Muitos, por descuido, se atrasam esperando até o começo do
sábado para então engraxarem as botas (sapatos) e raparem a barba.
Não deve ser assim. Se, por negligência, deixarem de fazer esse trabalho
durante um dia útil, devem mostrar respeito suficiente pelo tempo sagrado de
Deus, deixando a barba por fazer e as botas (sapatos) por engraxar até que o
sábado tenha passado. Isso poderá ajudar-lhes a memória e torná-los mais
cuidadosos com respeito ao seu próprio trabalho, que deve ser realizado nos
seis dias úteis.” ST 25/5/1882; Ide 211.
Pôr-do-sol
“Antes do pôr-do-sol,
ponde de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos.
Explicai aos filhos esse vosso procedimento e induzi-os a ajudarem na
preparação, a fim de observar o
sábado segundo o mandamento.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 22.
As atividades relativas aos
seis dias de trabalho devem cessar antes
do pôr-do-sol da sexta-feira, nunca durante ou depois. A Bíblia cita algumas
atividades que constituem transgressão do sábado, como o trabalho de pessoas e
animais, bem como assim o comércio na compra ou na venda de qualquer artigo.
Estas coisas constituem profanação do santo sábado.
“Naqueles dias vi em Judá os
que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam
sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de
cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no
dia em que vendiam mantimentos. Também habitavam em Jerusalém
tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos
filhos de Judá, e em Jerusalém. E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse:
Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Sucedeu,
pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado,
ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado
o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse
no dia de sábado.” Neemias 13:15-19.
“Antes do pôr-do-sol, todos os membros da família devem reunir-se
para estudar a Palavra de Deus, cantar e orar.” Orientação da Criança, pág.
529.
Durante o
Sábado
“É uma triste falha o fato de
muitos estarem sempre atrasados em relação ao tempo no sábado de manhã. São
muito cuidadosos de seu tempo particular, e não se permitem perder uma hora
sequer; mas o tempo do Senhor, do único dia dos sete que Ele reivindica como
Seu, e pede que a Ele o devotemos, uma boa parte é dissipada em virtude de
levantarem-se tarde da cama pela manhã. Estão desta forma roubando a Deus. Isto
os leva a se atrasarem em tudo; produz confusão na família, resultando afinal
em chegarem todos tarde à Escola Sabatina e talvez, ao culto.” Conselhos sobre
Escola Sabatina, pág. 169, 170.
“E eles, saindo de Perge,
chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado,
assentaram-se; E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os
principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação
para o povo, falai.” Atos 13:14,15.
“E no dia de sábado saímos fora
das portas, para a beira do rio,
onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali
se ajuntaram.” Atos 16:13.
Segundo os textos de Atos parte
do sábado deve ser passado na igreja e outra parte, sempre que possível, deve
ser passado com a família junto à natureza.
“A Escola Sabatina e o culto de
pregação ocupam apenas uma parte do sábado. O tempo restante poderá ser passado
em casa e ser o mais precioso e sagrado que o sábado proporciona. Boa parte
desse tempo deverão os pais passar com os filhos. Quando faz bom tempo, deverão
os pais sair com os filhos a passeio pelos campos e matas. Em meio às belas coisas
da natureza, expliquem-lhes a razão da instituição do sábado.” Testemunhos
Seletos, vol.3, pág. 24.
“Se desviares o teu pé do
sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso,
e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus
caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas
próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as
alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca
do Senhor o disse.” Isaias 58:13-14.
Muitas atividades seriam
evitadas no sábado se perguntássemos se a vontade de a praticarmos é nossa ou
de Deus. A Bíblia proíbe de fazermos nossa própria vontade no dia santo de
Deus. Também proíbe de falarmos nossas próprias palavras. Na Bíblia linguagem
de hoje diz: “Não fiquem conversando à toa.”
Pôr-do-Sol –
Término do Sábado
“O Sábado não tem sido
observado . Para alguns, a obra dos seis dias adentra até o sétimo dia. Uma
hora, até mais, têm sido subtraída do início e do término
do sábado.” Testemunhos para
Igreja, vol. 1, pág. 174.
“Devemos observar
cuidadosamente os limites do sábado. Lembrai-vos de que cada
minuto é tempo sagrado.” Testemunhos
Seletos, vol. 3, pág. 22.
“Ao pôr-do-sol,
elevai a voz em oração e cânticos de louvor a Deus, celebrando o findar
do sábado e pedindo a assistência do Senhor para os cuidados da nova
semana.” Testemunhos Seletos, vol.3, pág. 25.
Não devemos cometer o erro de supor que podemos prolongar as horas do sábado. Ninguém tem o poder de fazer com que um dia tenha mais de vinte e quatro horas. Por isso, devemos respeitar os limites do sábado tanto para iniciarmos quanto para concluirmos a santificação do sábado e começarmos uma nova semana. A inspiração é bastante clara: "Ao pôr-do-sol", devemos celebrar o findar do sábado e iniciarmos uma nova semana.
O Sábado e os Verdadeiros Israelitas
O Sábado e os Verdadeiros Israelitas
Segundo os seguintes textos, o
sábado sempre foi um sinal entre Deus e o povo de Israel somente.
“Tu, pois, fala aos filhos
de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso
é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o
Senhor, que vos santifica.” Êxodo 31:13.
“Guardarão, pois, o sábado os filhos
de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.” Êxodo
31:16.
“Entre mim e os filhos de
Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os
céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.” Êxodo 31:17.
Mas a Bíblia enfatiza o
seguinte:
“E, se sois de
Cristo, então sois descendência de
Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:29.
Se aceitamos a Cristo como nosso
Salvador, somos os verdadeiros israelitas, e por isto o sábado se torna um
sinal entre nós e o nosso Deus. Ao aceitarmos a Cristo, isto nos torna
responsáveis de cumprir este mandamento já que ele é um sinal de que
reconhecemos a Deus como o Deus criador dos Céus e da Terra. Lembre-se, a
Bíblia diz:
“E também lhes dei os meus sábados,
para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.”
Ezequiel 20:12.
“E santificai os meus sábados,
e servirão de sinal entre mim e vós, para
que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.” Ezequiel 20:20.
Veja que, para que saibamos
quem é o Deus da lei, para que reconheçamos o Deus verdadeiro, Ele nos deu o
sábado para ser santificado.
“O sábado, como um memorial do
poder criador de Deus, designa-O como o que fez os céus e a Terra. Daí o ser
ele uma testemunha constante de Sua existência, e lembrança de Sua grandeza,
Sua sabedoria e Seu amor. Houvesse sido o sábado sempre observado de maneira
sagrada, e nunca poderia ter havido um ateu ou idólatra.” Patriarcas e
Profetas, pág. 336.
Você, querido leitor, aceitou a
Cristo como seu único e mais que suficiente Salvador? Se sim, você é, segundo a
Bíblia, um israelita descendente de Abraão, e o sábado então deve ser um sinal entre
você e o seu Deus!
“Porque não é judeu o que o é
exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu
o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na
letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.” Romanos 2:28-29.
“Não que a palavra de Deus haja
faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; Nem por serem
descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua
descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como
descendência.” Romanos 9:6-8.
Ao
contrário de nos isentar de santificar o sábado, o fato de aceitarmos a Cristo
nos torna responsáveis de o guardarmos, já que por este meio, nos tornamos
israelitas!O sábado é uma benção, um presente de Deus. A apologia ao santo
sábado, os argumentos infundados para não o guardarmos, encontra razão de existência
apenas no fato de que foi Satanás quem procurou e procura eliminar o único
mandamento que é o selo de Deus, que revela o Deus criador. Afinal de contas,
porque não aceitarmos um mandamento que pede que descansemos no sétimo dia e
devotemos um tempo para estarmos mais em comunhão com Deus e com nosso família?
Existiria razão para não aceitarmos tal mandamento? Que o sábado seja uma
grande benção em sua vida!!
Para dúvidas e esclarecimentos, entre em contato:
cristiano_souza7@yahoo.com.br
Ou pelo blog.
Que Deus te abençoe!!!
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