segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Vivendo sem Intercessor? Quando?





Li recentemente uma "explicação" do orador do Programa "Na Mira da Verdade" sobre a intercessão de Jesus. Tripudiando sobre vários textos do Espírito de Profecia, Leandro Quadros, argumenta que nunca viveremos sem um intercessor. No link abaixo você poderá ler o artigo do prof. Leandro Quadros:

http://novotempo.com/namiradaverdade/2012/11/07/voce-e-eu-nunca-viveremos-sem-um-intercessor/

Este pensamento pode levar muitos a se acomodarem no pecado, deixando suas faltas e pecados a serem vencidos no futuro ou até mesmo sem vence-los, já que sempre teriam Jesus para interceder por eles. Tanto a Bíblia quanto o Espírito de Profecia é contra tal pensamento. Ellen White escreveu:

"Naquele tempo terrível os justos devem viver à vista de um Deus santo, sem intercessor"

Pergunto: Que irá viver à vista de um Deus santo sem intercessor ? Resposta:

" ... OS JUSTOS devem viver à vista de um Deus santo, sem intercessor"

Portanto, a explicação pobre de Leandro Quadros foge da verdade e clareza do texto inspirado.

Mas entendamos melhor. Por que que os justos precisariam de um intercessor durante o tempo de angústia se durante este período eles não pecam mais e seus pecados passados já estão apagados?

"Quando Jesus sair do santuário, os que são santos e justos serão santos e justos ainda; POIS TODOS OS SEUS PECADOS ESTARÃO APAGADOS, e eles selados com o selo do Deus vivo." MM 77:240.

Lembre-se que precisamos de intercessão quando pecamos ou para apagar nossos pecados ainda registrados nos livros. Porém, este trabalho será realizado por Jesus antes do fechamento da porta da graça. Quando Ele o concluir, Ele dirá: "Quem é justo faça justiça ainda, quem é santo, seja santificado ainda" (Apoc 22:11), ou seja, os justos não pecarão mais!!

"No tempo de angústia, SE O POVO DE DEUS TIVESSE PECADOS NÃO CONFESSADOS que surgissem diante deles enquanto torturados pelo temor e angústia, seriam vencidos; o desespero suprimir-lhes-ia a fé, e não poderiam ter confiança para suplicar de Deus o livramento. Mas, ao mesmo tempo em que têm uma profunda intuição de sua indignidade, não possuem falta oculta para revelar. Seus pecados foram examinados E EXTINGUIDOS NO JUÍZO; não os podem trazer à lembrança." O Grande Conflito, pág. 620.

Por isso o texto do Espírito de Profecia é claro:

"Naquele tempo terrível os justos devem viver à vista de um Deus santo, sem intercessor"

Qual será a condição dos justo neste tempo para que não sejam destruídos?

"Muitos não compreendem o que devem ser a fim de viverem à vista do Senhor sem um sumo sacerdote no santuário, durante o tempo de angústia. Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angústia, DEVEM REFLETIR COMPLETAMENTE A IMAGEM DE JESUS." MM 95:353. PE 71.

Perceba que muitos não compreendem "o que devem ser a fim de viverem à vista do Senhor SEM UM SUMO SACERDOTE NO SANTUÁRIO, durante o tempo de angústia". Nesta passagem é destacada novamente a mesma verdade do texto que estamos analisando, que os justos irão viver sem sumo sacerdote ou sem intercessor durante o tempo de angústia. Mas para que possam sobreviver sem Jesus a interceder por eles o que é necessário? 

"..devem refletir completamente a imagem de Jesus."

Os que não tiverem estas características, os ímpios, serão punidos com as pragas!! Estas pragas não atingirão os justos pois Deus, ao olhar para eles, vê neles o caráter, a imagem de Seu próprio Filho!!!

"Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus." Primeiros Escritos, pág. 71.

O texto de Hebreus 7:25 fala da obra de intercessão durante o tempo da graça, ou seja, até o momento em que Jesus sair do santuário. Depois desse tempo, "os justos devem viver à vista de um Deus santo sem intercessor." Se alguns desejam tomar este texto e aplicá-lo dizendo que sempre teremos um sacerdote a interceder por nós, então mesmo na eternidade, livres da mortalidade, no reino de Deus, Jesus estará intercedendo por nós? Isto seria absurdo, já que não teremos mais pecados e somente transgressores a terem seus casos a decidir é que precisam de intercessão!!!

Leandro Quadros gosta de mostrar que tem em seu arsenal ideias novas, pontos de vista nunca mencionados, teorias revolucionárias. Ele parece querer mostrar que é o arauto de "verdades" nunca descobertas. Ele forjou argumentos sem conhecer os vários pontos que envolvem esta questão. Ao dizer que "Segundo Ellen White, os ímpios é quem ficarão sem um intercessor para o perdão de seus pecados e para refreá-los de fazer o mal" ele distorce as verdades claras da inspiração e não sei como ele pode achar que que suas conclusões podem ser claras como o sol do meio dia! Pode ser que ele procurou olhar o sol em um dia de chuva muito forte!! ...

cristiano_souza7@yahoo.com.br


Nenhum comentário: