terça-feira, 2 de julho de 2013

O Cristão, o Governo e o Ato de Protestar!

Por: Emílio Devai.



Onde está o meu tesouro?

Texto básico: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:21.

Os problemas que ocorrem no Brasil hoje tem movido o sentimento de muitos. Por sermos brasileiros e acima de tudo moradores do Brasil temos nos preocupado com as circunstâncias. Semelhante ao tempo do presidente Garrastazu Médici estamos vivendo um falso milagre econômico. Com uma diferença que desta vez o povo tem um acesso mais amplo as informações do que acontece dentro do plenário enquanto que no tempo do citado presidente isso não existia. E apesar do governo maquiar uma estabilidade econômica todos sabem que isso não existe, enquanto que nos tempos idos de Garrastazu o povo não fazia ideia. Vivemos então numa situação em que o patriotismo muitas vezes tem falado mais alto que nossa religião. Apesar de não pintarmos a cara e irmos em passeatas temos deixado nossa mente refletir muito sobre esses assuntos. E dessa forma temos usado o tempo que pertencia a Deus para alimentar o nosso nacionalismo e isso é muito perigoso. Quando na primeira guerra mundial os componentes da igreja adventista alimentaram o seu ego nacionalista logo foram a guerra lutar cada um por seu país. Os irmãos americanos incentivavam a comprar selos de guerra para ajudar as forças armadas. Os alemães pediam que orassem pela vitória das forças alemãs. E o resultado disso a igreja caiu nas mãos de Satanás. A pedra que havia sido cortada da pedreira do mundo para ser edifício de Deus agora voltava a ser uma pedra mais na pedreira do mundo. Graças a Deus que contudo um pequeno grupo se manteve incontaminado de tais coisas.

Quando Jesus andava na terra a coisa não era muito diferente dos dias de hoje. Os governantes abusavam dos impostos. As leis impostas prejudicavam a população e o povo estava sempre descontente. Porém o exemplo de Jesus é supremo para nós ele Disse:

"O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos...  mas agora o meu reino não é daqui.João 18:36.

"O governo sob que Jesus viveu era corrupto e opressivo; clamavam de todo lado os abusos - extorsões, intolerância e abusiva crueldade. Não obstante, o Salvador não tentou nenhuma reforma civilNão atacou nenhum abuso nacional, nem condenou os inimigos da nação. Não interferiu com a autoridade nem com a administração dos que se achavam no poder. Aquele que foi o nosso exemplo, conservou-Se afastado dos governos terrestres. Não porque fosse indiferente às misérias do homem, mas porque o remédio não residia em medidas meramente humanas e externas. Para ser eficiente, a cura deve atingir o próprio homem, individualmente, e regenerar o coração." O Desejado de Todas as Nações, pág. 509.

Toda autoridade foi colocada , ou permitida por Deus isso foi esclarecido por cristo a Pilatos:

"Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado... "João 19:11.

A Palavra de Deus nos aconselha a não nos colocarmos contra o governo:

"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra." Romanos 13:1-7(NVI).


"Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens." Tito 3:1-2(NVI).

"Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema". 1 Pedro 2:13.

Por causa do Senhor nos colocamos sujeitos a autoridade.

No ponto vinte de nosso princípio de fé, último parágrafo, nos diz: 

"Segundo a doutrina de Cristo, não podemos, como Seus seguidores, tomar parte em nenhum plano político, guerra, revolta ou derramamento de sangue."

Porém uma vez que as leis se choquem contra a nossa fé não podemos obedecer ao governo:

..." Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo."  Atos 5:40-42.

Apesar de proibidos de falar sobre Jesus eles seguiram proclamando o santo nome de Jesus. São coisas que não podemos deixar de fazer seria negar nossa fé. Ainda que sejamos presos.

"Então o arauto proclamou em alta voz: "Esta é a ordem que lhes é dada, ó homens de todas nações, povos e línguas: Quando ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, prostrem-se em terra e adorem a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor ergueu. Quem não se prostrar em terra e não adorá-la será imediatamente atirado numa fornalha em chamas. Não precisamos te responder sobre este negócio... e se não fica sabendo ó rei que não nos ajoelharemos e nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste". Daniel 3:4-6,16, 18.

Mesmo sob pena de morte não podemos nos colocar contra Deus no hino: Bendita Fé dos Nossos Pais diz:   "antes morrer do que pecar".

O magnânimo exemplo de Cristo nos demonstra qual deve ser o nosso dever em relação ao estado mesmo diante de leis e tributos opressivos:

"É-nos lícito dar tributo a César ou não? E, entendendo ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que me tentais? Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." Lucas 20:22-25. 

"Ele lhes censurara a hipocrisia e presunção e, assim fazendo, expressara um grande princípio, princípio que define claramente os limites do dever do homem para com o governo civil, e seu dever para com Deus". O Desejado de Todas as Nações, págs. 602, 603.

Em outra ocasião apesar de Jesus ser o Rei do universo o dono de tudo ele pagou até o imposto indevido para evitar escândalos:

"E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. 
Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti". Mateus 17:24-27.

Podemos pensar então que diante desta situação no Brasil uma reforma na política poderia trazer melhorias. Porém o que ocorre é profecia já anunciada:

"Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos". Tiago 5:4.

E Deus sabe disso tudo. Aos que oprimem o povo sabemos que Deus os julgará:

"Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar".Salmos 9:7.
  
"E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra" Apocalipse 22:12.

O conselho do apostolo Paulo deve servir de alivio aos nossos corações neste momento:

"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória." Colossenses 3:1-4.

Estamos mortos para o mundo? Esta é uma pergunta que deveríamos fazer. "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:21.

E em relação ao nosso País ainda que sejam feitas ou não mudanças nas leis as noticias quanto ao futuro são as seguintes: 

"Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas". 1 Tessalonicenses 5:1-5.

"Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido". 2 Timóteo 3:13-14.

Está é e será a situação do nosso mundo até o fim. Uma vez que a bíblia diz claramente que "o mundo jaz no maligno" 1 João 5:19.

Nós porém devemos permanecer firmes em nossa união com os céus. Não devemos mudar nossa posição quanto as nossas doutrinas O que nos sobra fazer então:

1° "Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios."1 Tessalonicenses 5:6.

Não podemos cochilar e seguir os impulsos do nacionalismo nestes momentos. Precisamos cuidar firmes de nossa fé. Vivê-la.

2°..."e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus". Mateus 5:44.

Caso seu sangue esquente e se sinta defraudado pelos governantes. Ore por eles quando você ora por uma pessoa logo começa a esquecer o mal que recebeu.

3° "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós." Mateus 6:14.

Quando perdoamos os pecados alheios podemos sentir o dom de Deus em nos perdoar também.

4° "Que devemos então fazer? - Deixai os assuntos políticos em paz. "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?" II Cor. 6:14 e 15. Que pode haver de comum entre esses partidos? Não pode haver sociedade, nem comunhão. A palavra "sociedade" importa em participação, parceria. Deus emprega as mais vigorosas imagens para mostrar que não deve haver união entre partidos mundanos e aqueles que estão buscando a justiça de Cristo. Que comunhão pode haver entre a luz e as trevas, a verdade e a injustiça? - Nenhuma, absolutamente. A luz representa a justiça; as trevas, o erro, o pecado, a injustiça. Os cristãos saíram das trevas para a luz. Eles se revestiram de Cristo, e usam a divisa da verdade e obediência. São regidos pelos princípios elevados e santos que Cristo exemplificou em Sua vida. O mundo, porém, é regido por princípios de desonestidade e injustiça". Fundamentos da Educação Cristã, pág. 476.

5° "Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:20-21.



Nenhum comentário: