domingo, 29 de julho de 2012

A Postura Correta Na Oração


QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE ISTO?




II Crôn. 6:13. “Porque Salomão tinha feito uma plataforma de metal, de cinco côvados de comprimento, de cinco côvados de largura e de três côvados de altura, e a tinha posto no meio do pátio, e pôs-se em pé sobre ela, e ajoelhou-se em presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as suas mãos para o céu.”

Esd. 9:5. “E perto do sacrifício da tarde me levantei da minha aflição, havendo já rasgado as minhas vestes e o meu manto, e me pus de joelhos, e estendi as minhas mãos para o Senhor meu Deus.”

Salmo 95:6. “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.”

Dan. 6:10. “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.”

Luc. 22:41. “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava.

At. 7:59,60. “E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.”

At. 9:40. “Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.”

At. 20:36. “E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles.”

Ef. 3:14. “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Fil. 2:10. “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.”

Apoc.5:8. “E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.”

Sl 22:29. “Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma.”

Sl 86:9.Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.”

I Reis 8:54. “Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do altar do Senhor.”

Is. 45:23. “Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.”

Mat. 26:39. “E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”

Deut. 9:25. “E prostrei-me perante o Senhor; aqueles quarenta dias e quarenta noites estive prostrado, porquanto o Senhor dissera que vos queria destruir.”

Num. 16:22. “Mas eles se prostraram sobre os seus rostos, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação?”

I Crôn. 29:20. “Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao Senhor vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o Senhor, e o Rei.

Sl 72:11. “E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.”

Sl 132:7.Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés.”

Apoc. 15:4. “Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.”

Sl 97:7. “Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses.”

Sl 99:5. “Exaltai ao Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, pois é santo.”

A ADORAÇÃO É REALIZADA DE JOELHOS

Apoc. 22:8. “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.”

Apoc. 19:10. “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus...”.

Mat. 2:11. “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”

Apoc. 5:14. “E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.”

II Crôn. 29:29. “E acabando de o oferecer, o rei e todos quantos com ele se achavam se prostraram e adoraram.”

Jos. 5:14. “E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?”

II Crôn. 20:18. “Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-O.”

Apoc.7:11. “E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus.”

Apoc. 11:16. “E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus.”

DEUS NÃO ACEITA QUE NOS AJOELHEMOS OU NOS PROSTEMOS DIANTE DE OUTROS DEUSES, POIS ISTO É UM ATO DE ADORAÇÃO QUE DEVEMOS UNICAMENTE A ELE.

Dan. 3:5,6,7,15. “Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrareis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente. Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado. Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”

II Crôn. 7:19,20. “Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos.”

Mat. 4:8-10. “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”

Obs: O que não podemos fazer para outros deuses devemos fazer para Deus nos ajoelhando diante dEle. Jesus disse que só podemos nos prostrar diante de Deus.

II Crôn. 7:22. “E dirão: Porque deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal.”

Sl 81:9. “Não haverá entre ti deus alheio, nem te prostrarás ante um deus estranho.

Is. 2:20. “Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem.”

I Reis 9:6,7. “Porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles, então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos.”

Is. 44:19. “E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?”

QUE DIZ O ESPÍRITO DE PROFECIA SOBRE ISTO?

II ME 314.Temos a esperança de que nossos irmãos não manifestarão menos reverência e respeito ao aproximarem-se do único Deus vivo e verdadeiro do que os pagãos manifestam para com suas divindades idólatras, ou estes povos serão nossos juízes no dia da decisão final. Falo a todos os que ocupam os lugares de professores em nossas escolas. Homens e mulheres, não desonreis a Deus pela vossa irreverência e imponência. Não vos ponhais eretos em vosso farisaísmo ao fazerdes vossas orações a Deus. Desconfiai de vossa própria força. Não confieis nela; mas prostrai-vos freqüentemente de joelhos diante de Deus, e adorai-O.”

II ME 311. “Tenho recebido cartas perguntando-me sobre a posição que deve ser assumida pela pessoa ao fazer oração ao Soberano do Universo. Onde obtiveram nossos irmãos a idéia de que deviam ficar em pé quando oram a Deus? Alguém que por cerca de cinco anos se educou em Battle Creek foi solicitado a fazer a oração antes que a irmã White falasse ao povo. Mas quando o vi pôr-se em pé enquanto os lábios se iam abrir em oração a Deus, minha alma foi levada no íntimo a dar-lhe uma repreensão pública. Chamando-o por nome, disse-lhe: "Prostre-se de joelhos!" Esta é sempre a posição apropriada.

Citado por Ellen White as seguintes passagens:
Luc. 22:41; Atos 9:40; Atos 7:59 e 60; Atos 20:36; Atos 21:5; Esd. 9:5 e 6; Sal. 95:6; Efés. 3:14; II Crôn. 6:13.

II ME 312.Quando em oração a Deus a posição indicada é prostrado de joelhos. Este ato de culto foi exigido dos três hebreus cativos na Babilônia. ... Mas tal ato era preito que só devia ser prestado a Deus - o Soberano do mundo, o Dominador do Universo.”

II ME 313. “Apresento estes textos comprovativos, com a pergunta: "Onde recebeu o irmão H sua educação?" - Em Battle Creek. Será possível que com todo o esclarecimento que Deus tem dado a Seu povo sobre a reverência, pastores, diretores e professores de nossas escolas, por preceito e exemplo ensinem os jovens a ficarem em pé na devoção, como faziam os fariseus?

II ME 315.Os adventistas do sétimo dia fazem a profissão de ser o povo que guarda os mandamentos de Deus; mas estão a perder o seu espírito devocional... O homem deve vir ao escabelo da misericórdia de joelhos prostrados, como um súdito da graça, um suplicante... Há uma crescente falta de reverência para com o nosso Criador, um crescente desrespeito pela Sua grandeza e majestade.”

II ME 316. “Não há tempo nem lugar impróprios para se erguer a Deus uma oração... Entre as turbas de transeuntes na rua, em meio de uma transação comercial, podemos elevar a Deus um pedido, rogando a direção divina, como fez Neemias quando apresentou seu pedido, perante o rei Artaxerxes. – Caminho a Cristo, pág. 99.”

II ME 316. “Podemos falar com Jesus no caminho e Ele diz: Estou a tua mão direita. Podemos comunicar com Deus em nosso coração: andar na companhia de Cristo. Quando empenhados em nossos trabalhos diários, podemos exaltar o desejo de nosso coração, de maneira inaudível aos ouvidos humanos; mas essas palavras não amortecerão em silêncio, nem serão perdidas. Coisa alguma pode sufocar o desejo da alma. Ele se ergue acima do burburinho das ruas, acima do barulho das máquinas. É a Deus que estamos falando, e nossa oração é ouvida. – Obreiros Evangélicos, pág. 258.

II ME 315. “Para orar não é necessário que estejais sempre prostrados de joelhos. Cultivai o hábito de falar com o Salvador quando sós, quando estais caminhando e quando ocupados com os trabalhos diários. A Ciência do Bom Viver, págs. 510 e 511.”

Obs: Nestes lugares, na rua, durante o trabalho, no caminho para casa, ou ao trabalho, indo à escola, durante a transação comercial, nos deveres diários, não precisamos nos ajoelhar. Sobre o culto público, ou seja, na igreja, ou no culto familiar, nos lares, ou onde for apropriado  diz a Insna igreja, o no culto fam, no caminho, diz a inspiração:

II TS 195. “Ao ser aberta a reunião com oração, cada qual deve ajoelhar-se na presença do Altíssimo e elevar o coração a Deus em silenciosa devoção.”

III ME 268. “Ao fim de meu sermão, fui impressionada pelo Espírito de Deus a estender àqueles que desejassem entregar-se inteiramente ao Senhor, um convite para irem à frente. Os que sentiram a necessidade das orações dos servos de Deus foram convidados a manifestá-lo. Cerca de trinta foram para a frente... Ajoelhamos em oração. Meu filho tomou a direção, e certamente o Senhor dirigiu a súplica; pois ele parecia orar como se estivesse na presença de Deus. – Review and Herald, 30 de julho de 1895.”

II ME 314. “E quando vos reunis para adorar a Deus, não deixeis de vos prostrar de joelhos diante dEle.”

II ME 312.Tanto no culto público como no particular é nosso dever prostrar-nos de joelhos diante de Deus quando Lhe dirigimos nossas petições. Este procedimento mostra nossa dependência de Deus.”

                                                  ORAÇÃO DE JOELHOS NOS LARES

BS 99. “Comecei a palestrar com minhas jovens companheiras e fui aos seus lares para com elas falar de minha experiência, de quão precioso o Salvador era para mim, como eu desejava servi-Lo e quanto desejava que elas O servissem também. Assim foi-me possível falar da preciosidade de Cristo e dizer-lhes: "Não gostaríeis de ajoelhar comigo em oração?" Algumas se ajoelhavam e outras ficavam assentadas em suas cadeiras, mas antes de desistirmos todas estavam de joelhos e podíamos orar juntas por horas, até que a última dissesse: "Creio que Jesus perdoou os meus pecados." Algumas vezes o Sol nascia antes que abandonássemos a luta. Há um grande poder em Jesus. –  Manuscrito 10, 1888.”

BS 340. “Desejaríamos poder entrar em seu lar e chorar com vocês e com vocês ajoelhar em oração.”

MS 32. “É privilégio seu de a eles falar de maneira encorajadora, e se ajoelhar ao lado de sua cama para terem algumas palavras de oração.”

I ME 79. “Ao ler a Palavra de Deus e ajoelhar-me em oração, sinto-me tão impressionada com a bondade e a misericórdia divinas, que não posso fazer minha petição sem chorar.”

II ME 265. “Devo escrever-vos algumas linhas. Desejaríamos poder chegar a vosso lar e chorar convosco e convosco ajoelhar-nos em oração.”


“Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” Fil. 2:10.


Abreviaturas:

ME – Mensagens Escolhidas
TS – Testemunhos Seletos
BS – beneficência Social
MS – Medicina e Salvação

segunda-feira, 23 de julho de 2012




A  VERDADE  SOBRE
OS  REFORMISTAS

 

“Por causa de seu orgulho, o ímpio não investiga...” Salmo 10:5.

“Vedes aqui, isto achei, diz o pregador, conferindo uma coisa com a outra para achar a razão delas. Eclesiastes 7:26.

“Não estingais o Espírito. Não desprezeis as profecias; Examinai tudo. Retende o bem.” I Tessalonicenses 5:19-21.

“Da Palavra de Deus há de brilhar preciosa luz, e ninguém apague o Espírito, presumindo prescrever o que será ou o que não será apresentado ao povo nas mensagens que Ele há de enviar. Qualquer que seja sua posição de autoridade, ninguém tem o direito de impedir que o povo receba a luz. Quando uma mensagem vem ao povo, em nome do Senhor, ninguém pode desculpar-se de não lhe pesquisar as declarações. Ninguém pode permanecer em atitude de indiferença e confiança própria, dizendo: ‘Sei o que é verdade. Estou satisfeito com minha situação. Firmei minhas estacas e, venha o que vier, não deixarei minha posição. Não ouvirei a mensagem desse mensageiro, pois sei que não pode ser verdadeira.’ Por terem seguido esse caminho é que as igrejas populares não foram alcançadas pelas mensagens celestiais, sendo deixadas em escuridão parcial.”[1]

“Os que têm oportunidade de ouvir a verdade, mas não se esforçam para ouvi-la ou compreende-la, pensando que, se não a ouvirem não serão responsáveis, serão considerados culpados perante Deus, como se a tivessem ouvido e rejeitado. Não haverá desculpa para os que preferem continuar no erro, quando poderiam compreender o que é verdade. Em Seus sofrimentos e morte, Jesus fez expiação por todos os pecados de ignorância, mas não foi tomada nenhuma providência para a cegueira voluntária.”[2]

“Se Natanael houvesse confiado na direção dos rabis, nunca haveria encontrado a Jesus. Foi vendo e julgando por si mesmo, que se tornou discípulo. Assim acontece no caso de muitos hoje em dia, a quem o preconceito impede de aceitar o bem. Quão diverso seria o resultado, viessem eles e vissem!”[3]
Queridos irmãos da Igreja Adventista:

Os fiéis que protestaram contra a “posição nova e incorreta[4] da igreja Adventista do 7º Dia, em dar liberdade aos membros para participarem da guerra e no serviço militar, inclusive também portar armas no sábado,  em defesa de seu país[5]  o que era “contrário aos princípios de fé e pratica dos Adventistas do Sétimo Dia, conforme estão contidas nos mandamentos de Deus e na fé de Jesus”[6] – foram excluídos da comunhão da igreja Adventista no decorrer da primeira guerra mundial, de 1914 – 1918.[7] No livro publicado pela igreja Adventista, de autoria de Hermut Kramer, pode-se ler:

“Esta situação levou a direção da igreja a reagir com outras ações incorretas, separando da comunhão os protestadores sem o devido procedimento.”[8]

Sem dúvida, “esta postura em ralação ao serviço de combatente, bem como ao dever no sábado, estava claramente em oposição à atitude tomada pelos adventistas durante a Guerra Civil nos Estados Unidos.[9] No tempo da Guerra Civil americana, a igreja era contra “o pegar em armas”, servir ao exército ou ir à guerra, “mesmo que fosse em defesa de uma causa justa.[10]
No período, porém, da primeira grande guerra, a igreja Adventista foi levada novamente à prova de fidelidade em relação à lei de Deus. Por resistir e rejeitar a mensagem de 1888,[11] por não “receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus[12],  a igreja não estava então preparada para enfrentar nenhuma prova ou crise. Ellen White profetizou:

“Muitos que agora estão dispostos a empunhar as armas da peleja (inglês: armas de guerra) em tempo de real perigo tornarão manifesto que não edificaram sobre a sólida Rocha; eles cederão a tentação. Os que tiveram, grande luz e preciosos privilégios, mas não os aproveitaram, sairão de nós, sob um pretexto ou outro.”[13]

Em termos de organização, os Reformistas foram excluídos da igreja Adventista, mas se tratando da verdade e dos princípios, foi a igreja Adventista, como uma organização, que saiu da igreja de Deus, o Movimento de Reforma. O mesmo ocorreu com a igreja de Roma e os protestantes.[14] Lembre-se que, a igreja de Deus, é constituída de “almas fiéis”,[15] dos que permanecem nos princípios da verdade. Perceba, portanto que, os que estavam dispostos a pegar em armas, é que sairiam da igreja. Fazendo uma analogia com o movimento do advento, os Reformistas “... foram excluídos das igrejas; mas Jesus estava com eles, e estavam alegres ante a luz de Seu semblante.”[16] Este ocorrido, sem dúvida, era o cumprimento de algumas profecias, como esta: Ele (Deus) retirará Seu Espírito Santo da igreja e o dará a outros.[17]
Os excluídos, 2% da igreja Adventista,[18] procuraram muitos meios para preservar a unidade sem que houvesse “necessidade de outra saída.”[19]  Em 1920, em Friedensau, a liderança mundial da igreja Adventista disse que não iria “perder tempo nem dinheiro”[20] com estes irmãos que foram “excomungados”,[21] ou excluídos da igreja. Mas, mesmo depois de terem sido injustamente desligados da comunhão da igreja Adventista por defenderem a verdade e a fé original, “em 1922 os reformistas tentaram uma audiência na Sessão da Associação Geral, em São Francisco. Esta não foi concedida pelo pastor Daniells.”[22]

“Depois de malfadados esforços para reconciliação com a igreja Adventista em 1920 e 1922, os reformistas saíram para levar sua mensagem ao mundo. Organizaram uma Associação geral em 1925.”[23]

Fica claro que o Movimento de Reforma realizou “esforços para a reconciliação com a igreja Adventista.” Isto desfaz a ideia totalmente equivocada e errônea de que os Reformistas se descontentaram com a igreja Adventista e dela desejaram se separar!
Mas, diante dos fatos ocorridos, “se a unidade só se pudesse conseguir comprometendo a verdade e a justiça, seria preferível que prevalecessem as diferenças e as consequentes lutas.”[24]
Hoje, estes Reformistas, registrados legalmente sob o nome de igreja Adventista do 7º Dia - Movimento de Reforma, representam a verdadeira igreja Adventista, pois que preservam a fé original.[25]
Acreditamos sim que a igreja Adventista fora chamada por Deus,[26] mas esta não cumpriu as condições que Deus determinou para que continuasse a usufruir das bênçãos e da presença do Senhor como uma organização. A igreja esquecera-se que está escrito: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, o achareis; mas se o deixardes, ele vos deixará.” II Crônicas 15:2. Leia também Jeremias 18:7-10. Pois, Cumpre lembrar que as promessas e ameaças de Deus são igualmente condicionais.[27]
Assim, todas as citações de possíveis bênçãos ou promessas, como que pertencentes hoje à igreja Adventista, devem ser comparadas e pesadas com as condições estipuladas na palavra inspirada. Para que a igreja tenha o direito de reclamar tais promessas, deve estar cumprindo as condições. Promessa como esta: “Deus continuará com seu povo até o fim”,[28] também foi feita a Israel,[29] Deus também os escolheu,[30]  mas, por não cumprirem as condições, Deus os rejeitou.[31]  E, falando do povo Adventista,  Ellen White pergunta: “Se estes também se provarem infiéis, não serão da mesma maneira rejeitados?[32]
Que Deus continuará com Seu povo até o fim, disto não duvidamos.[33] A questão é: Qual igreja pode aplicar a si hoje esta e outras promessas? Para termos esta resposta, devemos avaliar se a igreja que as reclama, cumpre certas condições. Algumas destas condições, especificadas detalhadamente pela inspiração, são:

1ª Condição: Separação do Mundo (Tiago 4:4; Mateus 6:24)

Vocês pensam que Deus receberá, honrará e reconhecerá um povo tão misturado com o mundo que apenas difere dele no nome?”[34]

Ninguém se iluda de que, estando comprometido com o mundo, possa desfrutar das bênçãos do Senhor.”[35]

2ª Condição: Fidelidade e obediência (Êxodo 19:5; Apocalipse 14:12)

Se (a igreja) for leal a Deus, obediente a Seus mandamentos, com ela habitará a excelência do divino poder. Se ela for fiel a seu dever de obediência, não há poder que possa permanecer contra ela.”[36]

“Ele não pode sustentar e guardar um povo que rejeita Seu conselho e despreza Suas reprovações.”[37]
               
3ª Condição: Decisões da igreja não influenciadas pelo mundo ( Salmo 106:35-36; Ester 3:8)

“Se, em desafio às disposições divinas, for permitido ao mundo influenciar nossas decisões ou ações, o propósito de Deus será frustrado. Se a igreja vacilar aqui, por mais especioso que seja o pretexto apresentado para tal, contra ela haverá, registrada nos livros do Céu, uma quebra da mais sagrada confiança, uma traição ao reino de Cristo.”[38]

Cremos hoje, fundamentados no que está escrito, que, infelizmente, a igreja Adventista não cumpriu nenhuma das condições pré-estabelecidas por Deus para que ela, como uma organização, continuasse como igreja remanescente, pois sobre a primeira condição, encontra-se escrito claramente:

A igreja passou para o mundo, transgredindo a lei, quando o mundo devia passar para a igreja na obediência da mesma. Diariamente a igreja se está convertendo ao mundo.”[39]

“Igreja adventista do 7° dia, apostasia e volta ao mundo.”[40]  

Lembremo-nos do que está escrito em II Crônicas 15:2: “... se O deixardes, Ele vos deixará.” Mencionando a igreja Adventista, Ellen White foi enfática: “A igreja deixou de seguir a Cristo Seu guia, e está constantemente retrocedendo rumo ao Egito.[41] Poderia Deus continuar com uma igreja que O deixou? Falhou a palavra de Deus? Será que o Senhor não cumpre o que promete ou diz?[42]
No entanto a igreja, na qualidade de organização, tem se esforçado para defender sua presente condição de apostasia, procurando mostrar que continua sendo a igreja de Deus, o povo remanescente do Senhor. Ela faz isto citando textos do Espírito de Profecia, os quais foram escritos por Ellen White, “no mesmo tempo em que a igreja estava recebendo o derramamento do Espírito de Deus,”[43] ou seja, no tempo em que a igreja ainda era fiel. Porém, “a igreja não pode medir-se pelo mundo nem pela opinião humana, nem mesmo pelo que ela uma vez foi. Sua posição no mundo, como agora se vê, precisa ser comparada com o que ela deveria ter sido se o seu rumo fosse continuamente para frente e para o alto.[44]    
Pergunte a si mesmo se a igreja a qual você pertence ou frequenta é a igreja de Deus. Analise se sua igreja como organização pode reclamar as promessas divinas. Reflita se ela está cumprindo hoje as condições de fidelidade, de obediência e de separação do mundo.[45]
Sobre a segunda e terceira condição, basta volvermos nossa atenção à posição que a igreja adotou na primeira guerra mundial, na segunda, e subseqüentes guerras, e verificaremos que a igreja, como organização, não foi fiel a lei de Deus, mudou seus princípios e permitiu que o mundo influenciasse as decisões tomadas pela igreja.

“Não são do mundo” (João 17:16;  I João 2:15)

Outras mudanças têm, ao longo do tempo, penetrado nas fileiras adventistas, tal como a moda e o vestir contrários à palavra de Deus. Pode-se verificar pela Bíblia e pelo Espírito de Profecia que é pecado, por exemplo, as mulheres usarem roupas semelhantes ou iguais às do sexo masculino, como calças. A inspiração é bem clara ao dizer que: Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus. Deuteronômio 22:5.

“Há uma tendência de as mulheres usarem vestuário e adotarem aparência mais semelhante aos do sexo oposto e escolherem seus trajes bem parecidos com os dos homens. Mas Deus declara que isto é abominação. ‘Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia’. I Timóteo 2:9”.[46]

“Deus proíbe que seu povo adote essa moda, não é um traje descente, e também inadequado para as mulheres modestas e humildes, que professam ser seguidoras de Cristo... Deus determinou que houvesse clara distinção entre trajes masculinos e femininos.”[47]

Infelizmente não é tomado nenhuma medida disciplinar para com os membros que estejam andando contrários a estes princípios tão claros na palavra de Deus. Neste caso, a igreja, como organização, está falhando na maneira de lidar com o pecado, pois está escrito:

“Mas quando mostram que estão seguindo os costumes, modas e sentimentos do mundo, deve-se lidar fielmente com eles. Se não sentem a responsabilidade de mudar seu procedimento, não devem ser conservados como membros da igreja.”[48]

“Todas as manifestações de orgulho no vestuário, proibidas na Palavra de Deus, devem ser motivo suficiente para disciplina na igreja.”[49]
O Regime Alimentar (I Coríntios 10:31; Romanos 14:21)

Outro ponto a ser considerado é a questão do regime alimentar. No tempo em que vivemos, não é plano de Deus que Seu povo utilize carne como alimento. Os que vivem no dia antitípico da expiação, conscientes do trabalho realizado por Jesus no Santíssimo do Santuário Celestial, não podem usar alimento que contamine ou destrua o templo de Deus, o que constitui pecado. Quantos gramas de carne pode um adventista comer?

Nem um grama de carne deve entrar em nosso estômago. O comer carne não é natural. Devemos voltar ao desígnio original de Deus ao criar o homem. Manuscrito 115, 1903.”[50]

“O regime cárneo é questão séria. Hão de seres humanos viver da carne de animais mortos? A resposta, segundo a luz dada por Deus, é: Não, decididamente não.”[51]

Neste caso, a igreja errou também por nunca tomar uma medida firme contra o comer carne, indo mais uma vez contra um claro “Assim diz o Senhor”. Ellen White escreveu: “Foi-me mostrado claramente que o povo de Deus deve assumir atitude firme contra o comer carne.”[52]
                                                                                                                                                    .   .            .            O Movimento de Reforma, como povo de Deus, tomou esta atitude firme, o que está de acordo com a vontade de Deus. No entanto, a profecia indica ou indicava uma separação dos que ainda eram meios convertidos sobre a questão de comer carne. Estes sairiam do povo de Deus para não mais andar com ele.[53] Segundo fatos históricos, esta profecia teve seu cumprimento de 1914 – 1920, quando a igreja Adventista, abandonando sua posição e a fé original, se separou do povo de Deus – os 2%, os Reformistas – para não mais andar com ele.

Política (Hebreus 11:13; João 18:36)

A Bíblia e o Espírito de Profecia são contra a participação na política sob qualquer forma. Como peregrinos neste mundo, nos é vedado o direito de voto. Mas, ao contrário de que se “enterre as questões políticas”,[54] a igreja tem participado nas mesmas, permitindo que seus membros se candidatem e deem seus votos para políticos e seus respectivos partidos, o que é condenado por Deus.

“O povo de Deus não deve votar para colocar tais homens em cargos oficiais; pois assim fazendo, são participantes nos pecados que eles cometem enquanto investidos desses cargos.”[55]

“Quanto ao mundo, dirão os cristãos: Não nos intrometeremos na política. Dirão decididamente: Somos peregrinos e estrangeiros; a nossa cidadania é de cima.”[56]
Divórcio e Novo Casamento (Romanos 7:2-3; Malaquias 2:16)

Outro ponto muito grave é a posição que a igreja Adventista tem assumido relativamente ao divórcio e novo casamento, permitindo que tanto a parte inocente quanto a culpada volte a contrair novas núpcias. Isso é contrário ao que se pode ler na palavra inspirada, pois Jesus disse que:

“Qualquer que deixa sua mulher e casa com outra adultera, e aquele que casa com a repudiada (a parte inocente) pelo marido adultera também.” Lucas 16:18.

“Esses laços ligam os destinos de duas pessoas com laços que coisa alguma senão a mão da morte deve desatar.”[57]
“Viver com alguém que quebrou os votos matrimoniais e está totalmente envolvido pela desgraça e vergonha de um amor culposo, não se dando conta disso, é um câncer que corrói a alma; ainda assim, o divórcio é uma chaga que parte o coração por toda a vida. Deus tenha misericórdia da parte inocente. O casamento deve ser considerado bem antes de ser contraído. Por que, sim, por que deverão homens e mulheres os quais podem ser respeitáveis e bons e finalmente alcançar o Céu, vender-se de modo tão barato ao diabo, ferir seus mais íntimos amigos, desgraçar suas famílias, acarretar vergonha à causa [de Deus] e finalmente serem destinados ao inferno? Que Deus tenha misericórdia! Por que não haverão aqueles, apanhados em crime, de manifestar arrependimento proporcional à enormidade de seus pecados,  e de refugiar-se  em  Cristo buscando misericórdia, procurando curar, tanto quanto possível, as mágoas que ocasionaram?”[58]
                                 
O Selamento dos 144.000 (Apocalipse 7:4; Ezequiel 9:4-6)

A questão da obra do Assinalamento dos 144.000 também é um ponto que deve ser considerado. No entanto, na visão da igreja Adventista, este é “um problema sem importância.”[59] Mas, segundo a  inspiração, este assunto é a “verdade presente, verdade assinaladora, alimento a seu tempo”.[60] Está escrito ainda que “essas coisas (a obra de selar, etc.) devem absorver toda a mente, atenção toda.[61]

O Ósculo Santo (Lucas 7:44-45; I Samuel 20:41)

O Ósculo Santo também constitui um distintivo da igreja de Deus. Está escrito: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.[62]

“Foi então que a sinagoga de Satanás conheceu que Deus nos havia amado, que lavávamos os pés uns aos outros e saudávamos os irmãos com o ósculo santo.” [63]

                                                                                                                                                          .                    .            Não podemos nos equivocar. Deus ama um povo que não tem apenas o lava pés ou apenas o ósculo santo. Ele ama um povo que tem estes dois distintivos: Lava pés e ósculo santo. Você pertence a uma igreja que tem estas características? Avalie!
Se você se encontra pensativo com esta mensagem, analise e reflita, pois esta é a voz do Senhor que está contendendo contigo, pois Ele te ama e chama por você.[64]                                    
Sabemos que todo crente fiel e sincero ama a igreja da qual é membro ou frequenta, no entanto, devemos amar mais a verdade. Medite no seguinte texto:

“Quando os reformadores pregavam a palavra de Deus, não tinham ideia alguma de se separar da igreja estabelecida; os guias religiosos, porém, não toleravam a luz, e os que a conduziam eram forçados a buscar outra classe, a qual estava ansiosa da verdade. Em nossos dias, poucos dos professos seguidores da reforma são atuados pelo espírito da mesma. Poucos estão à escuta da voz de Deus, e prontos a aceitar a verdade, seja qual for a maneira por que se apresente. Muitas vezes os que seguem os passos dos reformadores são forçados  a retirar-se da igreja que amam, a fim de declarar o positivo ensino da palavra de Deus. E muitas vezes os que estão à procura da luz são, pelos mesmos ensinos, obrigados  a deixar a igreja de seus pais, a fim de prestar obediência”.[65]

Se você deseja compreender melhor estas verdades, e deseja esclarecer melhor estas e outras questões, entre em contato conosco, teremos imensa satisfação em atendê-lo.

Ligue:
                      (019)  3897 5562   8246 2792     Hortolândia
                      (019)  3227 7527   8182 0676     Campinas

 
Todas as referências citadas, sejam elas completas ou apenas parte de um texto, seguiram todas as regras da hermenêutica ou da interpretação de texto, sendo respeitado o contexto teológico e fatos históricos. Desejamos também ressaltar que o objetivo deste estudo é de esclarecimento apenas, estando o mesmo totalmente isento de qualquer sentimento de acusação individual a nossos queridos irmãos Adventistas, aos quais respeitamos e amamos!

 
Igreja Adventista do 7º Dia – Movimento de Reforma [66]

“... e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.” Isaias 58:12.

“Quem é que os chama reparadores de roturas, restauradores de veredas para morar?  É Deus. Seus nomes estão escritos nos céus como reformadores, restauradores, aqueles que levantam os fundamentos de muitas gerações.”[67]

Estude com mais detalhes os assuntos aqui abordados, peça os artigos:

O Assinalamento dos 144.000, Como Começou a Reforma, O que é a Verdade?, Divórcio e Novo Casamento, Os 7 Períodos da Alimentação do Povo de Deus, As Três Aplicações da Parábola do Trigo e do Joio, A Igreja de Deus Através dos Séculos, Divertimentos Proibidos, A Guerra, O Ósculo Santo, O Vestuário, A Política, Ecumenismo na I.A.S.D., A Santificação do Sábado, etc. Receba também explicações – com documentos históricos e inspirados – sobre algumas questões levantadas tais como: A irmã White Morreu na Igreja Adventista, Willie não se Desviará, “Até o Fim”, Os Testemunhos São da Igreja Adventista, A Reforma não Cresce, Os Reformistas Alteram os Testemunhos, Padioleiros, A Igreja A.S.D. não é Babilônia, etc.                                                             

Que Deus te abençoe!!


[1] WHITE, Ellen G. Conselhos sobre a Escola Sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2004, pg. 28. (Ênfase Acrescida).
[2] WHITE, Ellen G. Eventos Finais. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1993, pg. 187. (Ênfase Acrescida).
[3] WHITE, Ellen G. Desejado Todas as Nações. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2010, pg. 140. (Ênfase Acrescida).

[4] KRAMER, Helmut H. Os Adventistas da Reforma. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998, pg. 28.
[5] KRAMER, Helmut H. Os Adventistas da Reforma. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998, pg. 26, 114. (Ênfase Acrescida).
[6] KRAMER, Helmut H. Os Adventistas da Reforma. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998, pg. 112.
[7] Segundo o que se consta, alguns foram excluídos ou desligados da igreja também em 1920. KRAMER, Helmut H. Os Adventistas da Reforma. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998, pg. 30.
[8] KRAMER, Helmut H. Os Adventistas da Reforma. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998, pg. 28. (Ênfase acrescida).
[9] KRAMER, Helmut H. Os Adventistas da Reforma. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998, pg. 27. (Ênfase acrescida).
[10] HOWEL, Ema E. O Grande Movimento Adventista.  Santo André: Casa Publicadora Braslileira, 1940, pgs. 151, 152.
[11] WHITE, Ellen G. Testemunhos para Ministros. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1993, pg. XXV(Introdução Histórica).
[12] Idem, pg. 92.
[13] WHITE, Ellen G. Meditações Matinais. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1977, pg. 200. (Ênfase acrescida).
[14] WHITE, Ellen G. O Grande Conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2010, pg. 51.  2º Parágrafo: “Os romanistas...”
[15] WHITE, Ellen G. Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1990, pg. 11.
[16] WHITE, Ellen G. Primeiros Escritos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2005, pg. 237. (Ênfase acrescida).
[17] WHITE, Ellen G. Review and Herald  16 de Julho de 1895. (Ênfase Acrescida).
[18] WHITE, Ellen G. Serviço Cristão. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1984, pg. 40,41. (“nem um em vinte”, ou seja, menos que 5%. Como revelou a história, apenas 2% dos membros da igreja estavam preparados). Ver: Jornal de Dresden, Alemanha, 12 de Abril de 1918 e Paulinus, 9 de março de 1953 .
[19] WHITE, Ellen G. Eventos Finais. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1993, pg. 43. (Ênfase acrescida).
[20] Protocolo Discussão Movimento Opositor. Itaquaquecetuba: Editora Missionária A Verdade Presente, 1997, pg. 88.
[21] KRAMER, Helmut H. Os Adventistas da Reforma. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998, pg. 29, 32.
[22] KRAMER, Helmut H. Os Adventistas da Reforma. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998, pg. 41.
[23] KRAMER, Helmut H. Os Adventistas da Reforma. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998, pg. 45. (Ênfase acrescida).
[24] WHITE, Ellen G. O Grande Conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2010, pg. 45.
[25] Idem, pg. 64.  2º Parágrafo: “A fé que professavam não era nova...” (Texto comparativo).
[26] WHITE, Ellen G. Testemunhos Seletos Vol. 3. Santo André: Casa publicadora Brasileira, 1954, pg. 156.
[27] WHITE, Ellen G. Eventos Finais. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1993, pg. 35. (Ênfase acrescida).
[28] WHITE, Ellen G. Mensagens Escolhidas Vol. 3. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1987, pg. 406.
[29] Ver Jeremias 31:35-36.
[30] WHITE, Ellen G. Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1990, pg. 14.
[31] WHITE, Ellen G. Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1990, pg. 14. Veja também Mat 23:38; 21:43.
[32] WHITE, Ellen G. Parábolas de Jesus. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, pg. 304.
[33] “Eis que Estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus 28:20.
[34] WHITE, Ellen G. Testemunhos para a Igreja Vol.1. Santo André: Casa publicadora Brasileira, 2000, pg. 287. (Ênfase acrescida).
[35] WHITE, Ellen G. Review and Herald 15 de Junho de 1886. (Ênfase acrescida).
[36] WHITE, Ellen G. Patriarcas e Profetas. Tatuí: Casa publicadora Brasileira, 1992, pg. 259. (Ênfase acrescida).
[37] Idem, pg. 426. (Ênfase acrescida).
[38] WHITE, Ellen G. Testemunhos para Ministros. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1993, pgs 16, 17. (Ênfase acrescida)
[39] WHITE, Ellen G. Serviço Cristão. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1984, pg. 45. (Ênfase acrescida)
[40] Testemunhos Seletos Vol. 3. Santo André: Casa publicadora Brasileira, 1954, pg. 514. Índice Geral. (Ênfase acrescida).
[41] WHITE, Ellen G. Serviço Cristão. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1984, pg. 39. (Ênfase acrescida).
[42] Leia: I Samuel 15:29.
[43] WHITE, Ellen G. Testemunhos para Ministros. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1993, pg. 23.
[44] WHITE, Ellen G. Testemunhos para a Igreja Vol.5. Santo André: Casa publicadora Brasileira, 2004, pg. 83. (Ênfase acresc.)
[45] “Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.” Jer.7:4.
[46] WHITE, Ellen G. Testemunhos para a Igreja Vol.1. Santo André: Casa publicadora Brasileira, 2000, pg. 457. (Ênfase acresc.)
[47] Idem, pg 460. (Ênfase acrescida).
[48] WHITE, Ellen G. Testemunhos para Ministros. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1993, pg. 128.  (Ênfase acrescida)
[49] WHITE, Ellen G. Testemunhos Seletos Vol. 1. Santo André: Casa publicadora Brasileira, 1954, pg. 600. (Ênfase acrescida)
[50] WHITE, Ellen G. Conselhos sobre o Regime Alimentar. Santo André: Casa publicadora Brasileira, 1975, pg. 380. (Ênfase acrescida).
[51] Idem, pg. 388. (Ênfase acrescida).
[52] Idem, pg. 383. (Ênfase acrescida).
[53] Idem, pg. 382. O texto diz: “Muitos dos que são agora só meio convertidos quanto à questão de comer carne, sairão do povo de Deus, para não mais andar com ele.” Ou seja: O povo de Deus constitui uma organização, ou igreja, que não come carne, pois, os que são meios convertidos na questão do regime cárneo, saem do povo de Deus.
[54] WHITE, Ellen G. Obreiros Evangélicos. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1935, pg. 387. (Ênfase acrescida).
[55] WHITE, Ellen G. Obreiros Evangélicos. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1935, pgs. 387-392. (Ênfase acrescida).
[56] WHITE, Ellen G. Testemunhos para Ministros. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1993, pg. 131. (Ênfase acrescida).


[57] WHITE, Ellen G. Testemunhos para a Igreja Vol.1. Santo André: Casa publicadora Brasileira, 2000, pg. 576. (Ênfase acres.)
[58] WHITE, Ellen G. Testemunhos sobre Conduta sexual Adultério e Divórcio. Tatuí 2002, Casa Publicadora Brasileira, pg. 251. 
[59] KRAMER, Helmut H. Os Adventistas da Reforma. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998, pg. 141.
[60] WHITE, Ellen G. Present Truth, Setembro 1849.
[61] WHITE, Ellen G. Primeiros Escritos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2005, pg. 118. (Ênfase acrescida).
[62] Romanos 16:16; I Coríntios 16:20; II Coríntios 13:12; I Tessalonicenses 5:26;  I Pedro 5:14; etc.
[63] WHITE, Ellen G. Primeiros Escritos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2005, pg. 15. (Ênfase acrescida).
[64] “Eis que Estou à porta e bato...” Apoc. 3:20.  “Se hoje ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações.” Heb. 3:7,8.
[65] WHITE, Ellen G. O Desejado de Todas a Nações. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2010, pg. 232. (Ênfase Acrescida).
[66] Este estudo é extra-oficial. Foi elaborado por Cristiano A. de Souza, com a colaboração de M. Farias.
[67] WHITE, Ellen G. Bible Commentary, Vol. 4, pg. 1151. (Ênfase Acrescida).