quarta-feira, 24 de julho de 2013

O SELO DE DEUS E A VERDADEIRA OBSERVÂNCIA DO SÁBADO



“E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.” Apocalipse 7:2-4.

“E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.” Apocalipse 14:1. 

Através destes dois versos sabemos que o sinal e o nome de Deus são uma e a mesma coisa. Quando a Bíblia fala, portanto, do nome de Deus está também falando de seu sinal ou selo.

“Porém escolhi a Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi a Davi, para que estivesse sobre o meu povo Israel.” II Crônicas 6:6.

O sinal ou o selo de Deus portanto se encontrava em Jerusalém, pois ali estava o nome de Deus. Mas em que lugar de Jerusalém podemos encontrar o nome de Deus?

“Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.” II Crônicas 7:16.

 O nome de Deus estava localizado na casa de Deus, no santuário. Mas este selo ou o nome de Deus estava de uma forma toda especial não em todas as partes do santuário, mas em sua lei.

“Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.”  Isaías 8:16.

Lembremos que selo ou nome são uma e mesma coisa. Sabemos agora que o nome de Deus estava na lei pois na lei estava o Seu selo.

Os selos antigos possuíam três características fundamentais que revelavam o dono de tal selo. No selo se encontrava o nome, o título e o domínio da pessoa que o possuía. Exemplo desse fato pode-se ler no seguinte texto:

“...Ciro, rei da Pérsia...” Daniel 10:1.

Ciro é o nome. Rei é o título. Pérsia era a extensão de domínio de Ciro.

Se o selo de Deus não é a lei toda, mas se a lei contém o selo ou o nome de Deus, então um entre os dez mandamentos constituem o selo da lei. Verificaremos então, qual dos dez mandamentos possui as três característica necessária, a saber, nome, título e extensão de domínio de Deus para ser o selo de Deus.

1 - Não terás outros deuses diante de Mim.” Êxodo 20:3.

Somente por este primeiro mandamento não temos ideia de quem seria este Mim. Não encontramos aqui nem mesmo o nome de Deus.

2 - “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.” Êxodo 20:4.

O segundo mandamento possue duas características que são o nome e o título de Deus, mas não possui a extensão de Seu domínio.

3 - “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20:7.

Este terceiro mandamento, à semelhança do primeiro, possui também apenas duas característica, faltando também a extensão de domínio, o que seria indispensável para ser o selo da lei.

Por uma questão de didática omitiremos o quarto mandamento. Falaremos sobre ele no final dos mandamentos.

5 - “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Êxodo 20:12.

No quinto mandamento também não encontramos a área de domínio do Senhor Deus.

6 - “Não matarás.” Êxodo 20:13.

O sexto mandamento, bem assim como sétimo, o oitavo, o nono e o décimo, não trazem nenhuma característica indispensável para que um deles seja o selo de Deus que revela o Deus verdadeiro, que revela Seu nome.

7 - “Não adulterarás .”Êxodo 20:14.

8 - “Não furtarás.” Êxodo 20:15.

9 - “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Êxodo 20:16
.
10 - “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Êxodo 20:17.

A Bíblia não pode falhar. Se ela diz que na lei está o selo de Deus, que na lei está seu nome, porque nestes mandamentos não encontramos as características necessárias para que algum deles fosse o selo de Deus e revelasse assim seu nome ou o Deus vivo? Mas esperem aí, nós pulamos um mandamento, não foi? Sim, pulamos o quarto mandamento. Bem, vamos então analisa-lo. Quem sabe ele possui o nome de Deus, o título de Deus e a extensão de Seu domínio, sendo assim, o sinal ou o selo da lei, o qual seria então o único mandamento que revelaria o Deus verdadeiro. O quarto mandamento diz:

4 - “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:17.

Temos sim neste mandamento todas as características necessárias e suficientes para que o mesmo seja o selo da lei. Neste mandamento encontramos o nome de Deus, o título de Deus e Sua extensão de domínio, a saber “os céus e a terra, o mar e tudo que neles há.”

O sábado portanto segundo a Bíblia é o selo de Deus, o sinal de sua autoridade, pois ele é o único mandamento a mostrar Quem é o Deus da lei, o Deus criador dos céus e da Terra.

Mas a Bíblia confirma que o sábado é mesmo o selo ou o sinal de Deus de forma ainda mais clara quando diz:

“Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.” Êxodo 31:13.

“Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.” Êxodo 31:17.

“E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.” Ezequiel 20:12.

“E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.” Ezequiel 20:20.

A inspiração ainda diz:

O sinal, ou selo, de Deus é revelado a observância do Sábado  do  sétimo  dia – o memorial divino da criação”. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág.  232.

“A verdadeira observância do Sábado é o sinal de lealdade a Deus”. Eventos Finais, pág. 189.

Notemos bem, é a verdadeira observância do sábado que constitui o sinal de Deus. Se existe a verdadeira observância do sábado, logicamente existe a falsa, que apesar de ser parecida com a verdadeira, não é o sinal de Deus, não constitui seu selo, ou seu nome.

O Espírito de profecia nos adverte da seguinte maneira:

“O Sábado é a grande questão decisiva. Ele é a linha demarcatória  entre  os  leais  e sinceros e os desleais e transgressores. Este Sábado foi ordenado por Deus, e os que afirmam  ser observadores  dos  mandamentos  e  crêem  que  estão  agora   sob   a   proclamação   da   terceira mensagem Angélica, verão a parte  importante  que  o  Sábado  do  quarto  mandamento  mantém nessa mensagem. Ele é o selo do Deus vivo. Eles não  diminuirão  as  reivindicações  do  Sábado para acomodá-lo as suas conveniências”. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 423.

“Há maior santidade no sábado do que lhe atribuem muitos que professam observá-lo. O Senhor tem sido grandemente desonrado por parte dos que não têm observado o sábado conforme o mandamento, quer na letra, quer no espírito. Ele sugere uma reforma da observância do sábado.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 20.

“Ao estabelecerem novas igrejas devem os pastores dar instruções cabais quanto à maneira correta de observar o sábado. Devemos acautelar-nos de que os costumes frouxos que prevalecem entre os observadores do domingo não sejam adotados pelos que professam observar o dia de repouso de Deus.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 19.

Quais seriam estes costumes frouxos dos quais devemos nos precaver e que constituiriam a falsa observância do sábado? Vamos ler alguns textos sobre o que Deus deseja que façamos para que observemos o sábado segundo o mandamento.

P R E P A R A Ç Ã O !!

“E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.” Êxodo 16:23.

“E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.  Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” Êxodo 16:27-28.

Tudo que envolve o preparo de alimentos não deve ser realizado durante as horas sagradas do sábado. Talvez algumas atividades referentes à preparação de alimentos sejam consideradas banais e sem importância. Mas o simples fato de alguns do povo de Israel saírem para colher o maná, constituiu transgressão da lei. Não saíram para cozinhar ou assar, nem mesmo chegaram a apanhar o maná, apenas saíram para procurar, e transgrediram assim os mandamentos de Deus. Mesmo atividades culinárias aparentemente simples, como estourar uma pipoca, preparar um macarrão instantâneo, ou preparar o tempero de uma macarronada, constitui transgressão das horas sagradas e um roubo do tempo que pertence a Deus.

A inspiração nos mostra com pormenores as atividades que devem ser feitas na sexta-feira e que jamais devem ser deixadas por fazer durante as horas sagradas do sábado do Senhor:

“Na sexta-feira deverá ficar terminada a preparação para o sábado. Tende o cuidado de pôr toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho. É possível deixar tudo preparado, se se tomar isso como regra. O sábado não deve ser empregado em consertar roupa, cozer o alimento, nem em divertimentos ou quaisquer outras ocupações mundanas.”Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 22.

É errado portanto entrar nas horas dos anto sábado sujo, sem que se tome um banho na sexta-feira, antes do sábado, para então recebe-lo de forma adequada e asseado (a).

“A violação do quarto mandamento não se limita à preparação de alimentos. Muitos, por descuido, se atrasam esperando até o começo do sábado para então engraxarem as botas (sapatos) e raparem a barba. Não deve ser assim. Se, por negligência, deixarem de fazer esse trabalho durante um dia útil, devem mostrar respeito suficiente pelo tempo sagrado de Deus, deixando a barba por fazer e as botas (sapatos) por engraxar até que o sábado tenha passado. Isso poderá ajudar-lhes a memória e torná-los mais cuidadosos com respeito ao seu próprio trabalho, que deve ser realizado nos seis dias úteis.” ST 25/5/1882; Ide 211.

Pôr-do-sol

Antes do pôr-do-sol, ponde de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos. Explicai aos filhos esse vosso procedimento e induzi-os a ajudarem na preparação, a fim de observar o sábado segundo o mandamento.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 22.

As atividades relativas aos seis dias de trabalho devem cessar antes do pôr-do-sol da sexta-feira, nunca durante ou depois. A Bíblia cita algumas atividades que constituem transgressão do sábado, como o trabalho de pessoas e animais, bem como assim o comércio na compra ou na venda de qualquer artigo. Estas coisas constituem profanação do santo sábado.

“Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos. Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém. E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.” Neemias 13:15-19.

Antes do pôr-do-sol, todos os membros da família devem reunir-se para estudar a Palavra de Deus, cantar e orar.” Orientação da Criança, pág. 529.

Durante o Sábado

“É uma triste falha o fato de muitos estarem sempre atrasados em relação ao tempo no sábado de manhã. São muito cuidadosos de seu tempo particular, e não se permitem perder uma hora sequer; mas o tempo do Senhor, do único dia dos sete que Ele reivindica como Seu, e pede que a Ele o devotemos, uma boa parte é dissipada em virtude de levantarem-se tarde da cama pela manhã. Estão desta forma roubando a Deus. Isto os leva a se atrasarem em tudo; produz confusão na família, resultando afinal em chegarem todos tarde à Escola Sabatina e talvez, ao culto.” Conselhos sobre Escola Sabatina, pág. 169, 170.

“E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.” Atos 13:14,15.

“E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos 16:13.

Segundo os textos de Atos parte do sábado deve ser passado na igreja e outra parte, sempre que possível, deve ser passado com a família junto à natureza.

“A Escola Sabatina e o culto de pregação ocupam apenas uma parte do sábado. O tempo restante poderá ser passado em casa e ser o mais precioso e sagrado que o sábado proporciona. Boa parte desse tempo deverão os pais passar com os filhos. Quando faz bom tempo, deverão os pais sair com os filhos a passeio pelos campos e matas. Em meio às belas coisas da natureza, expliquem-lhes a razão da instituição do sábado.” Testemunhos Seletos, vol.3, pág. 24.


“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.” Isaias 58:13-14.

Muitas atividades seriam evitadas no sábado se perguntássemos se a vontade de a praticarmos é nossa ou de Deus. A Bíblia proíbe de fazermos nossa própria vontade no dia santo de Deus. Também proíbe de falarmos nossas próprias palavras. Na Bíblia linguagem de hoje diz: “Não fiquem conversando à toa.” 

Pôr-do-Sol – Término do Sábado

“O Sábado não tem sido observado . Para alguns, a obra dos seis dias adentra até o sétimo dia. Uma hora, até mais, têm sido subtraída do início e do término do sábado.”  Testemunhos para Igreja, vol. 1, pág. 174.

“Devemos observar cuidadosamente os limites do sábado. Lembrai-vos de que cada minuto é tempo sagrado.”  Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 22.

Ao pôr-do-sol, elevai a voz em oração e cânticos de louvor a Deus, celebrando o findar do sábado e pedindo a assistência do Senhor para os cuidados da nova semana.” Testemunhos Seletos, vol.3, pág. 25.

Não devemos cometer o erro de supor que podemos prolongar as horas do sábado. Ninguém tem o poder de fazer com que um dia tenha mais de vinte e quatro horas. Por isso, devemos respeitar os limites do sábado tanto para iniciarmos quanto para concluirmos a santificação do sábado e começarmos uma nova semana. A inspiração é bastante clara: "Ao pôr-do-sol", devemos celebrar o findar do sábado e iniciarmos uma nova semana.

O Sábado e os Verdadeiros Israelitas

Segundo os seguintes textos, o sábado sempre foi um sinal entre Deus e o povo de Israel somente.

“Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.” Êxodo 31:13.

“Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.” Êxodo 31:16.

“Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.” Êxodo 31:17.

Mas a Bíblia enfatiza o seguinte:

“E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:29.

Se aceitamos a Cristo como nosso Salvador, somos os verdadeiros israelitas, e por isto o sábado se torna um sinal entre nós e o nosso Deus. Ao aceitarmos a Cristo, isto nos torna responsáveis de cumprir este mandamento já que ele é um sinal de que reconhecemos a Deus como o Deus criador dos Céus e da Terra. Lembre-se, a Bíblia diz:

“E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.” Ezequiel 20:12.

“E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.” Ezequiel 20:20.

Veja que, para que saibamos quem é o Deus da lei, para que reconheçamos o Deus verdadeiro, Ele nos deu o sábado para ser santificado.

“O sábado, como um memorial do poder criador de Deus, designa-O como o que fez os céus e a Terra. Daí o ser ele uma testemunha constante de Sua existência, e lembrança de Sua grandeza, Sua sabedoria e Seu amor. Houvesse sido o sábado sempre observado de maneira sagrada, e nunca poderia ter havido um ateu ou idólatra.” Patriarcas e Profetas, pág. 336.

Você, querido leitor, aceitou a Cristo como seu único e mais que suficiente Salvador? Se sim, você é, segundo a Bíblia, um israelita descendente de Abraão, e o sábado então deve ser um sinal entre você e o seu Deus!

“Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.” Romanos 2:28-29.

“Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.” Romanos 9:6-8.

Ao contrário de nos isentar de santificar o sábado, o fato de aceitarmos a Cristo nos torna responsáveis de o guardarmos, já que por este meio, nos tornamos israelitas!O sábado é uma benção, um presente de Deus. A apologia ao santo sábado, os argumentos infundados para não o guardarmos, encontra razão de existência apenas no fato de que foi Satanás quem procurou e procura eliminar o único mandamento que é o selo de Deus, que revela o Deus criador. Afinal de contas, porque não aceitarmos um mandamento que pede que descansemos no sétimo dia e devotemos um tempo para estarmos mais em comunhão com Deus e com nosso família? Existiria razão para não aceitarmos tal mandamento? Que o sábado seja uma grande benção em sua vida!!


Para dúvidas e esclarecimentos, entre em contato:


cristiano_souza7@yahoo.com.br


Ou pelo blog.


Que Deus te abençoe!!!

terça-feira, 2 de julho de 2013

O Cristão, o Governo e o Ato de Protestar!

Por: Emílio Devai.



Onde está o meu tesouro?

Texto básico: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:21.

Os problemas que ocorrem no Brasil hoje tem movido o sentimento de muitos. Por sermos brasileiros e acima de tudo moradores do Brasil temos nos preocupado com as circunstâncias. Semelhante ao tempo do presidente Garrastazu Médici estamos vivendo um falso milagre econômico. Com uma diferença que desta vez o povo tem um acesso mais amplo as informações do que acontece dentro do plenário enquanto que no tempo do citado presidente isso não existia. E apesar do governo maquiar uma estabilidade econômica todos sabem que isso não existe, enquanto que nos tempos idos de Garrastazu o povo não fazia ideia. Vivemos então numa situação em que o patriotismo muitas vezes tem falado mais alto que nossa religião. Apesar de não pintarmos a cara e irmos em passeatas temos deixado nossa mente refletir muito sobre esses assuntos. E dessa forma temos usado o tempo que pertencia a Deus para alimentar o nosso nacionalismo e isso é muito perigoso. Quando na primeira guerra mundial os componentes da igreja adventista alimentaram o seu ego nacionalista logo foram a guerra lutar cada um por seu país. Os irmãos americanos incentivavam a comprar selos de guerra para ajudar as forças armadas. Os alemães pediam que orassem pela vitória das forças alemãs. E o resultado disso a igreja caiu nas mãos de Satanás. A pedra que havia sido cortada da pedreira do mundo para ser edifício de Deus agora voltava a ser uma pedra mais na pedreira do mundo. Graças a Deus que contudo um pequeno grupo se manteve incontaminado de tais coisas.

Quando Jesus andava na terra a coisa não era muito diferente dos dias de hoje. Os governantes abusavam dos impostos. As leis impostas prejudicavam a população e o povo estava sempre descontente. Porém o exemplo de Jesus é supremo para nós ele Disse:

"O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos...  mas agora o meu reino não é daqui.João 18:36.

"O governo sob que Jesus viveu era corrupto e opressivo; clamavam de todo lado os abusos - extorsões, intolerância e abusiva crueldade. Não obstante, o Salvador não tentou nenhuma reforma civilNão atacou nenhum abuso nacional, nem condenou os inimigos da nação. Não interferiu com a autoridade nem com a administração dos que se achavam no poder. Aquele que foi o nosso exemplo, conservou-Se afastado dos governos terrestres. Não porque fosse indiferente às misérias do homem, mas porque o remédio não residia em medidas meramente humanas e externas. Para ser eficiente, a cura deve atingir o próprio homem, individualmente, e regenerar o coração." O Desejado de Todas as Nações, pág. 509.

Toda autoridade foi colocada , ou permitida por Deus isso foi esclarecido por cristo a Pilatos:

"Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado... "João 19:11.

A Palavra de Deus nos aconselha a não nos colocarmos contra o governo:

"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra." Romanos 13:1-7(NVI).


"Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens." Tito 3:1-2(NVI).

"Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema". 1 Pedro 2:13.

Por causa do Senhor nos colocamos sujeitos a autoridade.

No ponto vinte de nosso princípio de fé, último parágrafo, nos diz: 

"Segundo a doutrina de Cristo, não podemos, como Seus seguidores, tomar parte em nenhum plano político, guerra, revolta ou derramamento de sangue."

Porém uma vez que as leis se choquem contra a nossa fé não podemos obedecer ao governo:

..." Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo."  Atos 5:40-42.

Apesar de proibidos de falar sobre Jesus eles seguiram proclamando o santo nome de Jesus. São coisas que não podemos deixar de fazer seria negar nossa fé. Ainda que sejamos presos.

"Então o arauto proclamou em alta voz: "Esta é a ordem que lhes é dada, ó homens de todas nações, povos e línguas: Quando ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, prostrem-se em terra e adorem a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor ergueu. Quem não se prostrar em terra e não adorá-la será imediatamente atirado numa fornalha em chamas. Não precisamos te responder sobre este negócio... e se não fica sabendo ó rei que não nos ajoelharemos e nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste". Daniel 3:4-6,16, 18.

Mesmo sob pena de morte não podemos nos colocar contra Deus no hino: Bendita Fé dos Nossos Pais diz:   "antes morrer do que pecar".

O magnânimo exemplo de Cristo nos demonstra qual deve ser o nosso dever em relação ao estado mesmo diante de leis e tributos opressivos:

"É-nos lícito dar tributo a César ou não? E, entendendo ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que me tentais? Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." Lucas 20:22-25. 

"Ele lhes censurara a hipocrisia e presunção e, assim fazendo, expressara um grande princípio, princípio que define claramente os limites do dever do homem para com o governo civil, e seu dever para com Deus". O Desejado de Todas as Nações, págs. 602, 603.

Em outra ocasião apesar de Jesus ser o Rei do universo o dono de tudo ele pagou até o imposto indevido para evitar escândalos:

"E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. 
Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti". Mateus 17:24-27.

Podemos pensar então que diante desta situação no Brasil uma reforma na política poderia trazer melhorias. Porém o que ocorre é profecia já anunciada:

"Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos". Tiago 5:4.

E Deus sabe disso tudo. Aos que oprimem o povo sabemos que Deus os julgará:

"Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar".Salmos 9:7.
  
"E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra" Apocalipse 22:12.

O conselho do apostolo Paulo deve servir de alivio aos nossos corações neste momento:

"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória." Colossenses 3:1-4.

Estamos mortos para o mundo? Esta é uma pergunta que deveríamos fazer. "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:21.

E em relação ao nosso País ainda que sejam feitas ou não mudanças nas leis as noticias quanto ao futuro são as seguintes: 

"Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas". 1 Tessalonicenses 5:1-5.

"Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido". 2 Timóteo 3:13-14.

Está é e será a situação do nosso mundo até o fim. Uma vez que a bíblia diz claramente que "o mundo jaz no maligno" 1 João 5:19.

Nós porém devemos permanecer firmes em nossa união com os céus. Não devemos mudar nossa posição quanto as nossas doutrinas O que nos sobra fazer então:

1° "Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios."1 Tessalonicenses 5:6.

Não podemos cochilar e seguir os impulsos do nacionalismo nestes momentos. Precisamos cuidar firmes de nossa fé. Vivê-la.

2°..."e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus". Mateus 5:44.

Caso seu sangue esquente e se sinta defraudado pelos governantes. Ore por eles quando você ora por uma pessoa logo começa a esquecer o mal que recebeu.

3° "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós." Mateus 6:14.

Quando perdoamos os pecados alheios podemos sentir o dom de Deus em nos perdoar também.

4° "Que devemos então fazer? - Deixai os assuntos políticos em paz. "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?" II Cor. 6:14 e 15. Que pode haver de comum entre esses partidos? Não pode haver sociedade, nem comunhão. A palavra "sociedade" importa em participação, parceria. Deus emprega as mais vigorosas imagens para mostrar que não deve haver união entre partidos mundanos e aqueles que estão buscando a justiça de Cristo. Que comunhão pode haver entre a luz e as trevas, a verdade e a injustiça? - Nenhuma, absolutamente. A luz representa a justiça; as trevas, o erro, o pecado, a injustiça. Os cristãos saíram das trevas para a luz. Eles se revestiram de Cristo, e usam a divisa da verdade e obediência. São regidos pelos princípios elevados e santos que Cristo exemplificou em Sua vida. O mundo, porém, é regido por princípios de desonestidade e injustiça". Fundamentos da Educação Cristã, pág. 476.

5° "Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:20-21.