sexta-feira, 22 de abril de 2016

A Igreja da Profecia e o Movimento Reformista de 1914 - Parte 3.3 - A Igreja vai até o fim, não cai.




O Seguinte artigo tem por finalidade esclarecer algumas afirmações equivocadas da apostila “A Igreja da Profecia e o Movimento de 1914”, de autoria de Benildo Gabriel dos Santos.

Para facilitar a compreensão, utilizamos a fonte em azul para que o leitor venha a identificar mais facilmente nossa resposta.

Este texto foi escrito no ano de 1863, nesta época, sabemos que o povo que Deus estava conduzindo era os adventistas do sétimo dia, e o texto afirma que é por meio deste povo que Deus irá realizar Sua grande obra.

A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. Ela permanece, ao passo que os pecadores de Sião serão jogados fora no joeiramento - a palha separada do trigo precioso. É esse um transe terrível, não obstante importa que tenha lugar” (Mensagens Escolhidas, Vol. II, p. 280).

Este texto é um dos mais usados pelos Adventistas, para com ele, tentarem dar legalidade à igreja, mesmo em condição de completa apostasia e abandono da verdade.

Quando lhes é mostrado que “a igreja está na condição laodiceana” e que “a presença de Deus não está no meio dela” (Eventos Finais, pág. 44), e outras mensagens semelhantes, geralmente citam esta passagem, para com ela afirmar que, mesmo que a igreja esteja em uma condição ruim, que pareça prestes a cair, ela não cairá, segundo, dizem eles, o que escreveu Ellen White.

Bem, existem duas formas corretas de compreendermos esta passagem. A aplicação acima não figura entre estas duas maneiras certas, pois ela se encontra opostas à verdade e a uma compreensão mais abrangente deste texto.

Vamos então às duas aplicações:

1ª – A promessa mencionada, dizendo que a igreja não cairá, deve ser compreendida dentro do contexto de que toda promessa ou ameaça divina, é condicional. Já trabalhamos aqui, na postagem anterior (3.2) esta questão.

Se o texto estivesse mesmo dizendo que a igreja Adventista jamais iria cair, então teríamos mencionada nesta passagem, uma igreja infalível, e isto não poderia ser verdade, pois, “tão-somente Deus e o Céu são infalíveis.” Testemunhos para Ministros, pág. 30. Casa Publicadora Brasileira.

A inspiração, portanto, não pode estar dizendo que a igreja Adventista jamais cairia mesmo que esta igreja abandonasse a verdade. Com certeza, esta promessa está baseada em condições de obediência, assim como as promessas à igreja judaica, dizendo que esta também jamais cairia (Ezequiel 36: 24-28, 32-36; Jeremias 31:35-36), estavam também baseadas em condições de obediência.
Mesmo a igreja Católica, assim como os Adventistas, tem, com base nas palavras de Jesus em Mateus 16:18, defendido a infalibilidade da igreja.

“Em nossa época, na qual a impiedade parece ir tomando conta do mundo, devemos renovar nossa Fé na promessa feita por Cristo, de que jamais as forças do inferno prevalecerão contra a Igreja (cf. Mt 16,18), e manter bem vivo na alma o anseio de sermos santos, perfeitos e íntegros sob o ponto de vista moral e doutrinário.”- Dias, Mons. João Scognamiglio Clã. Arauto do Evangelho - Revista Católica – Número 124, Abril 2012, pág. 17.

É, parece que a realidade da igreja Adventista, ao se tornar uma irmã da decaída Babilônia (Testemunhos sobre Conduta Sexual, adultério e Divórcio, pág. 188), ocorreu de tal forma que até mesmo a linha de pensamento é a mesma!

Tanto a igreja católica, quanto a igreja Adventista, se esqueceu das condições para que cada promessa se cumpra.

“No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.” Jeremias 18:9-10.

Nossos opositores adventistas parecem fazer questão de não citar estas passagens e se esquecer dessas verdades.

“Caros amigos, o conflito está diante de nós. A obra que Deus nos deu para fazer, Ele pode realizar por nosso intermédio. Se deixarmos de obedecer a Deus, as Suas promessas não podem ser cumpridas para nós. Oh, que em união busquemos a Deus e sigamos um caminho de estrita obediência.” Carta 19 de Julho de 1861. Revista Adventista, Março de 1974, pág. 8.

Se a igreja tomar por um caminho idêntico ao mundo, virá a partilhar da mesma sorte; ainda mais; como recebeu maior luz, seu castigo será maior do que o dos impenitentes”. Testemunhos Seletos vol. 2, pág. 12. Casa Publicadora Brasileira.

Se a igreja tomasse por um caminho idêntico ao mundo, o que sabemos já ocorreu, a igreja não cairia? Seu futuro seria a chegada em Canaã Celestial ou o castigo pior do que o dos ímpios?

Segundo este texto, a menos que os impenitentes e ímpios sejam salvos sem conversão, a igreja seria destruída, caso chegasse a se identificar com o mundo!
Fica claro, desta forma, que a igreja, como organização, não era infalível, a mesma poderia cair e apostatar.

“Se a mais dedicada vigilância não for manifesta no grande coração da obra para proteger os interesses da causa, a igreja se tornará tão corrompida quanto as igrejas de outras denominação.” Testemunhos para a Igreja, vol.4, pág. 513.

Nossos opositores, portanto, ao contrário de ficarem citando textos que falam de promessas, deveriam se preocupar também com as condições, base sem a qual, as promessas não podem se cumprir.

Além de diversos textos inspirados, mostrando que a igreja não cumpriu com as condições estabelecidas por Deus, e por isso a promessa de que ela iria até o fim, como igreja vitoriosa, que a mesma não cairia, não pode ser cumprida. Todo adventista sabe a real condição em que a igreja se encontra. Ellen White disse que a igreja poderia se tornar mais corrompida do que as demais igrejas. Pasme, mas isso já ocorreu e está ocorrendo. Ellen White fala de “pecados graves” (Serviço Cristão, pág. 39), que já no tempo dela, estavam habitando a igreja Adventista. Ela menciona também que existiam prostituições nas fileiras adventistas as quais se estavam fortalecendo e ampliando seu poder sobre a igreja (Testemunhos para Ministros, pág. 427. Casa Publicadora Brasileira). O que diria ela, visse a igreja unida ao ecumenismo e fazendo uma homenagem ao papado, chamando o papa de sua santidade? O que diria ela, visse um transexual sendo oficialmente pastor da igreja? O que diria ela, vendo a igreja e sua liderança apoiar uma espécie de culto que nem mesmo algumas igrejas caídas adotam por se assemelhar a shows mundanos? No link abaixo você poderá ver que esta é a realidade dessa igreja em nossos dias.

https://www.youtube.com/watch?v=1EEKyGsN4jk&feature=youtu.be

Bem pudera estas coisas ocorrer na igreja. Quem é que a está conduzindo? Jesus não é, porque a igreja deixou de segui-Lo:

“A igreja deixou de seguir a Cristo seu guia, e está constantemente retrocedendo rumo ao Egito.” Serviço Cristão, pág. 39. Casa Publicadora Brasileira.

Então, quem está conduzindo a igreja? A inspiração nos dá a resposta:

O poder das trevas já colocou seu molde e inscrição sobre a obra que devia permanecer pura, não corrompida pelas astutas ciladas do diabo.” (Testemunhos para Ministros, pág. 277. Casa Publicadora Brasileira).

Por isso, a igreja, como organização, que poderia não ter caído, caiu. Mas,

“Verá a igreja onde ela caiu?”. Mensagem de Deus ao Povo do Advento. Folheto 1, pág. 8. Editora Missionária.

Assim, a igreja Adventista, por não cumprir as condições de Deus, não pode citar este texto, dizendo que a igreja não cairia, em sua defesa. Se ela se acha no direito de usar tal promessa, o mesmo direito teriam os católicos de usarem também a promessa de Jesus, dizendo que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja. Mas a igreja Adventista sabe e conhece que quando a igreja cristã deixou de cumprir as condições de obediência, estas palavras deixaram de se aplicar a ela. Porque a igreja Adventista então não usa este mesmo critério para ela mesma quando cita as palavras de Ellen White dizendo que a igreja não cairia? Parece que aquele pensamento: “Amigo, prefiro ouvir uma triste verdade, do que uma alegre mentira,” ainda não mudou a forma da igreja encarar a realidade dos fatos. Continua apregoando paz, paz, quando não há paz! (Ezequiel 13:9-10).

2º O segundo aspecto do texto que diz que a igreja não cairá, mas que os pecadores dela é que serão jogados fora do joeiramento, pode ser entendido claramente sob o ponto de vista que, a igreja mencionada, é a igreja a qual é constituída de almas fiéis, cuja origem remonta ao princípio, e que permanecerá até o fim. 

"Almas fiéis constituíram desde o princípio a igreja sobre a Terra. Em cada era teve o Senhor Seus vigias que deram fiel testemunho à geração em que viveram. Essas sentinelas apregoaram a mensagem de advertência; e ao serem chamadas para deporem a armadura, outros empreenderam a tarefa." Patriarcas e Profetas, pág. 11. Casa Publicadora Brasileira.

Quando Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja (Mateus 16:18), abre diante de nós apenas duas possibilidades:

1ª: Que estas palavras se aplicam à igreja cristã, que depois se tornou na igreja católica, e que esta, apesar de sua condição, ainda constitui a igreja de Deus, pois Jesus afirmou que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja.

2ª: Que estas palavras se aplicam os fiéis de todos os tempos. Sobre estes fiéis, que constituem a igreja, é que as portas do inferno não prevaleceriam.

Sem dúvida que este é o significado das palavras de Jesus ao declarar que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja, que a igreja não cairia, e que permaneceria e iria até o fim. Falando desses fiéis, dessa igreja, para a qual se aplicariam as palavras de Jesus, Ellen White escreveu:

A fé que professavam não era nova. Sua crença religiosa era a herança de seus pais. Lutavam pela fé da igreja apostólica – a ‘fé que uma vez foi dada aos santos’. S. Judas 3. ‘A igreja no deserto’ e não a orgulhosa hierarquia  entronizada na grande capital do mundo, era a verdadeira igreja de Cristo, a depositária dos tesouros da verdade que Deus confiara a Seu povo para ser dada ao mundo”. O Grande Conflito, págs. 61, 62. Casa Publicadora Brasileira.

Cremos, segundo este contexto teológico e histórico, que é esta igreja, constituída de almas fiéis, a qual Ellen White disse que a igreja iria até o fim e não cairia.

Não encontramos, na inspiração, nenhuma frase assim: “A igreja Adventista irá até o fim, não cairá.” Mas apenas textos dizendo que a igreja, que existe deste o princípio, e que é constituída de almas fiéis, é que irá até o fim, segundo oque Jesus também afirmou!

Por outro lado, encontramos sim textos mostrando que a igreja Adventista irá até o fim, mas não como igreja vitoriosa, mas como igreja que será a primeira a receber as pragas e ser destruída como organização pela ira de Deus. Ellen White profetizou:

“Cristo diz o seguinte daqueles que se ufanam de sua luz mas não andam nela: ‘Por isso Eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós outros. E tu, Cafarnaum [adventistas do sétimo dia que tiveram grande luz], que te ergues até aos céus [com referência a privilégios], serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.’” Review and Herald, 1º de agosto de 1893; Eventos Finais, pág. 43. 

O que ocorrerá com a organização adventista? Será abatida até aos infernos. Isto parece mostrar uma igreja vitoriosa? Nunca, jamais!

Algumas pessoas entendem que este texto se refere aos adventistas individuais, e não à igreja na qualidade de uma organização. Mas, fosse este o caso, e o texto diria assim: “Serão abatido até aos infernos.” Mas o texto diz: “Serás abatida até aos infernos”, referindo-se inquestionavelmente à igreja, e não a membros individuais.

Outro texto que corrobora esta aplicação e esta verdade, é o seguinte:

“Vemos aí que a igreja - o santuário do Senhor - foi a primeira a sentir o golpe da ira de Deus. Os anciãos, aqueles a quem Deus dera grande luz, e que haviam ocupado o lugar de depositários dos interesses espirituais do povo, haviam traído o seu depósito.” Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 65 e 66. Casa Publicadora Brasileira.

Perceba de forma clara que aqui aparece sem dúvida a igreja Adventista, pois no tempo em que este texto foi escrito, ou no tempo em que a irmã White teve esta revelação, a única igreja naquele tempo a ser a igreja, o santuário do Senhor, era a igreja Adventista do Sétimo Dia. Mas o que ocorrerá com esta igreja no futuro? Ela será a primeira a sentir o golpe da ira de Deus. A igreja irá até o fim, mas receberá as pragas, como igreja caída e não como igreja vitoriosa.

“E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” Apocalipse 18:4.

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato:



Continua...

Nenhum comentário: