segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Laodicéia ou Filadélfia?


Frequentemente nos deparamos com a seguinte indagação: A igreja de Deus é Laodicéia ou Filadélfia? Algumas denominações religiosas assumem claramente que suas organizações são caracterizadas pela igreja de Laodicéia. O objetivo de tal afirmação é única: Achar na profecia uma maneira de justificar sua posição de mornidão, fraqueza, apatia, e apostasia espiritual. Ao contrário de fazerem com que a mensagem à Laodicéia mude a vida espiritual de suas igrejas, a mensagem é utilizada para as deixar no estado de mornidão em que se encontram. Se sentem satisfeita com sua atual posição e se justificam dizendo que assim é porque a profecia o diz!

A igreja Adventista, de forma especial, se intitula a igreja de Laodicéia, e nos desafia para mostrarmos onde existe oitava igreja, pois que surgimos como organização depois da igreja Adventista organizada. Mas a pergunta é: Se eles constituem a igreja de Laodiceia, onde está a igreja de Filadélfia, a igreja de Sardes, etc? Quais são, ou onde estariam estas igrejas?

Vamos procurar esclarecer melhor esta questão. A Palavra de Deus diz:

“Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.” Apocalipse 1:10-11.


O Espírito de Profecia diz:

“Os nomes das sete igrejas são símbolos da igreja em diferentes períodos da era cristã.” Atos dos Apóstolos, pág. 273.

Percebemos que as igrejas da Ásia foram mencionadas para representarem os períodos pelos quais a igreja de Deus passa. Na Ásia existiam outras igrejas que não foram mencionadas. Estas, no entanto, mencionadas no capítulo 2 e 3 do Apocalipse, são citadas porque refletem a situação do período pelo qual a igreja de Deus passa.

Do ano 27 d.C ao ano 100 d.C.,  Éfeso.

Do ano 100 d. C.  ao ano 323 d.C., Esmirna.

Do ano 323 d.C  ao ano 538 d. C., Pérgamo.

Do ano 538 d.C  ao ano 1798 d.C,. Tiatira.

Do ano 1798 d.C. ao ano 1833 d.C., Sardes.

Do ano 1833 d.C.  ao ano 1844 d.C., Filadélfia.

Do ano 1844 d.C. até o fim, Laodicéia.



Sendo que o período de Laodicéia iniciou-se em 1844, deste ano para frente, todos se encontram neste período, Adventistas, Reformistas, Católicos, Espíritas, etc.

Em carta aos Romanos 12:10, lemos:

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”

Em o novo testamento grego, encontramos a expressão Filadélfia nesta passagem da carta aos Romanos. Filadélfia, é portanto, um termo grego que significa Amor Fraternal.

Filadélfia ficava localizada na Ásia Menor. Encontrava-se num planalto colinoso ao sul do rio Cogamis, uns 45 Km ao sudeste de Sardes e a 80 Km ao norte de Laudicéia. Foi fundada cerca de 140 anos a.C. Átalo II, conhecido por Filadélfo do qual a cidade recebeu o nome. Ele foi conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade (Filadélfia significa amor fraternal). A cidade encontrava-se à cabeceira dum amplo vale que, passando por Sardes, levava até Esmirna na costa marítima. Havia estradas  que a ligavam com a costa, com Pérgamo ao norte e com laudicéia ao Sudeste. A Cidade servia de porto à cidade de Frigia. Filadélfia era um próspero centro dum setor vinícula,e sua deidade principal era Dionízio, deus do vinho.



Mencionando as características de Laodicéia em contraste com Filadélfia, lemos:

“Seria mais agradável ao Senhor se os mornos, que professam a religião, jamais lhe houvessem proferido o nome. São um contínuo peso para os que desejam ser fies seguidores de Jesus. São uma pedra de tropeço para os descrentes... Constituem maldição para a causa tanto no país como no estrangeiro”. I Testemunhos para a Igreja, pág. 211.

Se a igreja de Deus for caracterizada por Laodicéia podemos então concluir com base na inspiração que seria melhor a igreja nem existir. Seus membros são um contínuo peso para os poucos sinceros no mundo, constituem uma pedra de tropeço, uma maldição no planeta. Se uma igreja assume ter as características de Laodicéia, ela mesma assume constituir tal maldição e um estorvo à causa do evangelho.

Outra passagem diz:

“Para os que são indiferentes neste tempo, a advertência de Cristo é: "Porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da Minha boca." Apoc. 3:16. A figura de vomitar da Sua boca significa que Ele não pode oferecer a Deus as vossas orações ou expressões de amor. Não pode aprovar de forma alguma o vosso ensino de Sua Palavra ou o vosso trabalho espiritual. Não pode apresentar os vossos cultos religiosos com o pedido de que vos seja concedida graça.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 15.

Pode uma igreja, ser Laodicéia e ainda assim ter as bênçãos de Deus, ou Sua presença? Não, jamais. Segundo a passagem que acabamos de ler, nem mesmo suas reuniões são aceitas por Deus, nem mesmo a graça Divina é concedida a uma igreja na situação de Laodiceia!

Mencionando a igreja adventista lemos claramente:

“A igreja está na condição Laodiceana, a presença de Deus não está no meio dela.” Eventos Finais, pág. 43.

Mas, neste momento, você poderá então estar se perguntando: É possível viver no período de Laodicéia e não ser Laodiceano?

Sim, é possível!! E digo-lhe que esta é nossa única forma de sairmos desse período de mornidão salvos!!

Vejamos um exemplo:

“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.” Apocalipse 3:1,4.

Sabemos que o período de Sardes é caracterizado pela morte espiritual. “Tens nome de que vives, e estás morto”, disse Jesus.

Mas percebemos o versículo 4: “Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.” Pessoas que viveram no período de Sardes, cujo período era de morte espiritual, mas que não se deixaram caracterizar por este período!

Portanto, é possível viver no período de Laodiceia e não se moldar por suas características. Justo assim criam nossos pioneiros da igreja Adventista quando a igreja ainda era fiel. Lemos:
“Desde o princípio, como observamos, os adventistas observadores do sábado viam-se como um povo com um propósito, um movimento predestinado. Crendo por experiência e profecia, que tinham a verdade presente para os últimos dias, concluíram razoavelmente que eram a verdadeira igreja para os últimos dias. Eram o Israel espiritual num moderno deserto... Eram o profeta Elias, prometido por Malaquias... Eram a sexta igreja do Apocalipse, “Filadélfia”, a igreja do amor fraternal. História do Adventismo, pág. 151.

Viviam já no período de Laodicéia e criam ser a igreja de Filadélfia!!

“Os mileritas consideraram corretamente a sexta igreja, ou ‘Filadélfia’, como símbolo de seu próprio movimento. Após o desapontamento, os mileritas que aceitaram o sábado, e a doutrina do santuário desfrutavam tão cálida comunhão cristã que continuaram a considerar-se como ‘Filadélfia’ (que significa amor fraternal) – e referiam-se aos demais adventistas como Laudicéia’, a sétima igreja. As palavras ‘morno’ e ‘rico sou de nada tenho falta’, pareciam aplicar-se a pessoas que julgavam poder passar sem o sábado e o Espírito de Profecia”. História do Adventismo, pág. 152.

A profecia não aponta a igreja que se caracteriza por Laodicéia como sendo a igreja vencedora. Não existe esperança para uma igreja em tal condição. A Palavra profética abre o véu no futuro e põe diante de nossos olhos a igreja vencedora, e esta tem as características de Filadélfia, jamais de Laodiceia!

“Os 144.000 estavam todos selados e perfeitamente unidos. Em sua testa estava escrito: "Deus, Nova Jerusalém", e tinham uma estrela gloriosa que continha o novo nome de Jesus. Por causa de nosso estado feliz e santo, os ímpios enraiveceram-se e arremeteram violentamente para lançar mão de nós, a fim de lançar-nos à prisão, quando estendemos a mão em nome do Senhor e eles caíram indefesos ao chão. Foi então que a sinagoga de Satanás conheceu que Deus nos havia amado, que lavávamos os pés uns aos outros e saudávamos os irmãos com ósculo santo; e adoraram a nossos pés”. Primeiros Escritos, pág. 15.

Vemos que os 144.000, que estarão com o Cordeiro sobre o monte de Sião, que saem vitoriosos da besta e do seu sinal, tem as qualidades de Filadelfianos. Devemos notar que este grupo completo estará vivendo nas cenas finais do mundo, no período da perseguição, após a ressurreição especial que tem lugar no início da sétima praga. Perceba que Ellen White cita a sinagoga de Satanás a qual adorará aos pés dos santos. Na mensagem à igreja de Filadelfia, lemos:

“Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.” Apocalipse 3:9.

A mensagem à igreja de Filadelfia ainda diz:

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” Apocalipse 3:12.

Os da igreja de Filadelfia têm escrito sobre eles o nome de Cristo e do Pai. Mostrando tratar-se do mesmo grupo que viveu no período de Laodiceia, lemos:

“E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome dEle e de Seu Pai.” Apocalipse 14:1.

A mensagem à igreja de Filadélfia ainda diz:

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” Apocalipse 3:12.

Note que o nome da nova Jerusalém será escrito sobre os Filadelfianos. A profecia, no entanto, mostra que estes Filadelfianos são os que viveram depois de 1844 que são contados fazendo parte dos 144.000. Vejamos:

“Os 144.000 estavam todos selados e perfeitamente unidos. Em sua testa estava escrito: "Deus, Nova Jerusalém,...”. Primeiros Escritos, pág.15.

Assim, a afirmação de que uma determinada igreja é Laodicéia coloca esta igreja fora da profecia de uma igreja vitoriosa. Coloca esta igreja como uma igreja sem a presença Divina, vomitada!

Então, precisamos saber o que Precisamos fazer para Sermos Filadelfianos, correto? Correto. Vamos lá!

1° - Amor fraternal.

Filadélfia, como o próprio nome diz, significa amor fraternal. Precisamos ter este amor, praticá-lo, caso queiramos ser Filadelfianos!

“Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.” I João 3:10.

2° Guardar a Palavra de Deus.

“Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” Apocalipse 3:8.

Estamos sendo fiéis à verdade que tem brilhado em nosso caminho?

3º “Não Negaste o Meu Nome.” Apocalipse. 3:8.

Sobre este ponto lemos:

“Em nosso convívio na sociedade, em famílias, ou em quaisquer relações da vida em que sejamos colocados, limitadas ou vastas que sejam, há muitas maneiras por que podemos confessar a nosso Senhor, e muitos modos pelos quais O podemos negar. Podemos negá-Lo por nossas palavras, falando mal de outros, por conversas levianas, gracejos e chocarrices, por palavras ociosas ou cruéis, ou por prevaricar, falando contrariamente à verdade. Por nossas palavras podemos confessar que Cristo não está em nós. Quanto ao nosso caráter, podemos negá-Lo pelo amor da comodidade, esquivando-nos aos deveres e responsabilidades da vida que devem recair sobre outros, se nós não os assumirmos, e amando os prazeres pecaminosos. Podemos também negar a Cristo pelo orgulho no vestuário e conformidade com o mundo, por uma conduta descortês. Podemos negá-Lo pelo amor às nossas próprias opiniões, buscando sustentar e justificar o próprio eu. Também O podemos negar permitindo a mente girar em torno do sentimentalismo amoroso, e demorando os pensamentos sobre nossa suposta dura sorte, nossas provações.” Testemunhos Seletos, vol. 1, pág.339.

4º “Tendo pouca força.”

Fraqueza não é sinônimo de pecado!

A Palavra de Deus é clara:

“Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” Apocalipse 3:8.

Então, como pode alguém fraco ser forte a ponto de guardar a palavra de Jesus?

“Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.” Hebreus 11:34.

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” II Coríntios 12:9-10.

Sem Deus não somos nada. Mas quando apoiamos nossa fraqueza no braço Onipotente da graça Divina, então no tornamos fortes e somos então cumpridores da vontade de Deus.

“Colaborando a vontade do homem com a de Deus, ela se torna onipotente. Tudo que deve ser feito a Seu mando pode ser cumprido por Seu poder. Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras.” Parábolas de Jesus, págs. 332 e 333.

Que o Senhor abençoe a todas as almas sinceras que estão lutando para neste tempo de mornidão permanecerem com suas vestes incontaminadas! Amém!

cristiano_souza7@yahoo.com.br


Nenhum comentário: